A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Declividade das vias e do sítio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Declividade das vias e do sítio"— Transcrição da apresentação:

1 Declividade das vias e do sítio
Prof. Dr. João Batista Tavares Júnior INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Campus Inconfidentes Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

2 Declividade das vias para veículos

3 Declividade das vias para veículos
O perfil longitudinal de uma via deve procurar acompanhar, a topografia local. O movimento de terra é um dos itens mais caros das pavimentações. Deve-se pensar que quando houver um certo volume de terra a ser trabalhado, além de cara a via ficará desnivelada em relação às residências construídas nos lotes laterais.

4 Declividade das vias para veículos
Toda via urbana deve permitir o escoamento das águas da chuva de forma superficial, ela deve possuir uma declividade que sempre deverá ficar acima dos mínimos recomendados conforme tabela a seguir.

5 Declividade das vias para veículos
Declividade longitudinais das vias que asseguram o escoamento das águas sem produzir erosão no pavimento.

6 Declividade das vias para veículos
Declividades exageradas produzem erosão. Declividades acima de 5% dificultam o tráfego de veículos. Declives acentuados só são admissíveis em vias secundárias. A próxima tabela informa as declividades máximas compatíveis com as características de cada via.

7 Declividade das vias para veículos
Declividade máximas recomendáveis para não dificultar o tráfego nas diferentes categorias de vias urbanas de veículos.

8 Declividade das vias para veículos
Nas mudanças da declividade do terreno e, consequentemente, nas vias de circulação, devem ser levadas em consideração a altura livre em relação ao solo e a visibilidade dos veículos, para evitar as seguintes situações:

9 Declividade das vias para veículos
Mudanças de declividade incompatíveis com o desenho dos veículos

10 Declividade das vias para veículos
Mudança de declividade impedindo a visibilidade dos motoristas.

11 Declividade das vias para veículos
Soluções – dividir as mudanças de declividade em partes.

12 Declividade das vias para pedestres

13 Declividade das vias para pedestres
Nas vias para pedestres, além de se considerarem as condições topográficas do terreno, deve-se também pensar que elas permitem um tráfego confortável e seguro, inclusive em dias de chuva. Para isso , são necessárias adequadas declividades transversais e longitudinais.

14 Declividade das vias para pedestres
A figura apresenta duas alternativas para as declividades transversais.

15 Declividade das vias para pedestres
As declividades longitudinais das valetas calculadas em função de um escoamento razoável das águas e conforme o seu tipo de acabamento, são:

16 Declividade das vias para pedestres
As declividades máximas das vias de pedestre, determinadas em função do esforço necessário para subi-las e do tipo de acabamento da via, são:

17 Declividade das vias para pedestres
Declividades em rampas para pedestres (%):

18 Declividade das vias para pedestres
Quando a declividade do terreno for maior que os valores indicados na tabela anterior, deverão ser usadas escadas. Se a declividade do terreno obrigar ao uso de escadas, a combinação dessas com rampa será uma solução mais econômica do que a de somente usá-la.

19 Declividade das vias para pedestres
A combinação de uma com a outra deve ser feita nas seguintes condições técncas: a) O número mínimo de degraus por lance de escada deve ser de três e o máximo não deve ultrapassar doze; b) Entre cada lance de escada e de rampa, deve ser interposta uma parte de circulação horizontal. c) quando a largura das escadas é maior que as normais, a velocidade de subida e descida dos usuários diminui.

20 Declividade das vias para pedestres
Em declividades pequenas de até 10% a solução mais lógica é a rampa, aceitável até com 20% de declividade como máximo absoluto. Declividades maiores que 20% será necessário recorrer a escadas, de acordo com as condições informadas na tabela a seguir.

21 Declividade das vias para pedestres

22 Declividade das vias para pedestres
Em declividades entre 20 e 40% a solução mais lógica é a mistura de rampas com escada ou de escada com patamares intercalados. As largura normais de rampas e escadas urbanas, e a necessidade de corrimão, são:

23 Declividade das vias para pedestres

24 Declividade nos cruzamentos e entroncamentos

25 Declividade nos cruzamentos e entroncamentos
Nos cruzamentos e entroncamentos em que o terreno tem forte declividade, estes devem ser muito baixos ou até mesmo nulos, conforme os casos. Os traçados de ruas exclusivamente feitas pelos eixos centrais das pistas podem levar a erros graves.

26 Declividade nos cruzamentos e entroncamentos

27 Declividade nos cruzamentos e entroncamentos
A forma correta de tratar as curvas de nível em cruzamentos de ruas em terrenos com forte declividade considera que nenhuma curva de nível fica dentro do entroncamento: ela foi deslocada para antes ou depois, cortando perpendicularmente as ruas convergentes.

28 Taludes laterais das vias

29 Taludes laterais das vias
Os cortes e aterros nas vias dão lugar a taludes que muitas vezes são indesejáveis, chegando a tronar lotes inutilizáveis.

30 Taludes laterais das vias
Neste caso, é necessário seguir algumas recomendações para executá-los mais adequadamente. Os taludes devem ter suas extremidades terminadas em curvas de concordância e declividades conforme a tabela a seguir.

31 Posicionamento dos lotes em terrenos de grande declividade

32 Posicionamento dos lotes em terrenos de grande declividade
Em terrenos com forte declividade, o posicionamento dos lotes em relação às ruas é fundamental para a economia da construção. A seguir são apresentadas duas formas de implantar ruas em relação à declividade do terreno.

33 Posicionamento dos lotes em terrenos de grande declividade

34 Posicionamento dos lotes em terrenos de grande declividade
O primeiro desenho (a) é incorreto, pois cria problemas de declividade, não só para as ruas, mas também para os lotes, que poderão ter duas declividades fortes, piorando a situação.

35 Posicionamento dos lotes em terrenos de grande declividade

36 Curva nas vias

37 Curva nas vias

38 Curva nas vias

39 Curva nas vias

40 Curva nas vias

41 Curva nas vias


Carregar ppt "Declividade das vias e do sítio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google