Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física FUSÍVEIS E DISJUNTORES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Técnico Integrado em Informática Eletricidade Instrumental Leis de Kirchhoff Resistores e Código de Cores Prof. César Augusto.
Advertisements

1. LIGUE E DESLIGUE O INTERRUPTOR DE RESET DA FUNÇÃO DE COLHEITA
Circuitos elétricos Corrente elétrica - movimento orientado de portadores de carga elétrica por ação de forças elétricas. Os portadores de carga podem.
Ergonomia Nome : Rodrigo Satiro 1 Modulo Automacao.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ESCADA ROLANTE.
GERADOR ELÉTRICO Dispositivo que transforma uma certa forma de energia em energia elétrica.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TRENÓ.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR DE EXPLOSÃO.
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
1.2.3 Grandezas elétricas: resistência elétrica de um condutor
Normas regulamentadoras (NR-19 / NR-20)
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 95
Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Conceitos introdutórios
Ciências da Natureza e suas
Circuitos elétricos a (aula 1) INTRODUÇÃO A ELETRICIDADE
Prof. Marcos G Degenhardt
Física 3 CORRENTE E RESISTÊNCIA Fundamentos de Eletricidade
Energia e Tipos de energia
PLC – PowerLine Communications
ELETRICIDADE.
ELETRODINÂMICA.
1º ano, segundo semestre UC Exame Análise Matemática 2 45% Circuitos
RESUMO LEI DE OHM, RESISTORES, ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES, ENERGIA ELÉTRICA, GERADOR, RECEPTOR.
No mercado há mais de 9 anos, oferece soluções em instalação e manutenção de ar condicionado e climatizadores de ambientes. Trabalhamos em parceria com.
Circuito eletro-pneumático
Transformadores Prof. Luis S. B. Marques.
SEL 0312 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS II Aula 5
SEL 0312 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS II Aula 10 – Proteção e Coordenação
Medida da resistência do circuito de terra
CLUBE DE CIÊNCIAS – Aulão preparatório para a prova do iFF
Ciências da Natureza e suas
AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Medidores de Temperatura
Circuitos Elétricos Prof. Ademir Amaral.
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA
Corrente elétrica e diferença de potencial
Ciências da Natureza e suas tecnologias - FÍSICA
Energia Potencial Elétrica Potencial Elétrico
Esquemas de ligação à terra
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
Professor Caio Gomes – Aula 2
Resistência elétrica 10º ano.
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC
Redes - Cabeamento Marcelo Laffranchi.
Princípios de Controle
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Física III Eletrostática
Riscos do uso da eletricidade
Aparelhos de medição elétrica
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Gerador Elétrico. Gerador Elétrico Lei de Lenz O sentido da corrente induzida é tal que o campo que ela produz se opõem à variação do fluxo magnético.
Mestrado Profissional em Física Médica
Condutor em equilíbrio eletrostático
Energia mecânica 10º ano.
MATERIAIS SEMICONDUTORES
Corrente elétrica e diferença de potencial
Energia mecânica Miguel Neta, fevereiro de 2019.
ELEMENTOS DE MÁQUINAS II e SISTEMAS MECÂNICOS II
Lei de Coulomb (Força Elétrica)
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Sistemas de detecção e alarme de incêndio
Processos de eletrização
Primeira Lei de Ohm em Operação
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física FUSÍVEIS E DISJUNTORES

Os fusíveis e disjuntores são dispositivos que protegem os circuitos elétricos contra danos causados por sobrecargas de corrente, que podem provocar até incêndios, explosões e eletrocutamentos. Os fusíveis são aplicados geralmente nos circuitos domésticos e na indústria leve, enquanto que os disjuntores são projetados principalmente para atender as necessidades da industria pesada.

O funcionamento do fusível baseia-se no princípio segundo o qual uma corrente que passa por um condutor gera calor proporcional ao quadrado de sua intensidade. Quando a corrente atinge a intensidade máxima tolerável, o calor gerado não se dissipa com rapidez suficiente, derretendo um componente e interrompendo o circuito.O tipo mais simples é composto basicamente de um recipiente tipo soquete, em geral de porcelana, cujos terminais são ligados por um fio curto, que se derrete quando a corrente que passa por ele atinge determinada intensidade.

O chumbo e os estanho são dois metais utilizados para esse fim. O chumbo se funde a 327º C e o estanho, a 232º C. Se a corrente for maior do que aquela que vem especificada no fusível: 10A, 20A, 30A, etc, o seu filamento se funde (derrete). Quanto maior for a corrente especificada pelo fabricante, maior a espessura do filamento. Assim, se a espessura do filamento do fusível suporta no máximo uma corrente de 10A e por um motivo qualquer a corrente exceder esse valor, a temperatura atingida pelo filamento será suficiente para derrete-lo, e desta forma a corrente é interrompida. Os fusíveis se encontram normalmente em dois lugares nas instalações elétricas de uma residência: no quadro de distribuição e junto do relógio medidor. Alem disso eles estão presentes no circuito elétrico dos aparelhos eletrônicos, no circuito elétrico do carro, etc. O chumbo e os estanho são dois metais utilizados para esse fim. O chumbo se funde a 327º C e o estanho, a 232º C. Se a corrente for maior do que aquela que vem especificada no fusível: 10A, 20A, 30A, etc, o seu filamento se funde (derrete). Quanto maior for a corrente especificada pelo fabricante, maior a espessura do filamento. Assim, se a espessura do filamento do fusível suporta no máximo uma corrente de 10A e por um motivo qualquer a corrente exceder esse valor, a temperatura atingida pelo filamento será suficiente para derrete-lo, e desta forma a corrente é interrompida. Os fusíveis se encontram normalmente em dois lugares nas instalações elétricas de uma residência: no quadro de distribuição e junto do relógio medidor. Alem disso eles estão presentes no circuito elétrico dos aparelhos eletrônicos, no circuito elétrico do carro, etc.

O fusível de cartucho, manufaturado e lacrado em fábrica, consiste de um corpo oco não condutivo, de vidro ou plástico, cujo elemento condutor está ligado interiormente a duas cápsulas de metal, os terminais, localizados nas extremidades. Disjuntores Modernamente, nos circuitos elétricos de residências, edifícios e indústrias, em vez de fusíveis, utilizam-se dispositivos baseados no efeito magnético da corrente denominados disjuntores. Em essência, o disjuntor é uma chave magnética que se desliga automaticamente quando a intensidade da corrente supera certo valor. Tem sobre o fusível a vantagem de não precisar ser trocado. Uma vez resolvido o problema que provocou o desligamento, basta religá-lo para que a circulação da corrente se restabeleça. Disjuntores Modernamente, nos circuitos elétricos de residências, edifícios e indústrias, em vez de fusíveis, utilizam-se dispositivos baseados no efeito magnético da corrente denominados disjuntores. Em essência, o disjuntor é uma chave magnética que se desliga automaticamente quando a intensidade da corrente supera certo valor. Tem sobre o fusível a vantagem de não precisar ser trocado. Uma vez resolvido o problema que provocou o desligamento, basta religá-lo para que a circulação da corrente se restabeleça.