O aprendiz de investigador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Guia de Apoio à Criação de Bibliografia num Trabalho
Advertisements

Literacia da informação
Como citar e fazer referências bibliográficas
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 EPALF 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR UMA BIBLIOGRAFIA COM CORRECÇÃO.
Investigação em Sistemas de Informação - 1 A. Palma dos Reis Citações à Bibliografia (1/2) n 1 Autor: u “(Apelido, Ano)” ou u “Apelido (Ano)” n 2 Autores:
Seminário Investigação. Estilo Chicago 15th A Sistema nota de rodapé Este estilo permite utilizar dois tipos diferentes de referência: 1.Sistema nota.
Referências em Trabalhos Acadêmicos Manual para elaboração e normalização de Dissertações e Teses/Organizado por Elaine Baptista de Matos Paula et al.
Introdução às normas da APA. APA APA – American Psychological Association Em português: Associação Americana de Psicologia Organização que representa.
Referências Bibliográficas. Segundo a ABNT-NBR 6023:2003 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos,
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
EAE5876 – Economia da Alimentação e da Nutrição
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
(remover ou substituir) (remover ou substituir)
GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO ESCOLAR
ESCOLA TÉCNICA MODELO DE TRABALHO COMO FAZER
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O QUE É UM ARTIGO CIENTÍFICO?
XXIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFEI
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA SISTEMA DE CHAMADA/ CITAÇÕES
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
SOBRENOME, Nome do Autor 1, SOBRENOME, Nome do Autor 2
I WORKSHOP INTERDISCIPLINARIDADES, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Recursos de informação Na UAb
Metodologia Científica
do primeiro autor. O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1; SOBRENOME, Autor.
I Mostra de Iniciação científica Colégio Salesiano Sagrado Coração
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
NBR 14724/2011 Módulo 4: Estrutura do trabalho acadêmico.
CITAÇÕES/REFERÊNCIAS - ABNT (NBR e 6023/2002)
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DESCOMPLICANDO João Victor Lira Dourado.
O aprendiz de investigador
Olá!  Aula 2 Nesta aula vamos falar de um procedimento muito necessário para identificar os textos que lemos: a referenciação bibliográfica. A ABNT (Associação.
Como fazer uma citação
Projeto BAES na Universidade de Aveiro
FORMA GERAL DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARTIGOS CIENTÍFICOS APRESENTAÇÃO.
Referência, Bibliografia e Referências Bibliográficas
Nivelamento de Informática Microsoft Word Formatação Trabalhos ABNT
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Vocabulário controlado Vocabulário de assuntos Indexar Recuperar
[TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo se houver]
O pôster deve ter, obrigatoriamente, dimensão 90 x 120 cm, entretanto não precisa seguir este modelo. Título do Trabalho com letras grandes para ser lido.
Artigo científico Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Referências Bibliográficas.
Catálogo público on-line
ISBN - ISSN Como efetuar os pedidos de atribuição de ISBN e de ISSN para documentos produzidos no âmbito das atividades da Universidade Aberta.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
CAMPUS XVIII VIII SEMANA ACADÊMICA
PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA OU CIENTÍFICA
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
Formatação no Office Word 2016
RESULTADOS E ANÁLISE DOS RESULTADOS, VERDANA, FONTE 44
SISTEMA DE BIBLIOTECAS ARTIGOS TÉCNICOS E/OU CIENTÍFICOS
NBR A segunda edição da ABNT NBR 6023 foi publicada em 14 de novembro de A atual norma possui 68 páginas, 44 a mais do que a norma anterior,
Padronização de Citações e Referências (ABNT 10520:2002 e 6023:2018)
Transcrição da apresentação:

O aprendiz de investigador Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca O aprendiz de investigador Respeitar os direitos de autor Referências bibliográficas de livros, publicações periódicas e entrevistas ensino secundário

A norma APA (6.ª ed.) APA - American Psychological Association Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A norma APA (6.ª ed.) APA - American Psychological Association

sumário Respeitar os Direitos de Autor Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca sumário Respeitar os Direitos de Autor A lista das referências bibliográficas Formas de entrada nas referências bibliográficas Elementos, ordem dos elementos e pontuação Tipos de referências bibliográficas: Livros e partes de livros Artigos de publicações periódicas Entrevistas

Respeitar os Direitos de Autor Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Respeitar os Direitos de Autor Em qualquer tipo de trabalho escolar que realizamos devemos, sempre, identificar as obras e os autores em que nos baseámos para o fazer, pois só assim estaremos a respeitar os direitos dos criadores, os seus autores. Para o fazer existem várias normas. Nos agrupamentos de escolas do concelho de Cantanhede foi adotada a norma APA (6.ª edição) que é usada para fazer citações, transcrições e referências bibliográficas.

A lista das referências bibliográficas Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A lista das referências bibliográficas A informação sobre a autoria intelectual de outros, e usada por nós, constitui a Lista das referências bibliográficas (vulgarmente chamada Bibliografia). A norma APA é uma das normas utilizadas para realizar referências bibliográficas e aplica-se quer os documentos tenham sido editados em suporte impresso quer tenham sido editados e/ou consultados em suporte digital.

Formas de entrada nas referências bibliográficas Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Formas de entrada nas referências bibliográficas A entrada é o primeiro elemento da referência bibliográfica e vai permitir a sua ordenação. O autor é, habitualmente, o primeiro elemento de entrada. Quando o autor não for identificado, será o título o elemento ordenador.

Formas de entrada nas referências bibliográficas Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Formas de entrada nas referências bibliográficas Quando o autor é uma pessoa física, a entrada é determinada pelo apelido, seguido de vírgula e dos restantes nomes abreviados, indicando-se apenas as iniciais: No caso de a obra possuir mais do que um autor físico, os diferentes nomes são separados por vírgulas e o último por um “e” comercial & : Almeida, M. J. Silva, A. J. Almeida, M. J., Santos, A. & Silva, J. P.

Formas de entrada nas referências bibliográficas Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Formas de entrada nas referências bibliográficas Quando não é pessoa física, por exemplo, uma coletividade, instituição ou organismo o seu nome deve ser escrito por extenso: Instituição (entidade, organização) Autor eventual (congresso, conferência, seminário) Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras Portugal. Ministério da Educação Seminário Internacional sobre Bibliotecas Escolares

Formas de entrada nas referências bibliográficas Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Formas de entrada nas referências bibliográficas Quando o autor não está determinado, a entrada é feita pelo título (sempre escrito em itálico): Histórias para crianças

Elementos, ordem dos elementos e pontuação Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Elementos, ordem dos elementos e pontuação Autor Data de edição Título Local de edição Editor elementos básicos Autor(es). (ano da edição). Título: Complemento de título (n.º ed.). Local de edição: Editor.

Elementos, ordem dos elementos e pontuação Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Elementos, ordem dos elementos e pontuação Os títulos, escritos em itálico, são apenas grafados com maiúscula na primeira palavra, nas palavras a seguir a um ponto final e nos nomes próprios.  O local de edição é a designação da localidade na qual o editor possui a sua sede. O número de edição não se refere quando é a 1.ª edição. A ordem dos elementos, a pontuação e a utilização de maiúsculas e minúsculas obedecem a regras que vão assumindo formas diferenciadas consoante o tipo e o suporte do documento.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Livros e partes de livros Com 1 autor: Com 2 a 6 autores: Com 7 ou mais autores: Nestes casos, são referidos até ao 6.º autor, seguido da abreviatura da expressão latina et alii. [et al.] que significa “e outros”. Baxter, C. (1997). Raças caninas (3.ª ed.). Lisboa: Caminho. Elkington, J., & Hailes, J. (1992). Guia do jovem consumidor ecológico. Lisboa: Gradiva. Nobre, A., Ferreira, F., Oliveira, F., Santos, R., Castro, M., Mendes, T. et al. (1984). Biologia funcional (2.ª ed.). Coimbra: Almedina.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Livros e partes de livros Livro traduzido e que seja relevante referir o tradutor: Livro sem autor determinado: Jacob, F. (1997). O ratinho, a mosca e o homem (M. S. Correia, trad.). Lisboa: Gradiva. Let’s read together (10.ª ed.). (1993). New York: P. F. Collier.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Livros e partes de livros Livro sem data de edição ou de distribuição: Livro sem data de edição ou de distribuição, mas com data do copyright: Teixeira, F. (s/d). Os olhos que choram. Lisboa: Gradiva. Sarmento, A. (cop. 2001). Aves do Ribatejo. Lisboa: Caminho.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Livros e partes de livros Quando o livro é uma obra de referência como um dicionário, uma enciclopédia, um prontuário… com autor expresso: Quando o livro é uma obra de referência como um dicionário, uma enciclopédia, um prontuário… sem autor expresso: Coelho, J. do P. (1989). Dicionário de literatura: Literatura portuguesa (Vols. 1-4). Porto: Figueirinhas. Gispert, C. (Dir.). Enciclopédia da Psicologia (2.ª ed., Vols.1-4). Lisboa: Liarte. Dicionário de Matemática. (1979). São Paulo: Planalto Editora.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Livros e partes de livros Quando ao autor é uma instituição: Portugal. Ministério da Educação. Gabinete do Secretário de Estado da Administração Educativa. (2003). Valorização estética dos espaços educativos. Lisboa: Ministério da Educação.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Livros e partes de livros Livro cujo acesso foi apenas feito em formato digital online: O URL é o endereço eletrónico onde o documento está localizado. No caso de se referir o URL, deve remover-se a hiperligação. Não colocar ponto final após o URL: O DOI é um número internacional que identifica o documento. Sempre que possível, deve referir-se o DOI evitando o URL: Nagib, L. (2002). O cinema da retomada: depoimentos de 90 cineastas dos anos 90. S. Paulo: Editora 34. Disponível em http://books.google.pt/books Nagib, L. (2002). O cinema da retomada: depoimentos de 90 cineastas dos anos 90. S. Paulo: Editora 34. doi:10.1037/1065 ‐9293.59.4.286

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Livros e partes de livros Quando foi consultada apenas uma parte de um livro, com um autor ou mais do que um autor, a norma padrão assume uma forma um pouco mais complexa: Exemplo: Autor(es) do capítulo (data). Título do capítulo. Em Autor(es) do livro: Título: complemento de título (pp. X-Y). Local de edição: Editor. Páginas (inicial e final do capítulo). Ramos, C. (2005). Os recursos hídricos. Em C. A. Medeiros (Dir.) & A. B. Ferreira (Coord.), Geografia de Portugal: Vol.1: O ambiente físico (pp.1200-1752). Lisboa: Círculo de Leitores.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Livros e partes de livros Apenas o título do livro é colocado em itálico (não o capítulo). O número das páginas é colocado entre parêntesis, a seguir ao título. Utiliza-se “p.” para se referir uma página e “pp.” para mais. Os livros em formato digital (e-books) nem sempre apresentam um número de página. Nestes casos, deve referir-se o DOI e existe a possibilidade de identificar o número do parágrafo dentro de um capítulo.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Artigos de publicações periódicas As referências a artigos de jornais e revistas de caráter generalista ou científico obedecem a um modelo padrão. O elemento de entrada (autor ou título, conforme os casos) obedece às mesmas indicações que para a publicações em livro: Autor(es), A. (data). Título do artigo. Título da publicação periódica, volume (n.º), páginas.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Artigos de publicações periódicas Sempre que possível, a seguir ao ano, referencia-se o mês.  O título da publicação é escrito em itálico. A indicação do volume é mais comum nos jornais e revistas de carácter científico. Aquando da referência às páginas, só de colocam os números. Caso a publicação tenha sido consultada online, aplicam-se as mesmas regras que para os livros, com a indicação do DOI, de preferência, ou do URL: Aguiar, J. (2006, fevereiro). D. João de Castro: Um génio raro. Super Interessante, 100, 231‐247.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Entrevistas Se a entrevista está publicada, referencia-se de acordo com as normas aplicáveis ao documento onde se encontra.  Se a entrevista não foi publicada, é apenas citada no texto, uma vez que não é recuperável.

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Lista de referências: American Psychological Association. (2010). Publication manual of the Americam Psychological Association (6.ª Ed.). Washington, DC: APA. Lee, C. (2013, outubro 10). How to cite social media in APA Style (Twitter, Facebook, and Google+) [Mensagem em blogue]. Disponível em http://blog.apastyle.org/apastyle/social-media/ Outras fontes úteis: Página oficial da APA Style: http://www.apastyle.org/index.aspx Blogue oficial da APA Style: http://blog.apastyle.org/ Ver ainda as apresentações no Aprendiz de Investigador: Respeitar os direitos de autor. As citações Respeitar os direitos de autor. Referências bibliográficas de páginas web, de redes sociais e de outros documentos com imagens e sons Respeitar os direitos de autor. A lista de referências bibliográficas aprendizinvestigador.pt Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Ficha técnica: Título: O aprendiz de investigador. Respeitar os direitos de autor. Referências bibliográficas de livros, publicações periódicas e entrevistas. Ensino secundário Autores: Graça Silva e Isabel Bernardo | Projeto Literacias na Escola: formar os parceiros da biblioteca Fotos: Graça Silva | José Plácido Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cantanhede, 2016 O aprendiz de investigador. Respeitar os direitos de autor. Referências bibliográficas de livros, publicações periódicas e entrevistas. Ensino secundário. by Graça Silva e Isabel Bernardo, Projeto Literacias na Escola: formar os parceiros da biblioteca is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional License. Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca