Lição 10 para 2 de setembro de 2017

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Se, pela transgressão de um só, a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça...
Advertisements

“Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.” João 3.5.
CUMPRA SUA MISSÃO “Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei.” (João 17.18)
“A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.” 2 Coríntios 7.10.
A Igreja como Uma Unidade Indivisível e como Uma Entidade Espiritual.
“Esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo...
“Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho.” Provérbios
DESERTO LUGAR DE PROVAÇÃO E APROVAÇÃO EXODO 14:9-14.
DEUS CUIDA DE MIM “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus b.
O QUE EU SOU NO UNIVERSO E NO PLANO DE DEUS. “Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do Oriente, no Éden; e ali pôs o homem que tinha formado”.
“Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para festa da Páscoa.” Lucas 2.41.
Muitos de nós vivemos mágoas profundas que nos aprisionam e parecem que não têm solução. Precisamos de liberdade, mas onde encontrá-la?
Lição 11 para 9 de setembro de 2017
A FÉ VIVA A FÉ VIVA A FÉ VIVA A FÉ VIVA
Escola Bíblica Dominical
...Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos,
JUSTIFICAÇÃO SÓ PELA FÉ
UMA PALAVRA À FAMÍLIA! By Pr. Roger Souza.
Alianças Bíblicas Aliança Adão (Começo). Alianças Bíblicas Aliança Adão (Começo)
O sacrifício de Cristo tipificado no “sacrifício de Isaque”
PROSPERANDO EM TEMPOS DE CRISE!!!
NA SALVAÇÃO, O NOVO NASCIMENTO
A FÉ DE ABRAÃO Lição 5 para 4 de novembro de 2017.
COMUNIDADE MONTE MORIÁ QUARESMA? CULTO 05/03/17.
“E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.” (Atos 11:18)
último do Ano Litúrgico Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo
Maria, a nova Eva.
A FÉ EM CRISTO É O ÚNICO MEIO DE INCLUSÃO NA FAMÍLIA DE DEUS Hoje A FÉ EM CRISTO É O ÚNICO MEIO DE INCLUSÃO NA FAMÍLIA DE DEUS Gálatas
Escola Bíblica Dominical
Escola Bíblica Dominical
OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO
HERDEIROS DO MUNDO! By Pr. Geraldo Pereira Jr.
OS ESCOLHIDOS Lição 11 para 16 de dezembro de 2017.
Um mundo de paz, sem ódio e nem rancor Um mundo de paz, sem ódio e nem rancor. Um mundo sem violência, preconceitos, corrupção, traições ou.
Muitos acreditam que o diabo não é um ser pensante, mas apenas uma influência negativa. Outros não conseguem compreender como surgiu o mal.
ESTUDANDO A BÍBLIA Mateus 19:27 ~ IeII Pedro.
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
Escola Bíblica Dominical
último do Ano Litúrgico Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo
By Pr. Ricardo Guimarães
As maravilhas de Deus e Somos Filhos de Deus 3 º Encontro.
Bíblia, a Palavra de Deus
FIO DE ESCARLATE HEBREUS 10:19
• Saber: Compreender que a centralidade da fé está no relacionamento com Deus.
DEPENDÊNCIA DE ISAQUE Gênesis 25:21
“Então [Deus] o levou fora, e disse [a Abraão]: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
DEPENDÊNCIA EXIGE SEPARAÇÃO
A nossa vida em Cristo “Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou,
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
Somos a Igreja de Cristo parte 1
FIO DE ESCARLATE HEBREUS 10:19
PACIÊNCIA: EVITANDO AS DISSENSÕES
O justo viverá pela fé E B D V I L A C A R M O S I N A
O SENTIDO DO NATAL “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; e esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.”
VEM PARA O MEIO VEM PARA O MEIO DE UM POVO QUE SABE
PERGUNTAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
Perspectivas Bíblicas O Deus vivo é o Deus de missões
Escola Bíblica Dominical
Escola Bíblica Dominical
Escola Bíblica Dominical
DIA DO SENHOR PODEMOS ESCOLHER QUAL MANDAMENTO GUARDAR?
Santidade Ação.
PERGUNTAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Tema: A História de Abraão
Tema: A História de Abraão
Tema: A História de Abraão
Tema: A História de Abraão
Escola Bíblica Dominical Adolescentes Tema: O Clamor pelo Sangue de Jesus Instituto Bíblico Educacional Maranata - Trabalho de Crianças, Intermediários.
COMO CHEGAR AO CÉU? Pr Josenildo Oliveira Silva PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM TERESINA SÁBADO, 25 DE SETEMBRO DE 2004.
Transcrição da apresentação:

Lição 10 para 2 de setembro de 2017 OS DOIS PACTOS

Em Gálatas 4:21-31, Paulo apresenta a oposição entre a salvação pela fé e a salvação pelas obras usando uma alegoria: O filho da livre (Sara), em oposição ao filho da escrava (Agar). O pacto com Adão e Eva. O pacto com Abraão. Sara e Agar. Agar e o Sinai. Ismael e Isaque.

Não comer do fruto proibido (v. 17). O PACTO COM ADÃO E EVA “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”(Gên. 2:16-17) Antes do pecado (Gênesis 2), o pacto incluía, ao menos, as seguintes cláusulas que o homem devia cumprir: Guardar o sábado (v. 3). Cuidar da criação (v. 15). Não comer do fruto proibido (v. 17). Tudo estava claro: Obedece e viverás! Por certo, Adão e Eva podiam –em seu estado de perfeição– cumprir sem problemas este pacto. Com a desobediência do homem, Deus introduziu um pacto de graça, baseado na promessa de um Salvador (Gênesis 3:15)

O PACTO COM ABRAÃO “O Senhor respondeu-lhe: Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que vai sair de tuas entranhas.” (Gênesis 15:4) Quando Deus chamou a Abraão prometeu fazer dele uma “grande nação” (Gênesis 12:2). Depois de 10 anos de peregrinação, chegaram as dúvidas sobre o cumprimento desta promessa: “Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro” (Gênesis 15:3). Nestas circunstâncias, Deus fez um pacto firme com Abraão passando entre os corpos divididos dos animais sacrificados (Gênesis 15:9-21). Com este ato, pôs sua própria vida como garantia do cumprimento do pacto. E, efetivamente, deu sua vida no Calvário para fazer realidade sua promessa.

SARA E AGAR “E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de ti! […] E quanto a Ismael, também te tenho ouvido […] A minha aliança, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara dará à luz neste tempo determinado” (Gênesis 17:18-21) O primeiro erro de Abraão foi abandonar a terra prometida para ir ao Egito. Este incidente acrescentou à sua comitiva algunos escravos entregues por Faraó à Sara. Entre eles, Agar. Depois de dez anos de espera, Sarai pensou que, se ela era estéril, podia ter descendência por outro meio: entregar a sua escrava como “mãe de aluguel” de seu filho. Ismael foi, portanto, o fruto do esforço humano (“segundo a carne”), enquanto que o autêntico filho de Sara, Isaque, foi o fruto da fé (“pela promessa”, Gálatas 4:23).

AGAR E O SINAI “Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos” (Gálatas 4:25) O pacto do Sinai apresentava a obediência como uma resposta de fé às promessas e bençãos divinas (“Se deres ouvido a minha voz”, Êxo. 19:5). No entanto, o povo foi incapaz de permanecer nele porque o intentou cumprir com seus próprios esforços, relegando a fé a um lugar secundario (Hebreus 4:2; Êxodo 19:8). Da mesma maneira em que Abraão e Sara tentaram ajudar a Deus a cumprir suas promessas, os israelitas buscaram transformar o Pacto de graça de Deus em um pacto de obras. Agar simboliza o Sinai, em que ambos revelam intenções humanas de obter a salvação pelas obras.

ISMAEL E ISAAC “Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.” (Gálatas 4:29) Os judaizantes confiavam em suas próprias obras para alcançar a salvação. Tinham Jerusalén e seu Templo como o centro de sua vida religiosa. Em realidade, eram tão escravos como Agar (Gálatas 4:25). A salvação pelas obras e a salvação pela fé são completamente incompatíveis. Temos que “lançar fora” um dos dos métodos de salvação (Gálatas 4:30). Assim como Ismael ridiculizava a Isaque com a intenção de arrebatar a herança, os “filhos do Espírito” sofremos dificuldades da parte dos “filhos da carne”.

“por meio da tua descendência serão benditas todas as nações da terra” (Gêénesis 26:4) ABRAÃO AGAR ISMAEL MONTE SINAI JERUSALÉM TERRENAL ESCRAVOS SARA ISAQUE A PROMESSA JERUSALÉM CELESTIAL LIVRES Agar era uma escrava, presente de Faraó. Sara era a esposa legítima de Abraão. Ismael era violento. Isaque era pacífico. Uns fixam sua vista no monte Sinai buscando salvar-se por suas obras. Outros fixamos nossos olhos em Cristo e somos salvos pela fé. Uns confiam no que podem fazer nesta terra. Outros confiamos no que o Céu tem feito por nós. Uns são escravos de suas obras. Outros somos livres em Cristo Jesus, nosso Salvador.