COMO SABER SE MINHA FÉ É VERDADEIRA OU FALSA?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÉ QUE OPERA Lição 6 8 de novembro de 2014.
Advertisements

Cristianismo Prático Tiago 2:14:26.
FÉ E OBRAS Tiago 2:14-26.
LIÇÃO 3 JUSTIFICAÇÃO, SOMENTE PELA FÉ EM JESUS CRISTO Prof. Lucas Neto.
“Jesus respondeu: O Reino de Deus não vem de modo visível.” Lucas
ESPERANÇA. PRINCÍPIO 2 - Acredito de todo o coração que Deus existe, que Ele se importa comigo e que tem o poder de me ajudar em minha recuperação.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 1º Pedro INTRODUÇÃO Escatologia, segundo a maioria dos estudiosos, significa o estudo das últimas das últimas coisas,
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo: e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso.
São três pessoas distintas ou são três manifestações de um mesmo Deus?
TIAGO TIAGO COMO VIVER COM SABEDORIA Tiago escreveu esta Carta para: Ajudar os crentes dispersos a vencerem as provações. E a buscarem.
Salvo para as boas obras
A FÉ VIVA A FÉ VIVA A FÉ VIVA A FÉ VIVA
COMO SABER SE MINHA RELIGIÃO É VERDADEIRA
O poder da confissão! By; Obr. André Andrade.
O que é a Bíblia? Livro Sagrado Palavra de Deus Escrita por homens
A VERDADE SOBRE A SALVAÇÃO
MUITO MAIS AMÉM! By Ricardo Guimarães.
Achar a Salvação.
A FÉ OPERANTE By Pr Ricardo Guimarães.
O Sim.
Lição 13 “Contrição sincera pelo pecado”.
SINAIS DE UM CORPO DESATIVADO!
O sacrifício de Cristo tipificado no “sacrifício de Isaque”
CRENDO CONTRA A ESPERANÇA
Orientações ao professor
IDADE ESPIRITUAL.
UMA PALAVRA DE VITÓRIA! By Pr. Ricardo Guimarães.
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
1.
COMUNIDADE MONTE MORIÁ
UMA PALAVRA DE SALVAÇÃO!
Escola Bíblica Dominical
O QUE É UMA SEITA?.
CRISTOLOGIA.
Talvez para muitos a expressão "salvação" não seja algo muito comum Talvez para muitos a expressão "salvação" não seja algo muito comum. Você.
LIÇÃO 1 - A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
A Trindade de Deus O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23 Pr. Wellinghton.
1.
1.
1. Como Deus se comunicava, depois do pecado, com Sua Igreja? Números 12:6 - "E disse: Ouvi agora as minhas palavras, se entre vós houver profeta, Eu.
Gincana Geral Lições 01 à 07.
Quando se fala de acerto de contas pode ser uma coisa positiva ou negativa. Para quem deve e não tem como pagar "acerto de contas" é algo.
Orientações ao professor
ETERNIDADE ELEIÇÃO ACASO PREDESTINAÇÃO ARBÍTRIO PODER BÍBLIA FÉ BÍBLIA
AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO
É possível estar alegre em meio a tantos problemas?
Como Deus nos salva? 1- A partir da Onisciência. O que é Onisciência? É o atributo da trindade de saber tudo, sobre tudo, sobre todos e a qualquer tempo,
 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Hebreus 10: Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.
Esperança de Perdão. Esperança de Perdão O primeiro móvel que encontramos em nosso caminho para o santuário é o altar de sacrifício.
Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc.
6 Misericórdia e Respeito Mulheres na Bíblia: Raabe e Eu
Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia.
A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito.
Como é o Céu? O que diz a Bíblia?
Estar ou não estar em Cristo hoje é o ponto determinante Estar ou não estar em Cristo hoje é o ponto determinante. É o desfecho para viver eternamente.
O APARENTE CONFLITO SOBRE JUSTIFICAÇÃO ENTRE PAULO E TIAGO
O justo viverá pela fé E B D V I L A C A R M O S I N A
As maravilhas advindas
Fé fortalecida afasta dúvidas Lição 02
- Compreender o que significa ouvir a Bíblia. - Destacar que o cristão não vive de aparências. - Entender que as atitudes falam mais que as palavras e.
“Não gostaria de crer se não pudesse perceber que é sensato crer”
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
Anseio por viver em santidade
A partir destas questões, o que você acha que precisa mudar em sua maneira de seguir a Cristo?  O que mais o atraiu quando você decidiu vir a Jesus ?
- Compreender que os desejos humanos são passageiros. - Destacar que o cristão tem uma ética bíblica a ser vivida. - Entender que a felicidade do cristão.
Tema: A História de Abraão
COMO CHEGAR AO CÉU? Pr Josenildo Oliveira Silva PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM TERESINA SÁBADO, 25 DE SETEMBRO DE 2004.
Lição 04: A justiça do evangelho
Transcrição da apresentação:

COMO SABER SE MINHA FÉ É VERDADEIRA OU FALSA? TIAGO 2.1-26

INTRODUÇÃO O capítulo 2 da Carta de Tiago é um dos textos mais importantes da Bíblia.   Lutero pensou que Tiago estivesse contradizendo Paulo.

Por isso Lutero chamou essa carta de palha. Mas será que Tiago está contradizendo Paulo? Absolutamente não.

A FÉ TESTADA (2.1-13). Até aqui Tiago falou que: Nascemos da Palavra. Ouvimos a Palavra. Acolhemos a Palavra. Mas devemos também praticar a Palavra.

Tiago mostra que a maneira como nos comportamos com as pessoas indica o que realmente nós cremos sobre Deus. Aqui, Tiago diz que nós podemos testar nossa fé pela maneira como nós tratamos as pessoas.

Favoritismo e acepção de pessoas não são atitudes de um cristão. Jesus nunca julgou as pessoas pela aparência (Mateus 22.16). Devemos tratar as pessoas como Deus as trata, e não de acordo com o seu status social.

Nossa fé será finalmente provada no dia do juízo (2.12,13). E o que será julgado? Primeiro, nossas palavras. Segundo, nossas atitudes.

A FÉ MORTA (2.14-17). A fé é uma doutrina chave no cristianismo. O pecador é salvo pela fé (Efésios 2.8,9). O justo vive pela fé (Romanos 1.17).

Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6). Tudo o que é feito sem fé é pecado (Romanos 14.23).

Quais são as características de uma fé morta? Em primeiro lugar, é uma fé que não desemboca em vida santa. A fé morta está divorciada da prática da piedade.

A fé que não produz vida, que não gera transformação, é uma fé espúria (Mateus 7.21). As igrejas estão cheias de pessoas que dizem que creem, mas não vivem o que creem. Isso é fé morta.

Em segundo lugar, é uma fé meramente intelectual. A pessoa consente com certas verdades, mas não é transformada por elas. Elas têm discurso, mas não tem vida.

Em terceiro lugar, é uma fé que não produz frutos dignos de arrependimento. Essa fé é ineficiente, inoperante e não produz nenhum resultado. Calvino disse: “Só a fé justifica, mas a fé que justifica jamais vem só”.

Em quarto lugar, é uma fé sem nenhum valor. Ela é inútil. A fé sem obras é inoperante (2.20).

Em quinto lugar, é uma fé incompleta. As obras são a evidência da fé. (2.22). Somos salvos pela fé para as obras (Efésios 2.8- 10). Se não tem obras, não tem fé!

Em último lugar, é uma fé morta. Tiago é claro em afirmar que a fé sem obras está morte (2.17; 2.26). Uma fé intelectual, inútil, incompleta e morta não salva ninguém.

A FÉ DOS DEMÔNIOS (2.19). A fé dos demônios não é apenas intelectual, mas também emocional. Eles creem e tremem! Crer e tremer não é uma experiência salvadora.

No que os demônios creem? Em primeiro lugar, os demônios creem que Deus é um só. Mas essa crença dos demônios não pode salvá- los.

Em segundo lugar, os demônios creem na divindade de Cristo. Eles se prostravam aos pés do Senhor Jesus (Marcos 3.11,12).

Em terceiro lugar, os demônios creem na existência de um lugar de penalidades eternas.   Eles não negam a existência do inferno (Lucas 8.31).

Em quarto lugar, os demônios creem que Cristo é o supremo Juiz que os julgará. Eles creem que todo joelho se dobrará diante de Cristo.

Entretanto, os demônios estão perdidos. Uma fé meramente intelectual e emocional coloca-nos apenas no patamar dos demônios.

A FÉ SALVADORA (2.20-26). A fé verdadeira inclui o intelecto, as emoções e a vontade. O conteúdo da fé é a verdade de Deus. Eu recebo essa verdade e confio nela e por ela sou transformado.

Em primeiro lugar, a fé salvadora está baseada na Palavra de Deus. Tiago cita dois exemplos: Abraão e Raabe. Ambos confiaram na Palavra de Deus.

A questão não é a fé, mas o objeto da fé. Não é fé nos ídolos. Não é fé nos ancestrais.

Não é fé na confissão positiva. Não é fé nos méritos. É fé em Deus e em sua Palavra.

Em segundo lugar, a fé salvadora envolve todo o ser humano. Intelecto, emoções e vontade.

Em terceiro lugar, a fé salvadora conduz à ação. Abraão não foi salvo pela fé mais as obras, mas pela fé que produz obras. (Gênesis 15.6).

Raabe creu e agiu. Protegeu os espias (Hebreus 11.31).

CONCLUSÃO Paulo nos exorta a um autoexame (2 Coríntios 13.5). A fé salvadora precisa ser examinada.