Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ICEBERGS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Água e Ciência Prof. Eloisa.
Advertisements

PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
15.4 – Princípios de Pascal e de Arquimedes
MECÂNICA DOS FLUIDOS Fluido= substância que flui (gás ou líquido)
HIDROSTÁTICA.
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES
Príncípios Físicos Efeitos FisiológicosEfeitos Terapêuticos Comportamento do Corpo na Água.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano Atlântico Oceano Índico Oceano Índico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Antártico Oceano.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 14. Hidrostática.
Europa é, por convenção, um dos seis continentes do mundo. Compreendendo a península ocidental da Eurásia, a Europa geralmente divide-se da Ásia a leste.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ELEVADOR.
Empuxo Ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela. Isto acontece devido a uma força vertical para cima exercida.
Forças Tipos de grandezas Dennis Cox/ Shutterstock.
PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA
Ciências da Natureza e suas
Atmosfera: o ar que nos rodeia
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Eletromagnetismo Propriedades dos ímãs Campo de indução magnética.
Mecânica dos Sólidos e Fluidos e Mecânica Aplicada
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – IEE MATÉRIA DE GEOGRAFIA
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Ciências da Natureza e suas
FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos
REVISÃO OBFEP. EMPUXO O empuxo também surge em gases, porém com menos intensidade do que nos líquidos. “ Todo o corpo mergulhado em um fluido recebe um.
MEIO NATURAL.
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Propriedades da água.
Ciências da Natureza e suas
Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Hidrostática:Teorema de Arquimedes Empuxo
Fatores de influência climática
Hidrografia GG.06- p.36.
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas EXPERIÊNCIA DE TYNDALL (regelo)
ESTRUTURA DA TERRA.
Professor: Guilherme Vieira
HIDROSFERA.
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
Hidrostática Prof. Luciano Mentz. Empuxo Pressão Peso do volume deslocado Força aplicada sobre uma área Problemas de Hidrostática Conceitos Envolvidos:
Massas de ar.
Ciências da Natureza e suas
A Dinâmica da Litosfera
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
Nomes: Justin, Jordan, Vinicius e Vitor Rodrigues Turma: 991
Orientação Conhecer o espaço onde se vive e saber que caminho tomar para chegar a determinado lugar constitui um aspecto de importância vital para os seres.
HIDROSTÁTICA MECÂNICA DO FLUIDOS.
A dilatação anômala da água
Hidrostática 13/11/2018.
HIDROSTÁTICA.
Capítulo 9 O relevo e suas formas
O homem chega à América A teoria mais famosa para a chegada do Homem à América é a da transposição do Estreito de Bering (entre Alaska e Rússia) durante.
Icebergs Assombrosos Rajados
Geologia: Estrutura e idade da Terra
A ÁGUA NO NOSSO PLANETA.
1.6 Forças, Fluídos e Rotações
Indução Eletromagnética
Capítulo 12 Águas Continentais O ciclo da água 1 – Evaporação
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
PROPRIEDADES DA ÁGUA.
Teorema de Arquimedes - Empuxo
Águas continentais Grupo: Larissa M., Larissa P., Camila, Mirelly, Mariany.
Empuxo Princípio de Arquimedes. Empuxo Casos possíveis 1 Se a Densidade do corpo(d c ) é maior que a Densidade do líquido(d L ), P > E 2 Se d c = d L,
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ICEBERGS

Os icebergs são imensos blocos de gelo que se desprendem das geleiras polares - que, por sua vez, foram formadas pelas neves da Era Glacial. São, portanto, de água doce e não devem ser confundidos com água do mar congelada. O nome vem do holandês ijsberg, literalmente "montanha de gelo". Estima-se que a formação dos atuais icebergs tenha começado há pelo menos anos, quando se acumulou a neve que lhes deu origem. Esse acúmulo monumental faz com que, nas camadas mais profundas, a neve se transforme em enormes lâminas de gelo, compactada pela pressão das camadas superiores.

Devido ao movimento de subida e descida das marés, grandes massas de gelo acabam se soltando da lâmina principal nas regiões costeiras, formando, assim, os icebergs, que saem flutuando a esmo pelo oceano. Os dois pontos principais de formação de icebergs são no Oceano Atlântico, na Antártida e na Groenlândia. Os que causam mais problemas são esses últimos. Embora sejam maiores, os da Antártida costumam derreter antes de atingir as principais rotas de navegação. Os icebergs podem ter milhões de toneladas e podem chegar a ter altura equivalente de um edifício de 20 andares acima da água. O maior iceberg já visto no Atlântico Norte, em 1957, atingia cerca de 180 metros só em sua parte fora d'água (que costuma equivaler a um nono da massa total desses blocos de gelo). Devido ao movimento de subida e descida das marés, grandes massas de gelo acabam se soltando da lâmina principal nas regiões costeiras, formando, assim, os icebergs, que saem flutuando a esmo pelo oceano. Os dois pontos principais de formação de icebergs são no Oceano Atlântico, na Antártida e na Groenlândia. Os que causam mais problemas são esses últimos. Embora sejam maiores, os da Antártida costumam derreter antes de atingir as principais rotas de navegação. Os icebergs podem ter milhões de toneladas e podem chegar a ter altura equivalente de um edifício de 20 andares acima da água. O maior iceberg já visto no Atlântico Norte, em 1957, atingia cerca de 180 metros só em sua parte fora d'água (que costuma equivaler a um nono da massa total desses blocos de gelo).

O Titanic Nenhum acidente no gelo é lembrado com mais emoção que o do transatlântico Titanic. Quando partiu do sul da Terra Nova em 14 de abril de 1912, o Titanic era considerado a prova de naufrágios. Sua tripulação, o capitão e os passageiros descobriram o quanto estavam enganados. Mais de homens, mulheres e crianças afundaram com o Titanic. Da comoção que se seguiu ao desastre surgiu uma reação aos icebergs. Desde então a guarda costeira americana passou a liderar os esforços vasculhando o norte do oceano Atlântico a procura de icebergs. A "patrulha no gelo" utiliza aviões munidos de radar, rastreamento por satélites e a própria observação humana para localizar e informar as embarcações sobre a existência de icebergs. O Titanic Nenhum acidente no gelo é lembrado com mais emoção que o do transatlântico Titanic. Quando partiu do sul da Terra Nova em 14 de abril de 1912, o Titanic era considerado a prova de naufrágios. Sua tripulação, o capitão e os passageiros descobriram o quanto estavam enganados. Mais de homens, mulheres e crianças afundaram com o Titanic. Da comoção que se seguiu ao desastre surgiu uma reação aos icebergs. Desde então a guarda costeira americana passou a liderar os esforços vasculhando o norte do oceano Atlântico a procura de icebergs. A "patrulha no gelo" utiliza aviões munidos de radar, rastreamento por satélites e a própria observação humana para localizar e informar as embarcações sobre a existência de icebergs.

Por que o gelo boia na água? A água, ao solidificar-se, aumenta de volume. Isso torna o gelo menos denso do que a água líquida. E, sempre que colocarmos em um líquido um corpo menos denso que esse líquido ele irá boiar. É o que acontece, por exemplo, quando colocamos um pedaço de isopor, ou de madeira, dentro da água. O valor da força que o corpo sofre debaixo para cima, é dada pelo Princípio de Arquimedes: "Todo corpo imerso em um líquido, sofre uma força debaixo para cima (denominada empuxo), igual ao peso do líquido deslocado." Por que o gelo boia na água? A água, ao solidificar-se, aumenta de volume. Isso torna o gelo menos denso do que a água líquida. E, sempre que colocarmos em um líquido um corpo menos denso que esse líquido ele irá boiar. É o que acontece, por exemplo, quando colocamos um pedaço de isopor, ou de madeira, dentro da água. O valor da força que o corpo sofre debaixo para cima, é dada pelo Princípio de Arquimedes: "Todo corpo imerso em um líquido, sofre uma força debaixo para cima (denominada empuxo), igual ao peso do líquido deslocado."