Contato: e-mail ou celular Nome do formador Cargo na SSVP Conferência Contato: e-mail ou celular.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica no Brasil
Advertisements

PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
LIÇÃO 4 - ADORAÇÃO COMO CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS Prof. Lucas Neto.
1 Romanos 1:16-32 Todos são culpados diante de Deus– 1:18-3:20.
“CCA” Por onde começar? Quais os desafios do recrutamento?
vida plena para todos Urgências na Evangelização
Secretário Floriano Pesaro mar/2005
Acolher a Luz Vivência do Advento e Natal em Família
ENCONTRO NACIONAL DA ECAFO
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
As Pedras do Caminho Clicar.
O PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
Sociedade de São Vicente de Paulo Congresso da Região IV
12 junho.
MENSAGEM O papel da ECAFO é cuidar para que todos os Confrades e Consócias seja capacitados para exercer com nobreza a missão de evangelizar e promover.
14 ANOS DE HISTÓRIAS DE VIDAS RESTAURADAS.
Texto Narrativo Sequência de fatos
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Recuperação de Filosofia – 3º ano
7 novembro.
Lição 9 “Salvos pelo sangue”.
QUEM DENTRE VÓS NÃO TIVER PECADO, SEJA O PRIMEIRO A ATIRAR-LHE UMA PEDRA. 5º DOMINGO DA QUARESMA.
27 março.
SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS
1. Viver de acordo com o “dever conhecido”
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Clique para mudar o slide
Somente no Brasil existem cerca de 20 milhões de cães e gatos abandonados, que ficam nas ruas passando fome, cede, frio e por todos os tipos de maus tratos.
UMA IGREJA POBRE E PARA OS POBRES EG 198 Padre amaro Gonçalo
Projeto Beira da Linha Visão Tornar-se uma referência na inserção social de crianças, adolescentes e jovens, buscando desenvolver autênticos valores.
Terceira Parte.
OBRIGADO SENHOR Irene Alvina
AGIR.
O Projeto “O exército do Rei Corpo contra a Bruxa Sida” é um livro com trilha sonora que pode ser lido como uma aventura para crianças ou como um instrumento.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 E A FAMÍLIA
Treinamento 1.
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Pensamentos Espirituais de Santa Elizabeth Seton
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
DOS GRUPOS DESAFIADORES
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
Hino do GMC Somos do Grupo Missionário de Crianças e estamos a serviço do Rei. Trabalhando sempre com satisfação. Levando as crianças ao caminho da Salvação.
FORMAÇÃO BÁSICA.
Padre Patrick Griffin, CM
Deus, "Pai das Misericórdias"
LEITURA I – Prov 31, SALMO RESPONSORIAL – Salmo 127
Objetivo Geral   Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação.
A menor de todas as sementes e se torna a maior de todas
Chamados a trabalhar na vinha do Senhor
Lição 08 O Espírito Santo na missão
Coerência e Testemunho
A vossa libertação está próxima.
“A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros “A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros. O lar cristão.
A FAMÍLIA E O PERDÃO. A FAMÍLIA E O PERDÃO INTRODUÇÃO Uma família não pode subsistir sem perdão, pois, invariavelmente, vamos errar uns com os outros.
Oração da CF 2019 Pai misericordioso e compassivo, que governais o mundo com justiça e amor, dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso.
Tema: A Família Escola Bíblica Dominical Crianças e Intermediários
Tema: A Família Escola Bíblica Dominical Adolescentes
SEGREDOS PARA A UNIDADE FAMILIAR
Tema: A História de Abraão
PROJETOS SOCIAIS: “Ousadia e Criatividade no serviço aos pobres”
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
escola de fé e política waldemar rossi
À Procura da Unidade Catequese 4 – 8º ano.
Os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas.
Transcrição da apresentação:

Contato: e-mail ou celular Nome do formador Cargo na SSVP Conferência Contato: e-mail ou celular

Mudanças de estruturas Material elaborado por: Cfd. Washington/CC São José de Londrina E-mail: teologiadecristo2013@gmail.com Tel: (43) 9 8449-5864

Mudanças de estruturas, afinal, que é ? São estratégias para ajudar os pobres a saírem da pobreza. Parceria da FV. (Livro Sementes de Esperança )

Como deve acontecer: Ad intra: para dentro: Mudanças dentro de nós mesmos. Mudanças dentro de nossa Instituição ou nossas unidades. Mudança na forma de trabalhar. Ad extra: para fora Mudança nas estruturas sociais: - enfrentamento das realidades de injustiça; - mobilização social; - promoção dos pobres...

E a partir daí, na vida dos pobres assistidos por nós. Conselho Metropolitano de Curitiba A mudança de estruturas precisa acontecer nas nossas conferências; a mudança precisa acontecer primeiro no coração e na ação dos confrades e consócias. E a partir daí, na vida dos pobres assistidos por nós.

As novas formas de pobrezas: dependência química; maus tratos; abusos; prostituição; analfabetismo; doenças (corpo e da alma) subemprego; desprezo; abandono; - falta de água; - falta de amor...

. uso de drogas; . alcoolismo (assumido ou velado); . violência doméstica (contra a mulher, contra crianças...); . abuso sexual; . prostituição infantil; . falta de postos de saúde; . falta de alimentação; . falta de mesa para comer; . doença crônica não tratada; . doença terminal; . invalidez permanente de crianças e adultos; . gravidez prematura;

. casal dormindo junto com crianças; . crianças fora da escola; . residências insalubres; . bairro insalubre; . casal dormindo junto com crianças; . crianças fora da escola; . novas formas de famílias (mesma mãe: vários filhos de vários pais; ); . cultura machista de procriação (1 filho por ano); . aliciamento de menores; . trabalho escravo ou sub-humano; . criminosos na família; . controle de tráfico na região (“aviõezinhos”).

Podemos mudar este quadro!

“Agir contra” a destruição dos pobres: Conselho Metropolitano de Curitiba Que fazer... “Agir contra” a destruição dos pobres: eles enfrentam uma grande luta para a sobrevivência; sua vida é rodeada de constantes ameaças. 2. “Destruindo os mecanismos” geradores de pobreza: estar do lado dos pobres; criar estratégias para ajudá-los a saírem da pobreza.

- Levarmos aos pobres conhecimentos sobre a cidadania, a saber: Conselho Metropolitano de Curitiba Termos consciência de que somos educadores. Sermos agentes de mudanças de estruturas, pela Palavra de Deus e pelo testemunho. - Levarmos aos pobres conhecimentos sobre a cidadania, a saber: . noções de direitos trabalhistas... . orientação sobre nutrição... . orientação sobre empregabilidade...

Conselho Metropolitano de Curitiba “A Sociedade procura não só aliviar a miséria, mas também identificar as estruturas injustas que são a sua causa. “Os vicentinos empenham-se em identificar as causas de pobreza e em contribuir para a sua eliminação. Em todas as suas ações de caridade, deve haver uma busca e luta pela justiça, tendo em conta as exigências da caridade”.

Mudar as estruturas é: fazer o que Cristo fez; mudar a história da humanidade; libertar os cativos; estar presente; caminhar juntos; servir por amor e com amor; servir o pão que mata fome e servir o pão da salvação, da libertação, da promoção e da mudança de vida.

O mundo precisa de você

Qual seria o ponto de partida para iniciar esse processo de mudanças? Conselho Metropolitano de Curitiba A mudança de estrutura inclui um processo de transformação radical em nossas vidas e na vida dos pobres; Qual seria o ponto de partida para iniciar esse processo de mudanças?

Conselho Metropolitano de Curitiba Que podemos fazer a partir de agora para transformar as estruturas de pobreza que mata o pobre em estruturas de libertação e salvação? Em nosso papel de formadores vicentinos, que estratégias vamos montar para fazer a mudança interna e externa em nossas unidades vicentinas?

É preciso descer o pobre da cruz! É preciso trazê-lo de volta à vida! Conselho Metropolitano de Curitiba O tempo de mudanças urge; é preciso abraçar o legado de Vicente de Paulo, de Ozanam e de tantos outros da Família Vicentina. É preciso abraçar a causa de Jesus Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância.” É preciso descer o pobre da cruz! É preciso trazê-lo de volta à vida!

Concluindo: “Só a caridade em si não basta. Cura as feridas mas não acaba com os golpes que as causam... Caridade é o samaritano que derrama azeite nas feridas do viajante que foi atacado. O papel da justiça é impedir os ataques.” (São Vicente de Paulo) O papel do vicentino é trazer o pobre de volta à vida.

".Que queres que eu te faça?”