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METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima"— Transcrição da apresentação:

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2 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima E-mail: otavio.lima@fate.edu.br

3 O Currículo e a Plataforma Lattes O Currículo Lattes está inserido na Plataforma Lattes, que é um sistema online criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. O objetivo da Plataforma é reunir em um único sistema de informações os dados de currículos de grupos de pesquisa e instituições de ensino. Assim, o Currículo Lattes vem aumentando sua abrangência, sendo utilizado pelas principais universidades, institutos e centros de pesquisa de forma a avaliar pesquisadores, professores e alunos.

4 O Currículo e a Plataforma Lattes QUAL A IMPORTÂNCIA? Os alunos que desejam dar continuidade aos seus estudos através de mestrado e doutorado, ou aqueles interessados em pesquisa acadêmica, devem focar desde a graduação os aspectos solicitados no Lattes.

5 O Currículo e a Plataforma Lattes Acesso à Plataforma: Qualquer pessoa pode criar e atualizar o seu Currículo Lattes, bastando acessar a Plataforma Lattes no site do CNPq (www.cnpq.br). Os currículos inseridos na Plataforma podem ser editados individualmente pelos seus titulares, podendo ser acessados por terceiros através de um sistema de buscas

6 “Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer.” Paulo Freire

7 Importância das Normas técnico- científicas Descobrir o caminho correto da investigação científica; Elaborar trabalhos de acordo com a normatização – evitando a transcrição de manuais; Produzir trabalhos com o rigor científico, o que torna os resultados relevantes para o mundo científico.

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9 Técnicas ao Ler um texto.. Traçar um objetivo para leitura; Captar o esboço da obra (exame inicial): sumário; prefácio/apresentação; títulos; subtítulos; introdução; capítulos; referências; anexo(s); apêndice; glossário; índice. Acompanhar o pensamento do autor (o desenvolvimento): verificar se o autor: informa; explica; analisa; discute; demonstra... Captar o raciocínio do autor, a proposição (objetivo) do autor e da obra; Perguntas importantes quando se lê: a) O que é? b) Quem? c) Quando? Onde? Quais? d) Por que? e) Para que?

10 Técnicas ao Ler um texto.. Quando sublinhar sem valor: quando se lê o texto pela primeira vez. com valor: quando se estabelece um propósito: ler primeiramente, depois sublinhar o que é mais importante. Como sublinhar -formular questões sobre o texto na primeira leitura: entendimento - tentar localizar na segunda leitura: ideia principal detalhes importantes conceitos termos técnicos

11 Elaboração de um Resumo As indicações práticas para fazer um resumo a partir da leitura de um texto, de um livro: encontrar a ideia principal; localizar detalhes importantes; Sublinhar; fazer esquemas de ideias; usar frases curtas e diretas; ler resumos de livros, artigos que se encontram nas revistas e publicações especializadas; não fazer o resumo enquanto se lê.

12 Documentação dos Dados Importância das fichas A leitura de qualquer obra (livros, textos...) deve culminar com anotações do leitor, considerando os objetivos do trabalho. Ao fazer as anotações o pesquisador pode utilizar a ficha, um importante e necessário instrumento de trabalho. Ao manusear as referências que serão utilizadas na pesquisa, o pesquisador pode, através das fichas: identificar as obras; conhecer seu conteúdo; fazer citações; analisar o material; elaborar críticas.

13 Documentação dos Dados Tipos de fichas De acordo com Lakatos e Marconi (1992, p.51-67) as fichas podem ser: 1) Ficha bibliográfica: apresenta as referências da obra em análise. 2) Ficha de citações: consiste na reprodução fiel de frases ou sentenças consideradas relevantes ao estudo em pauta. 3) Fichas de resumo ou de conteúdo: apresentam uma síntese bem clara e concisa das ideias principais do autor ou um resumo dos aspectos essenciais da obra.

14 Técnica de Fichamento Fichamento é o “ato de fichar, ou seja, anotar ou registrar em fichas, catalogar. O fichamento, muitas vezes, é confundido com um simples resumo ou mesmo com a interpretação de um texto. De maneira mais ampla, o fichamento pode conter (JACOBINI, 2004, p.17): Indicação da referência. Resumo do texto. Registro de comentários e críticas ao texto. Registro de ideias [...] a partir da texto. Transcrições do texto que poderão ser usadas posteriormente como citação no [..] próprio trabalho.

15 Documentação dos Dados Catalogar a Documentação geral É aquela que se organiza e guarda documentos úteis retirados de fontes perecíveis. Trata-se de passar para pastas, sistematicamente organizadas, documentos cuja conservação seja julgada importante. Assim, recortes de jornais, xerox de revistas, apostilas são fontes que nem sempre são encontradas disponíveis fora da época de sua publicação.


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