A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017"— Transcrição da apresentação:

1 Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)

2 OBJETIVO

3 Exercício da mente Estudar, na Palavra de Deus, o significado e a importância da mente, mostrar o problema dos pensamentos pecaminosos e a proposta transformadora de Deus para que ela pense o que lhe agrada.

4 TEXTO-BASE

5 Exercício da mente E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)

6 INTRODUÇÃO

7 Exercício da mente Hoje, veremos que existe uma prática devocional que pode nos ajudar a vencer esse desafio. É o que estamos chamando, aqui, de exercício da mente. Este consiste em promover uma assepsia diária em nossos pensamentos e sentimentos, através da substituição de conteúdo. O Espírito Santo torna isso possível.

8 EXPLICANDO NA BÍBLIA

9 Exercício da mente Para termos uma mente santa e sob controle, precisamos do poder transformador de Deus e da disposição de vivenciar sua boa, agradável e perfeita vontade. É isso que Paulo propõe, em Romanos 12:2. Aliás, neste versículo, o exercício que estamos estudando é chamado de “renovação da mente”.

10 1. conceito de mente 2. A corrupção da mente 3. A renovação da mente
Exercício da mente 1. conceito de mente 2. A corrupção da mente 3. A renovação da mente

11 TIRANDO AS DÚVIDAS

12 Exercício da mente 01. Leia os parágrafos introdutórios e responda: Por que é um desafio imenso dominar e manter sob controle a nossa mente, nos dias atuais? O que é o exercício da pureza mental? Leia também Rm 12: Qual é o conceito que a Bíblia nos apresenta sobre a “mente”? O que significa a palavra nous, no grego, e a palavra leb, no hebraico? Com base nisso, comente Pv 4: De acordo com a Bíblia, o que é a mente humana e por que não podemos ignorar a maldade presente nela? O que podemos dizer sobre a corrupção da mente? Baseie-se em Jr 17:9; Mt 15:19; Gl 5:19b A renovação da mente é uma limpeza diária em nossos pensamentos e sentimentos, através da reflexão e da substituição de conteúdo. Explique como isso acontece na prática. Leia Ef 4:22- 31; Cl 3:10; Fp 4:8 e o item 3.

13 EXERCITANDO NA VIDA

14 1. Exercite a mente, retirando o que é ruim.
Exercício da mente 1. Exercite a mente, retirando o que é ruim. É essencial promovermos uma assepsia mental, diariamente (Gl 5:19-21; Ef 4:31). Faça uma reflexão. Será que, em seu coração, há mentira, inveja, orgulho, egoísmo, mágoa, vaidade, ódio ou ciúmes? Será que sua mente não tem sido tomada por malícia, imoralidade sexual e pornografia? Será que não está faltando perdão? Talvez você não esteja conseguindo ver o problema. Então, peça ajuda ao Senhor. Confesse o pecado a Deus e seja perdoado e liberto. 05. De acordo com a primeira aplicação, de que maneira você pode retirar de sua mente desejos, sentimentos e pensamentos pecaminosos?

15 Exercício da mente 2. Exercite a mente, inserindo o que é bom.
Há tantas coisas boas com as quais podemos ocupar nossa mente! Se você quer experimentar a renovação de mente, leia regularmente a Palavra de Deus; busque também ler bons livros; ouça boas músicas cristãs; assista a filmes que edifiquem; aconselhe-se com pessoas sábias; procure boas conversas com a família e os amigos; encha sua mente com tudo que produz sanidade e santidade. Como temos a mente de Cristo, pergunte-se: No meu lugar, o que pensaria Jesus? 06. Compartilhe com a classe exemplos de planos de leituras e de estudos da Bíblia, bons livros e filmes que você indica, que podem ajudar na renovação da mente.

16 DESAFIO DA SEMANA

17 Exercício da mente Como desafio, reserve um momento, durante a próxima semana, para colocar em prática esse exercício devocional. Antes de orar, pare um momento para refletir sobre seus sentimentos, pensamentos, desejos e emoções. Verifique em que áreas de sua vida tem prevalecido a natureza pecaminosa. Em seguida, ore a respeito disso; peça perdão e ajuda ao Senhor. Faça desse exercício um hábito.

18 Lição 12 Exercício da solitude
Próxima lição Lição 12 Exercício da solitude


Carregar ppt "Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google