O aprendiz de investigador Apresentar os resultados de uma investigação. Trabalho em cartaz e em folheto ensino básico | 2.º e 3.º CEB Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca
sumário Trabalho em cartaz A forma do cartaz Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca sumário Trabalho em cartaz A forma do cartaz Trabalho em cartaz | orientações Trabalho em folheto A forma do folheto Trabalho em folheto | orientações
Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Trabalho em cartaz Permite, de forma concisa, apresentar um conjunto de informações através da palavra e da imagem. Deve atrair a atenção do observador e transmitir a mensagem de forma eficaz. Quando iniciamos a construção do cartaz já devemos ter toda a informação (textos e imagens) definida e organizada.
Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A forma do cartaz Dividir uma folha de rascunho (A4) em 3 partes na vertical e 3 na horizontal. Definir a orientação (vertical ou horizontal) e a distribuição da informação (texto e imagens) no espaço disponível. Texto Titulo Imagem Texto Titulo Imagem
Trabalho em cartaz | orientações Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Trabalho em cartaz | orientações Tema: um só assunto por cartaz Texto: frases curtas, diretas Letra: de leitura fácil; cor contrastante com o fundo do cartaz; usar um tamanho diferente para o título (maior) e texto ou legenda (menor). Fundo: escolher cor que faça realçar o que se quer apresentar. Imagens: sugestivas e de cores contrastantes (devem ser legendadas).
Trabalho em cartaz | orientações Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Trabalho em cartaz | orientações O cartaz deve chamar a atenção, despertar o interesse e ser de leitura rápida. Planifica o cartaz, elaborando um esboço com as zonas que queres trabalhar. As frases mais importantes devem ser destacadas.
Trabalho em cartaz | orientações Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Trabalho em cartaz | orientações O espaço ocupado pelo texto deve ser menor do que o espaço ocupado pela imagem. Os espaços vazios são importantes para fazer realçar o texto e/ou imagem.
Trabalho em cartaz | orientações Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Trabalho em cartaz | orientações Podes usar recursos digitais como o Tackk para elaborar cartazes online. No Tackk podes selecionar as cores, as texturas e introduzir textos. Podes ainda inserir imagens com os respetivos direitos de autor salvaguardados. Uma vez concluído o cartaz, podes divulga-lo nas redes sociais ou embebê-lo num blogue ou página web.
Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Trabalho em folheto É uma publicação indicada para fazer a divulgação de informações sobre um determinado tema. Quando se inicia a construção do folheto, já devemos ter a informação (textos e imagens) definida e organizada.
Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A forma do folheto Marcar numa folha de rascunho (A4) as partes em que queremos dividir o folheto. Definir a distribuição da informação: a informação mais importante deve aparecer na capa e nas páginas “interiores”.
Trabalho em folheto | orientações Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Trabalho em folheto | orientações Tema: um só assunto por folheto. Texto: frases curtas, diretas e reduzidas ao essencial. Letra: não muito grande e de leitura fácil, usando tamanhos diferentes para o título (maior) e texto ou legenda (menor). Figuras: sugestivas e de cores contrastantes (devem ser legendadas).
Trabalho em folheto| orientações Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Trabalho em folheto| orientações Planifica o folheto elaborando um esboço com a distribuição da informação que vais apresentar. Utiliza marcas e/ou numerações para tornar a leitura mais organizada e simples. Não distrair a leitura do conteúdo com muitas “animações”.
Trabalho em folheto| orientações Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Trabalho em folheto| orientações Com o programa Publisher, devemos escolher o modelo que queremos usar e definir as opções de esquemas possíveis.
Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Lista de referências: Biblioteca Escolar D. Martinho Castelo Branco. (2013). Como criar um folheto em publisher. Disponível em http://www.slideshare.net/biblioteca.edmcb/como-criar-um-folheto-em-publisher Escola EB 2,3/S de Valença. (s/d). Como fazer um cartaz. Disponível em http://biblioteca.muralhasdominho.com/be015.pdf Gomes, Cristiana (2012). Cartaz – como fazer. Disponível em http://www.slideshare.net/CristianaGomes/cartaz-como-fazer Ver ainda as apresentações no Aprendiz de Investigador: Apresentar o resultado de uma investigação. Trabalho em texto. Ensino básico Apresentar o resultado de uma investigação. Trabalho em texto: tabelas e figuras, capa, sumário e índice Apresentar o resultado de uma investigação. Fazer uma boa apresentação oral Apresentar os resultados de uma investigação. Trabalhos com som e imagem: PowerPoint, Prezi ou filme Apresentar os resultados de uma investigação. Publicar em suporte digital aprendizinvestigador.pt Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca
Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Ficha técnica Título: O aprendiz de investigador. Apresentar os resultados de uma investigação. Trabalho em cartaz e em folheto. Ensino básico |2.º e 3.º CEB. Autores: Graça Silva e Isabel Bernardo | Projeto Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Fotos: Graça Silva | José Plácido Edição: Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cantanhede, 2016 O aprendiz de investigador. Apresentar os resultados de uma investigação. Trabalho em cartaz e em folheto. Ensino básico. 2.º e 3.º CEB. by Graça Silva e Isabel Bernardo, Projeto Literacias na Escola: formar os parceiros da biblioteca is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional License. Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca