A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além."— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além de propriedades da água

2 MASSA E VOLUME MASSA- A água é exemplo de matéria e massa é uma propriedade da matéria e é definida como a quantidade de matéria que um corpo possui. VOLUME- O volume também é propriedade da matéria e graças a ele podemos conhecer o espaço que um corpo ou objeto ocupa.

3 DENSIDADE As amostras de algodão e de chumbo apresentam massa de 1kg cada uma. Apesar de terem a mesma massa, percebemos que seu volume é bem diferente. 1Kg de algodão ocupa mais espaço do que 1Kg de chumbo, ou seja, um quilograma de algodão tem maior volume que um quilograma de chumbo. A grandeza que relaciona a massa de um corpo com seu volume é a densidade. Assim, para corpos de mesma massa, aquele que possuir maior volume terá menor densidade. Nesse caso, o chumbo tem maior densidade que o algodão.

4 EMPUXO Quando um corpo sólido é colocado na água, desde que não se dissolva nela, irá afundar se for mais denso que a água ou flutuar se for menos denso que ela. Ao entrar na água do mar ou da piscina sentimos nosso corpo mais leve. Isso acontece porque sobre nossos corpos está agindo o empuxo, uma força que atua de baixo para cima. É como se água estivesse nos empurrando sempre para cima, facilitando, por exemplo, a suspensão de uma pessoa dentro dela.

5 EMPUXO Os navios são construídos com várias toneladas de aço, madeira, vidros e metais e o peso de todo esse conjunto não é suficiente para vencer o empuxo. Por quê? O formato do navio contribui para a flutuação porque provoca um grande deslocamento de água. Além disso, ele é cheio de compartimentos e seus compartimentos possuem uma enorme quantidade de ar. O mesmo acontece com os submarinos, eles possuem grandes reservatórios de água, que podem ser preenchidos com água quando querem submergir ou retirada a água quando querem voltar à superfície..

6 SOLVÊNCIA DA ÁGUA A água dissolve muitas substâncias, por isso é chamada de solvente universal. Ela pode dissolver sólidos( como o açúcar), líquidos ( como o álcool) e gases( como o oxigênio). Toda substância dissolvida em uma solução chama-se soluto. Ex. Sal ( soluto) misturado à água ( solvente) forma uma SOLUÇÃO. Essa mistura é chamada de mistura homogênea. Porém, há substâncias que não se dissolvem ou dissolvem pouco na água. EX. óleo, areia. Nesse caso, temos misturas heterogêneas.

7 SOLUBILIDADE DOS SOLUTOS
A facilidade que um soluto tem de dissolver na água é chamada de solubilidade. A temperatura influencia nessa solubilidade, ou seja, na dissolução das substâncias. Com os gases a solubilidade diminui com o aumento da temperatura. Assim, quanto mais quente for a água, menos gases podem ser dissolvidos nela. Ex. Refrigerante quente quando abrimos, há a saída de uma maior quantidade de gases, pois eles não estão totalmente dissolvidos no solvente. Já com os sólidos ocorre o inverso, em geral, a solubilidade aumenta ao elevarmos a temperatura. Ex. no preparo do café, a água quente facilita a dissolução dos solutos presentes no pó.

8 TENSÃO SUPERFICIAL Você sabe por que um inseto consegue “pousar” sobre a superfície da água parada? Essa característica da água no estado líquido é a tensão que ela representa em sua superfície. Isso acontece porque as moléculas da água se atraem, mantendo-se coesas ( juntas), como se formassem uma finíssima membrana, permitindo que insetos caminhem sobre a superfície. A tensão A tensão superficial também é responsável pelo formato arredondado das gotículas de água que saem das torneiras.

9 PRESSÃO A pressão é uma força que comprime, exercida sobre uma superfície. A água, em contato com uma superfície, exerce pressão sobre ela. Os corpos mergulhados na água recebem pressão de todos os lado. Quanto maior a coluna de água sobre o corpo, maior será a pressão exercida sobre ele. Mergulhadores, outros animais e submarinos só podem mergulhar até certa profundidade para não serem esmagados pela pressão que a água exerce sobre eles.

10 VASOS COMUNICANTES Quando dois ou mais recipientes, quando unidos pela base, são chamados de vasos comunicantes. Quando colocamos algum líquido em um deles, esse líquido flui para os demais recipientes, até que todos atinjam o mesmo nível. Conhecemos esse fato como princípio dos vasos comunicantes. Nas cidades, a caixa d’água forma um sistema de vasos comunicantes com as caixas-d’água de nossas casas. A união entre elas ocorre por meio de canos, em geral, enterrados nas ruas e paredes de casas.


Carregar ppt "PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google