Ciências da Natureza e suas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MARÉS.
Advertisements

3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
Fases da Lua.
MARÉS Maré (ou inglês Tide) – Definição:
FORMA DA TERRA Até o século IV A.C terra considerada retangular circundada pelos mares Eratostenes século III A.C. introduziu a forma esférica para o.
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
Os astros. Os astros Astros O Universo é constituído pelo Espaço e tudo o que nele existe. Os astros são os corpos celestes que existem no Espaço.
Fenômeno das Marés R. Boczko IAG-USP.
1. O raio médio da órbita de Marte em torno do Sol é aproximadamente quatro vezes maior do que o raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol. Assim,
A Biosfera Começar O Termo ”Biosfera”. O termo biosfera designa o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats,ou seja, o meio que os rodeia.
FÍSICA 12. Dinâmica.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 13. Gravitação Universal.
As Marés Roberto Bockzo – IAG/USP Roberto Ortiz - EACH/USP.
Os movimentos da Terra Roberto Ortiz - EACH/USP. Movimento de Rotação da Terra Sol PN PS Sol O dia claro e a noite são resultados do movimento de rotação.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina GRAVITAÇÃO -A lei da Gravitação de Newton -Energia Potencial Gravitacional -As Leis de Kepler.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
Movimentos e fases da Lua. Fases da Lua NovaCheia Crescente Minguante Crescente Minguante Lunação ou Mês Sinódico 29, dias ~ 29 d 12 h 44 m 03 s.
A água, o ar, as rochas e o solo A distribuição da água e o seu ciclo Ciências da Natureza 5º Ano A Água na Escola Portuguesa.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física UMIDADE RELATIVA.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Refração.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ICEBERGS.
Professora: Alexsandra Ribeiro
Ciências da Natureza e suas
AULÃO 6º ANO CAPÍTULOS 1 e 2.
Hidrosfera Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. O termo hidrosfera.
Ciências da Natureza e suas
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
Ciências da Natureza e suas
A ESTRUTURA GEOLÓGICA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
Ciências da Natureza e suas
O planeta Terra Fases da lua e eclipses.
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Revisão: Momento Angular e Dinâmica de Rotações
Ciências da Natureza e suas
Física Questão do Enem Nome: Jerri Bourguignon Junior Ano: 2º M04 Professor: Xavier (Lucas)
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
– Laboratório de física da terra e do universo
Ciências da Natureza e suas
ESTRUTURA DA TERRA.
Fotos realizadas no Laboratório de Física-Ensino da UFPA, no qual são retratadas a queda de uma gota de água. (
Ondulatória 2º BIMESTRE.
Fatores e elementos climáticos
PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE
Ciências da Natureza e suas
O planeta Terra Movimentos da lua.
Sistema Solar Turmas 23 / 6º ano Professora: Marta Alves Torres.
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
Capítulo 9 O relevo e suas formas
UM MAREMOTO É UM SISMO CUJO EPICENTRO É LOCALIZADO NO OCEANO.
Movimentos da Terra.
Teoria sobre a formação da Lua
UNIVERSO SISTEMA SOLAR.
Felipe Liguori Sia Mariana Pereira Beltrão
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
A radiação solar A radiação solar (parte 4) A variabilidade da radiação solar em Portugal Continental e Insular ESB – Geografia 11ºano – Professor: Joaquim.
A Geomorfologia Litoral
A Geomorfologia Litoral
O que você deve saber sobre
Formação do Sistema Solar
MAR MORTO.
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
MAR MORTO.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física AS MARÉS

AS MARÉS As máres são o movimento periódico de elevação e declíneo das águas do mar devido às forças atração gravitacional do Lua e do Sol. A superfície da Terra é constituída de parte sólida que chamamos crosta terrestre e uma parte líquida, rios, mares, etc. A região do nosso planeta que está mais próxima da Lua e do Sol sofrerá uma força maior, com isso a água será "puxada" mais fortemente que a crosta, formando uma protuberância de água nessa região.

Para entender a formação das máres observe a figura acima que representa a Lua em seu movimento em torno da Terra. A água do mar, em A, está mais próxima da Lua, sendo, então, atraída por ela por uma força maior do que nos demais pontos. Por isso essa água sofre uma elevação neste ponto, dando origem a uma maré alta na posição A.

No ponto C, oposto, a força gravitacional da Lua sobre a água é menor do que nos outros pontos. Então, em C, por inércia, a água tende a se afastar da Terra, dando origem neste ponto também a uma maré alta. Nos pontos B e D o nível do mar é mais baixo à altura média, dando origem à maré baixa nesses pontos. A atração gravitacional do Sol provoca um efeito semelhante nas águas do mar, se sobrepondo ao efeito produzido pela Lua. Por isto, quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados, são observadas marés mais elevadas, pois nesta situação os efeitos se somam.

À medida que a Terra gira em torno de seu eixo, as marés alta e baixa se sucedem numa dada região. A amplitude das mares, isto é, a diferença de nível entre a preamar e a baixa-mar, varia muito de um lugar para outro. Uma das maiores marés do mundo é a que ocorre na baía do Monte Saint-Michel, na França, podendo chegar a 14 metros. No Brasil, as maiores marés acontecem no litoral do Maranhão. O fenômeno das marés ocorre em todas as superfícies de água da Terra, e não apenas nos oceanos. Embora menos evidente, as marés existem em rios e lagos.

O entendimento das marés permitiu compreender a razão pela qual a Lua volta sempre a mesma face para a Terra. Outrora o nosso satélite encontrava-se provavelmente no estado líquido. A rotação desta esfera líquida em torno da Terra era acompanhada por um muito forte atrito de marés que tinha por efeito reduzir gradualmente a velocidade da rotação da Lua. Finalmente, cessou essa rotação em relação à Terra, as mares desapareceram e a Lua escondeu-nos metade da sua superfície.