Tipos de Barragens. Barragens Vítor Viana Mat

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barragens de contraforte
Advertisements

Barragem de Terra Tipos de barragens de terra Adequabilidade do Local
Aspectos Econômicos dos Recursos Hídricos. Um projeto de aproveitamento hídrico envolve muitas opções diante de alternativas fisicamente viáveis.
Modelos de estrutura interna da Terra
REPRESENTAÇÃO DE PILAREs DE concreto armado
Universidade Federal do Rio Grande do Norte ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ Unidade Especializada em Ciências Agrárias Construções Rurais As cercas M.Sc. Engº.
UNIDADE III PILARES.
Bacias Hidrográficas Geologia 11.º Ano A Água na Escola Portuguesa.
BARRAGENS Prof. Rodrigo Raposo, DSc 1° sem BARRAGENS Finalidades das barragens Tipos de barragens Elementos de uma barragem Elementos de projeto.
1.ª Lei da Termodinâmica Adaptado da Porto Editora por Marília Peres.
APRESENTAÇÃO A SITUAÇÃO DO AÇUDE CASTANHÃO NO ESTADO DO CEARÁ
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Hidráulica Geral (ESA024A)
Usina Hidrelétrica de Belo Monte
Hidráulica Geral (ESA024A) Aula 04 – Escoamento Uniforme Prof. Homero Soares Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Materiais de Construção I Agregados
REDES DE FLUXO NOS SOLOS 2 parte
R E S I S T Ê N C I A D E T E R R A Quadro de distribuição
Estudando para o Enem de forma invertida
4. Estrutura interna da Terra
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Prof. Alisson Ferreira.
Ciências da Natureza e suas
Nascentes Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou de cursos d’água.
Site: Unidade 4 Capítulo 18 Dilatação Térmica Site:
Sistemas estruturais de forma ativa
Ciências da Natureza e suas
IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE
SERVIÇOS PRELIMINARES
1.3.6 Convecção térmica.
Ressalto hidráulico e dissipação de energia
Geração de Energia Hidrelétrica
REPRESENTAÇÃO DE FUNDAÇÕES DE concreto armado
Correção das atividades
Modelos de estrutura interna da Terra
Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello.
HIDROSFERA.
PRODUTO FINAL Grupo 4 Andréia Claudio Mandacaru Fabio Biondi
BARRAGENS DE TERRA Prof. Esp. Everton Narciso de Oliveira Goiânia, 2017.
Aula 12 Exercícios de Ciclonagem. Diâmetro do Hidrociclone Define a capacidade e o diâmetro de corte dos hidrociclones. Aumentando o diâmetro, aumentam.
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
Declividade das vias e do sítio
Ciências da Natureza e suas
Áreas e volumes Áreas e volumes-6ºano matemática.
COMPACTAÇÃO DE SOLOS INTRODUÇÃO Compactação: procedimentos visando aumentar a compacidade de um solo pela redução de vazios através de esforços externos.
Laboratório de Materiais de Construção I TL2: Blocos de Concreto
FUNDAÇÕES Prof.º Talles Mello.
Equipe: Daniela Guilherme Marcos Mario Michelle RADIER UNICAP Professora: Karla Leite.
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Modelos de estrutura interna da Terra
ROCHAS E MINERAIS.
ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA. CIÊNCIAS DO SOLO.
Trabalhos marcantes sobre o comportamento dos solos já foram desenvolvidos em séculos passados, como os clássicos de Coulomb, 1773, Rankine, 1856 e Darcy,
Limites de Consistência dos Solos Profª Teresa Raquel Lima Farias INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
COMPACTAÇÃO DO SOLO NOMES: ADRIANO, ALEXANDRE, BRUNO, GUILHERME.
PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AÇUDE NO RIO PÚNGUÈ COMO FORMA DE MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DE CHEIAS E MINIMIZAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUAS NO DISTRITO DE DONDO.
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
Energias alternativas
Enchentes e Deslizamentos de Terra
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Processo construtivo de barragem de betão
FORÇAS HIDRÁULICAS EM USINAS HIDRELÉTRICAS
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
ESTABILIDADE DE TALUDES
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO EM CONCRETO NÃO ESTRUTURAL Tiago Aparecido de Oliveira, Ródney Silvério Costa Junior, Rafael Marçal.
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
1 Usinas Hidrelétricas. 2 As Usinas Hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios em energia.
PARAFUSOS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
Materiais de Construção I Agregados PROFESSOR MARINALDO JUNIOR 1.
Fonte: Pet Engenharia Civil UFJF, 2014 Infiltração por capilaridade ou percolação ocorre quando a umidade do solo sobe para a superfície (umidade ascensional),
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

Tipos de Barragens

Barragens Vítor Viana Mat

Histórico A maior parte dos rios no mundo não têm caudal suficiente para satisfazer as demandas de água, especialmente durante as estiagens. Desde tempos remotos que houve necessidade de armazenar as águas das chuvas de modo a poder utilizá-las durante a época seca. As barragens não fazem mais do que fazer uma transferência de água no tempo em oposição às adutoras que fazem transferência de água no espaço. Na Índia as barragens contam-se por milhares. Quando os ingleses ocuparam a India encontraram, só no estado de Madrasta, milhares de barragens de pequeno porte, todas destinadas à irrigação. Uma delas, em Ponniary, inundava ha. A maior em geração de energia, é Itaipu (Brasil) com MW.

Classificação As barragens podem classificar-se segundo o seu uso, arquitetura e materiais.  Quanto ao uso: a) - Barragens de derivação - constituídas em rios perenes. destinam-se a desviar a água para canais ou adutoras.

Classificação As barragens podem classificar-se segundo o seu uso, arquitetura e materiais.  Quanto ao uso: b) - Barragens de armazenamento - destinam-se a armazenar as águas excedentes, provenientes de chuvas, que serão utilizadas posteriormente. Uma barragem deste tipo pereniza um rio intermitente.

Classificação As barragens podem classificar-se segundo o seu uso, arquitetura e materiais.  Quanto ao uso: c) - Barragens de atenuação de cheias - destinam-se a reter provisoriamente grandes volumes de água que iriam inundar terras e propriedades a jusante. Estes volumes retidos são aproveitados, posteriormente, em geração de energia e irrigação.

Classificação As barragens podem classificar-se segundo o seu uso, arquitetura e materiais.  Quanto ao uso: d) – Barragens para contenção de rejeitos - Situadas em zonas de mineração recebem os rejeitos sólidos e líquidos das minas e evitam a contaminação dos rios a jusante.

Classificação  Quanto a arquitetura: Geralmente a arquitetura da barragem está relacionada com o tipo de vale e de fundação e consequentemente do material empregue na construção e ainda podem ser rígidas (concreto, alvenaria de pedra, madeira ou aço) ou não rígidas (terra, enrocamento, gabião). a) - Barragens rígidas - São feitas de concreto ou de alvenaria de pedra e podem ser de gravidade (peso), arco ou abóbada, contrafortes. a.1) - Barragens do tipo gravidade Estabilidade devido ao peso e largura da base, adequados a resistência da fundação.

Classificação  Quanto a arquitetura: a.2) - Barragens em arco A forma em curva faz com que as pressões sejam transferidas para as ombreiras. O vale deve ser estreito e regular com relação (comprimento da crista/altura máx) da ordem de 5 (cinco)

Classificação  Quanto a arquitetura: a.3) - Barragens de contrafortes: Exemplo maior á a barragem principal de Itaipú.

Classificação  Quanto a arquitetura: b) - Barragens não rígidas – São feitas de terra ou enrocamento. b.1) - Barragens de terra São construídas com solos de granulometria fina e grossa e permeabilidade baixa.

Classificação  Quanto a arquitetura: b) - Barragens não rígidas – São feitas de terra ou enrocamento. b.2) - Barragens de enrrocamento São construídas com aterro construído com fragmentos de rocha e cascalho, compactado em camadas com rolos vibratórios.

Classificação  Quanto aos materiais utilizados: As barragens são separadas em três tipos principais pela escolha de material usado para sua construção: a)- Barragens de concreto;

Classificação  Quanto aos materiais utilizados: As barragens são separadas em três tipos principais pela escolha de material usado para sua construção: b) - Barragens de terra;

Classificação  Quanto aos materiais utilizados: As barragens são separadas em três tipos principais pela escolha de material usado para sua construção: c) - Barragens de enrrocamento.