A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nome;ADRIANA DA COSTA n;01 O QUE É SOLUÇÃO SOLUTO SOLVENTE SOLUÇÃO GASOSA SOLUÇÃO SÓLIDA SOLUBILIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nome;ADRIANA DA COSTA n;01 O QUE É SOLUÇÃO SOLUTO SOLVENTE SOLUÇÃO GASOSA SOLUÇÃO SÓLIDA SOLUBILIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 Nome;ADRIANA DA COSTA n;01 O QUE É SOLUÇÃO SOLUTO SOLVENTE SOLUÇÃO GASOSA SOLUÇÃO SÓLIDA SOLUBILIDADE

2 Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho nu e ao microscópio), por ser impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos

3 Chama-se soluto ou disperso à substância que pode ser dissolvida. O mais habitual é que se trate de um sólido contido numa solução líquida (sem que se forme uma segunda fase).sólido A solubilidade de um composto químico depende em grande parte da sua polaridade. Em geral, os compostos iônicos e compostos moleculares polares são solúveis em solventes polares como a água e o etanol. Os compostos moleculares apolares dissolvem em solventes apolares como o hexano, o éter ou o tetracloreto de carbono.solubilidadecomposto químicocompostos iônicos compostos molecularespolaressolventeságuaetanolhexano étertetracloreto de carbono A Partir do Soluto, é possível saber qual o nível de Saturação da Substância (Solvente). O Soluto adicionado ao solvente se torna uma Solução.

4 Se denomina solvente, dissolvente ou dispersante aquela substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio. Normalmente o dissolvente estabelece o estado físico da dissolução. Por isso, se diz que o dissolvente é o componente de uma dissolução que está no mesmo estado físico que a dissolução. Numa dissolução de água e sal de cozinha, a água é o solvente porque dispersa no seu meio o sal. dissoluçãoáguasal de cozinha A água é um solvente inorgânico, polar, chamado frequentemente de "solvente universal" pois é usado para dissolver muitas substâncias. Respeita-se a regra de polaridade das moléculas, onde solvente polar dissolve molécula polar, e solvente apolar dissolve molécula apolar. Quando uma certa substância (orgânica por exemplo) possui dois grupos distintos que diferem nas caracteristicas de polaridade, observa-se qual prevalece, e o solvente será semelhante à esse. Mas a interação entre o solvente e o soluto (ou disperso) está relacionada à diferença (ou ausência) de disputa entre as partes polares e apolares. Muitos solventes utilizados na indústria são substâncias altamente voláteis, isto é, que se evapora facilmente, daí é que pode ser inalada (introduzida no organismo através da aspiração, pelo nariz ou boca). Outra característica é serem inflamáveis, isto é, pegam fogo facilmente.indústriavoláteisevapora

5 S olubilidade ou coeficiente de solubilidade (CS) é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se num líquido. Pode-se expressar em mols por litro, em gramas por litro, ou em porcentagem de soluto/solvente. Também é possível estender o conceito de solubilidade para solventes sólidos. substâncialíquidomolslitrogramassolutosolventesólidos Na solubilidade, o caráter polar ou apolar da substância influi muito, já que, devido a polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis.polar ou apolar Os compostos com mais de um grupo funcional apresentam grande polaridade, por isso não são solúveis em éter etílico, por exemplo, que apresenta baixíssima polaridade. Portanto, para que uma substância seja solúvel em éter etílico deve apresentar pouca polaridade. Os compostos com menor polaridade são os que apresentam menor reatividade como, por exemplo, as parafinas, compostos núcleos aromáticos e os derivados halogenados.grupo funcionaléterreatividadeparafinas núcleos aromáticosderivados halogenados O termo solubilidade é utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo (dissolução) como para expressar quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão do sistema. É a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia.dissoluçãoconcentraçãosoluçõessolutosolventetemperaturapressãoentropia O processo de interação entre as moléculas do solvente e as partículas do soluto para formar agregados é denominado solvatação e, se o solvente for a água, hidratação.moléculassolvatação águahidratação

6 Se denomina solvente, dissolvente ou dispersante aquela substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio. Normalmente o dissolvente estabelece o estado físico da dissolução. Por isso, se diz que o dissolvente é o componente de uma dissolução que está no mesmo estado físico que a dissolução. Numa dissolução de água e sal de cozinha, a água é o solvente porque dispersa no seu meio o sal.dissoluçãoáguasal de cozinha A água é um solvente inorgânico, polar, chamado frequentemente de "solvente universal" pois é usado para dissolver muitas substâncias. Respeita-se a regra de polaridade das moléculas, onde solvente polar dissolve molécula polar, e solvente apolar dissolve molécula apolar. Quando uma certa substância (orgânica por exemplo) possui dois grupos distintos que diferem nas caracteristicas de polaridade, observa-se qual prevalece, e o solvente será semelhante à esse. Mas a interação entre o solvente e o soluto (ou disperso) está relacionada à diferença (ou ausência) de disputa entre as partes polares e apolares.

7 Mistura de dois ou mais gases. O exemplo mais comum é mistura de oxigênio com gases combustíveis. Sozinhos não funcionam, mas juntos, mais uma fonte de energia para iniciar a reação, produzem calor. A mistura de gás natural ou GLP nos são muito familiares. Vale lembrar que esses gases em si já são soluções gasosas, já que são compostos entre outros de metano, propano, etano, butano, entre outros. Em processos de soldagem industriais, utilizam-se outros gases combinados com o oxigênio, como o acetileno, para obter temperaturas mais altas e menos resíduos (fuligem) na solda.

8 Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Esta capacidade, no que diz respeito a dissolução de um sólido em um líquido é limitada, ou seja, existe um máximo de soluto que podemos dissolver em certa quantidade de um solvente. Isto é solubilidade. A temperatura interfere na capacidade de dissolução de um solvente com relação a um certo soluto, desta forma a cada temperatura teremos um determinado valor para a solubilidade. Tipos de soluções em relação à capacidade de solubilidade 1. Insaturada = é a solução que contém quantidade de soluto inferior à capacidade máxima de dissolução do solvente, sendo,portanto, capaz de dissolver nova adição de solvente. 2. Saturada = é aquela que não é capaz de dissolver nova adição de soluto, na prática é reconhecida pela presença de corpo de fundo (resíduo sólido no fundo do recipiente) 3. Supersaturada = é uma solução instável, que contém dissolvida em quantidade de soluto superior à necessária para a saturação. m relação a quantidade de soluto, podemos classificar as soluções em diluídas e concentradas.


Carregar ppt "Nome;ADRIANA DA COSTA n;01 O QUE É SOLUÇÃO SOLUTO SOLVENTE SOLUÇÃO GASOSA SOLUÇÃO SÓLIDA SOLUBILIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google