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Transcrição da apresentação:

No domingo passado, reflectimos sobre a necessidade da Oração perseverante: um apelo muito actual para o homem moderno, ocupado e preocupado com tantas coisas, que quase não sobra tempo para si mesmo. Mas não basta rezar, é preciso rezar bem... - E qual é o espírito que deve animar a nossa oração para que seja agradável a Deus e proveitosa para nós? As leituras de hoje dão-nos uma resposta.

Na 1.ª Leitura, Deus afirma que escuta as súplicas dos HUMILDES: "A oração do humilde penetra as nuvens..." (Eclo 35,15a a) - A nossa oração só tem valor e é acolhida por Deus, quando parte de um coração pobre, humilde e justo e é solidária com todos os oprimidos e empobrecidos.

Na 2.ª Leitura, Paulo, velho, preso, condenado à morte, medita e reza sobre a sua VIDA: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé..." (1Tm 4, ) * É o testamento de alguém que está com a consciência do dever cumprido e aguarda com humildade e confiança a recompensa de Deus.

No Evangelho, Jesus mostra a ORAÇÃO HUMILDE de um pecador, que se apresenta diante de Deus de mãos vazias, mas disposto a acolher o Dom de Deus. (Lc 18,9-14) - Os destinatários da Parábola são: "alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros". - Os dois rezam no Templo: um espera a recompensa e o outro a misericórdia...

+ O FARISEU: na frente, "de pé", reza satisfeito pelo que é: - A sua oração é longa: é uma arrogante exaltação de si. Agradece a Deus por não ser como os demais... - É auto-suficiente: não precisa de Deus e despreza os irmãos. A sua Salvação não é dom de Deus, mas conquista das suas "boas obras". O modo de rezar dos dois é bem diferente: O Fariseu pelo caminho do orgulho, o Publicano pelo caminho da humildade.

O PUBLICANO: no fundo... de cabeça baixa... batendo no peito... Reconhece com humildade a soberania de Deus e a própria pequenez. Ele precisa de Deus e aceita a salvação que Deus lhe oferece. - A sua oração é breve: "Meu Deus, tem piedade de mim, que sou um pecador" O fariseu era "bom praticante" e o publicano praticava injustiças. No entanto, quem se comportava bem foi condenado e o pecador voltou "justificado". ‘

O fariseu ofereceu as suas obras, o publicano a sua miséria e os seus pecados... - E Jesus conclui: "Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". A Parábola fala-nos de DOIS TIPOS de Pessoas: + O Fariseu é modelo do homem "justo", cumpridor de todas as leis, que leva uma vida impecável. Ninguém o pode acusar de acções contra Deus, nem contra os irmãos. Está contente por não ser como os outros.

Vai à missa todos os domingos... Entrega o Contributo Paroquial... Confessa-se de vez em quando... Mas na confissão "não tem pecados". Só tem boas obras a declarar... Na Oração, ao invés de louvar a Deus, louva-se a si mesmo... Umas práticas religiosas bem observadas dão-lhe a segurança da salvação. * CRISTO quer uma religião em espírito e verdade, com Amor. E ele a reduz a umas obrigações, para estar em dia com Deus...

+ O Publicano é modelo do homem humilde, que se reconhece pecador. Sente necessidade de Deus, confia nele e oferece-lhe o seu pobre coração abatido. Aceita com humildade os meios da Confissão, da Missa e da Comunhão. Não se considera melhor do que os outros... Nem os julga...

PUBLICANOS são todos aqueles que tomam consciência dos seus erros e pedem perdão. - Quais os sentimentos que animam o nosso coração na Oração? + Os novos Fariseus... O FARISAÍSMO é uma atitude religiosa que nos impede de ver-nos como somos e deturpa a nossa relação com Deus e com os irmãos. Ninguém está isento da contaminação dessa perene soberba humana.

No DIA MUNDIAL DAS MISSÕES, o papa lembra-nos que... "é uma ocasião para renovar o compromisso de anunciar o Evangelho e conferir às actividades pastorais uma ampla conotação missionária... 'Queremos ver Jesus' é um apelo actual... Os homens do nosso tempo pedem aos fiéis que não apenas "falem" de Jesus, mas que O "apresentem", fazendo resplandecer o seu rosto, em todos os cantos da terra...

A Eucaristia é fonte e ápice não só da vida da Igreja, mas também da sua Missão. Uma Igreja autenticamente eucarística é uma igreja missionária: 'O que vimos e ouvimos, nós agora vo-lo anunciamos, para que estejais em comunhão connosco' (1Jo 1,3)... O impulso missionário sempre foi sinal de vitalidade para as nossas Igrejas e a sua cooperação é testemunho singular de unidade, fraternidade e solidariedade, que torna críveis os anunciadores do Amor que salva". Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima