A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 04: A justiça do evangelho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 04: A justiça do evangelho"— Transcrição da apresentação:

1 Lição 04: A justiça do evangelho

2 Lição 04 A justiça do evangelho

3 Objetivo Apresentar a doutrina bíblica da justificação pela fé, explicada e defendida por Paulo, no capítulo 2 de Gálatas, mostrando que o cristão deve conhece-la e vivenciá-la.

4 Texto-base ... nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado. (Gl 2:16)

5 Introdução Falsos cristãos, infiltrados na igreja, davam a entender que a obra de Jesus não era suficiente para justificar os pecadores. Mas Paulo, defensor da verdadeira fé cristã, deixou claro que a justificação é pela fé em Jesus e não pelas obras da lei.

6 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
A justificação pela fé é o ato pelo qual Deus declara justo em Jesus Cristo o pecador que nele crê. Paulo foi o maior defensor dessa doutrina, e não lhe faltaram opositores.

7 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
1. A suficiência do evangelho: Na sua viagem a Jerusalém, Paulo levou consigo Barnabé e Tito. O primeiro era um judeu legítimo e circuncidado; o outro era grego que não havia sido circuncidado. Paulo os levou para ilustrar a verdade do evangelho de que judeus e gentios são aceitos por Deus nos mesmos termos. Tito era a prova cabal de que é possível ser salvo por Cristo sem a necessidade de se tornar um judeu.

8 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
2. A coerência com o evangelho: Paulo não hesitou em repreender Pedro (Gl 2:14). Fez isso para que todos vissem. Disse a Pedro que nem ele mesmo andava mais como judeu. Portanto, se já não seguia todos os costumes judaicos, como poderia exigir que os gentios se tornassem judeus? O pedido foi: Viva em coerência com o evangelho que você prega!

9 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
3. A justificação no evangelho: Em Gálatas 2:15-21, o apóstolo explica que a justificação é pela fé e não pelas obras. Isso significa que ninguém pode gabar-se de seus próprios atos, diante de Deus, dizendo-se santo, justo ou praticante fiel da lei.

10 Questões do estudo

11 Questões do estudo 01. Leia Gl 2:1-10; o item 1, e comente a viagem que Paulo fez à cidade e sua conversa com os apóstolos. Quais eram as dificuldades enfrentadas com os judaizantes? De que forma ele defendeu a suficiência do evangelho? 02. Após ler Gl 2:11-14; At 10:28,34, e o item 2, responda: Por que era tão difícil para os judeus relacionar-se com os gentios? Por que Paulo precisou repreender Pedro? O que podemos aprender com esse episódio? 03. Com base no item 3 do comentário, responda: O que é justificação pela fé? Qual a diferença entre justificação pela fé e justificação pelas obras? 04. Por que Paulo é categórico em dizer que pela prática da lei ninguém será justificado? Isso significa que Paulo era contra a lei de Deus? Baseie-se em Gl 2:15-21; Ef 2:8-10, e no item 3.

12 II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA
1. Você é justificado pela fé: Entenda essa verdade. Você sabia que foi o redescobrimento da doutrina da justificação pela fé que fez surgir a Reforma Protestante? Hoje, somos cristãos evangélicos por causa dessa doutrina. A expressão “justificados pela fé” é um conceito fundamental para fé cristã, pois é assim que, em poucas palavras, Paulo resume o evangelho. 05. Você reconhece a importância da doutrina da justificação pela fé? Você é capaz de explicar essa doutrina? Pode fazer isso agora?

13 II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA
2. Você é justificado pela fé: Vivencie essa verdade. A justiça do evangelho não é sinônimo de impunidade. Alguém precisou assumir nosso lugar de condenado, pagando o preço. A gratidão é nossa melhor resposta. Isso é expresso por meio da obediência. A graça não é uma liberação para o cristão viver pecando. 06. Você concorda que gratidão e obediência são a melhor resposta a Deus, por parte de quem foi justificado? Justifique sua resposta.

14 Desafio da semana Este estudo oferece a você três bons desafios. Em primeiro lugar, sempre que tiver oportunidade, defenda a suficiência do evangelho. não deixe de se posicionar, quando alguém estiver deturpando a mensagem da cruz. Em segundo lugar, procure viver de forma coerente com o evangelho. Os justificados precisam ser humildes e agradecidos. Em terceiro lugar, busque compreender cada vez mais o que significa a justificação pela fé e peça que o Senhor o ajude a vivenciar essa, que é, sem dúvida, uma das mais importantes doutrinas bíblicas.

15 Próximo estudo Lição 05 O desprezo ao evangelho

16


Carregar ppt "Lição 04: A justiça do evangelho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google