Regência O estabelecimento de relações de sentido.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Advertisements

REGÊNCIA.
Regência Verbal Há verbos, na língua portuguesa, que exigem a presença de outros termos na oração a que pertencem. Quando um verbo exige a presença de.
Regência verbal Profª.:Fátima Liporage.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire.
REGÊNCIA VERBAL.
Predicação Verbal e Complementos Verbais
Regência O estabelecimento de relações de sentido
Transitividade Verbal
EXERCÍCIOS REGÊNCIA VERBAL PROF. : RICARDO ERSE
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
REGÊNCIA Profª.: Synara Vilar.
MATERIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA PROF.: HIDER OLIVEIRA
REGÊNCIA VERBAL Simone Cerullio.
Professora: SUZETE BEPPU
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Regência PORTUGUÊS - GRAMÁTICA Professora Flávia Rossi R. Albino.
Regência Verbal As palavras de uma oração são interdependentes, relacionam-se entre si. Essa relação é chamada de regência. A regência verbal diz respeito.
Dessa forma, para auxiliar aqueles que também estão se preparando para entrar na universidade ou assumir um cargo na carreira pública, escrevi um artigo.
Variação Linguística Alunas : Amanda, Carla, Eliane e Noemi 2° ano.
Colégio Liessin Língua Portuguesa Professora Vanusa 8º ano / 2016.
Análise Sintática Professora Fernanda Toniolo. Complemento Nominal É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
ATOS DE CARIDADE. Um cristão sempre é alegre. Às vezes podemos nem perceber, mas, ao sorri, aliviamos a carga dos que estão ao nosso redor: na rua, no.
LÍNGUA PORTUGUESA: Regência Verbal (volume 3)
Português . Aula 02 Regência Verbal e Nominal
Profª Giovana Uggioni Silveira
ENTRE AGORA E GARANTA O SEU DESCONTO!
“Oliver Twist” (1838) Capítulos 1 a 10
Exercícios sobre regência
REGÊNCIA VERBAL.
Os Direitos das Crianças
Escola Municipal Etalívio Pereira Martins.
Classes de palavras: SUBSTANTIVOS e ADJETIVOS.
Prof. Zaine Santos - Escola Villare
CRASE.
Um dia desses, enquanto esperava a vez na sala de espera de um consultório médico, percebi, solta entre as revistas, uma folha de papel. A curiosidade.
REGÊNCIA VERBAL.
Texto Narrativo Sequência de fatos
SINTAXE DA REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL
Professora: SUZETE BEPPU
Orações subordinadas substantivas
A Vida Não Dá Duas Safras
H – Oi, estive o dia todo pensando em você !!!
ARTIGO EDUCAÇÃO VICENTINA - SANTA LUZIA PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE
Regências – Nominal e Verbal
REGÊNCIA VERBAL Prof. Pedro Ulisses.
Professora: SUZETE BEPPU
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
REGÊNCIA VERBAL Profª. Janete.
Letras Módulo VI - Sintaxe I
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Letras Módulo VIII - Sintaxe III
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
Vírgula.
PRONOMES PESSOAIS E PRONOMES DE TRATAMENTO
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Vírgula Regras de uso no período simples
Frequencia do Eu te amo.
Sintaxe de Regência Nominal.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Transcrição da apresentação:

Regência O estabelecimento de relações de sentido

Leia o texto abaixo.

Pensando... Você deve ter observado que a palavra “nome”, no texto lido, pede a preposição “de”. A essa relação sintática, dá-se o nome de regência. Alguns nomes são transitivos, ou seja, pedem preposição. Favorável a Nocivo a Maior de Menor de... Alguns verbos pedem complementação regida por preposição; outros, entretanto, dispensam tal recurso coesivo.

REGÊNCIA VERBAL Alguns verbos costumam apresentar problemas de regência, uma vez que o uso popular se apresenta em desacordo com a norma culta. Outros, no entanto, costumam apresentar certa dificuldade porque possuem mais de um sentido e, conseqüentemente, mais de uma regência. Por causa dessas diversidades, convém lembrar a regência de alguns verbos que podem oferecer dúvidas.

Regências de Alguns Verbos Verbo Sentido Classificação Exemplo Aspirar- sorver, respirar - pretender, desejar VTD VTI aspirou - Ele aspirou muita fumaça durante o incêndio. aspiram - Todas as pessoas aspiram ao sucesso. Assistir- ver, presenciar - dar assistência - morar VTI VTD VI assistiu - Ele assistiu ao jogo na casa da sogra. assistiu - O médico assistiu o doente com presteza. - Naquela época, ele assistia em Pernambuco Agradar- fazer carinho - satisfazer VTD VTI agradar - Aproximou-se e tentou agradar o filho. agradou - O aumento no preço dos combustíveis não agradou ao consumidor

Verbo Sentido Classificação Exemplo Esquecer e Lembrar -quando não pronominais -quando pronominais (exigem a preposição “de”) VTD VTI - Esqueci o aniversário dele. - Lembrei o nome dele - Esqueci-me do aniversário dele - Lembrei-me do nome dele. Chegar e Ir-exigem a preposição “a” quando indicam lugar VI Chegou -Chegou ao casamento vinte minutos atrasado. Foi - Foi à festa na casa dos milionários. Morar e Residir - exigem adjunto adverbial com a preposição “em” VI Moro - Moro na rua São Paulo. Residia - Residia na Av. Bárbara Coelho de Brito, 983.

Verbo Sentido Classificação Exemplo Custar-exigir, acarretar trabalho -ser custoso, difícil VTDI VTI (3ª pessoa do singular + sujeito oracional) custou - Este trabalho custou-me sacrifícios Custou -Custou-me acreditar na sua história. Implicar- acarretar -ter implicância VTD VTI implicará - Sua atitude implicará demissão. implicava -O professor implicava com a aluna. Informar (avisar, comunicar, cientificar) - dar notíciasVTDI informou -A diretoria informou ao funcionário a demissão. informou -A diretoria informou o funcionário da demissão. NamorarVTD namora - Ele namora minha prima há dois anos. Obedecer e Desobedecer (exigem a preposição “a”) VTI obedece -No Brasil, ninguém obedece à sinalização. obedecer -Todos devem obedecer ao regulamento

Verbo Sentido Classificação Exemplo Pagar, Perdoar e Agradecer. (quando o objeto é coisa) (quando o objeto é pessoa) VTD VTI - Paguei a conta. - Perdoei a agressão - Agradeci o convite. - Pagarei ao garçom. - Perdoei ao meu namorado. - Agradecemos ao gerente. Preferir- querer antes (não se usa a locução “do que” com este verbo) VTD e I (com a preposição “a”). Prefiro - Prefiro o amor à guerra. Prefiro -Prefiro ficar em casa a sair com aquele troglodita. Querer- desejar - estimar VTD VTI queria - Ele queria o carro a qualquer custo. Quero - Quero muito bem aos meus colegas.

Verbo Sentido Classificação Exemplo Simpatizar Antipatizar exige a preposição “com”; não são pronominais) VTI simpatizei - Nunca simpatizei com a diretora da escola. Visar-mirar -dar visto -Objetivar VTD VTI -Visou -Visou o alvo e atirou. visando -O agente acabou visando o cheque visam -As medidas visam a diminuir a inflação

REGÊNCIA NOMINAL Alguns nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) podem apresentar problemas de regência. Esses problemas, na maioria dos casos, só podem ser resolvidos mediante à consulta a um dicionário especializado. Apesar disso, apresentamos uma lista com alguns nomes e suas preposições.

VERBOPREPOSIÇÃOEXEMPLO: ACOSTUMA DO a, comJá estamos acostumados a essa situação. ADAPTADOaNunca esteve tão adaptado à função. AFLITOcom, porNão vale a pena ficar aflito com coisa tão insignificante. ALHEIOaAlheio à vontade popular, o governo continua sem implantar a reforma agrária. ALIENADOdeAlienado dos problemas sociais, só pensava em ganhar dinheiro. ALUSÃOaAssisti ontem ao filme a que fizeste alusão.

VERBOPREPOSIÇÃOEXEMPLO: AMORa, para, com, porUm elo liga filha a mãe: “amor a fazer compras”. ANTIPATIAa, contra, porNutria verdadeira antipatia pelos negócios. APAIXONADOporEu sou apaixonado por poesia. APTOpara, aO aluno considerava-se apto para o cargo. COMPATÍVELcomEste trabalho não é compatível com a sua função. GRATOaSe o seu marido lhe comprar flores inesperadamente, mostre-se grata a ele.

VERBOPREPOSIÇÃOEXEMPLO: IGUALaMeu relatório acabou ficando igual ao seu. IMUNEaImune às críticas, ele continuava seu trabalho. PASSÍVELdeTodos os projetos são passíveis de modificação. PREFERÍVELaO silêncio é preferível à leviandade das palavras. PROPENSOa, paraNão estava propenso a viajar tanto. RESIDENTEemPessoas residentes em centros urbanos sofrem com a poluição. VINCULADOaSeu futuro na empresa estava vinculado ao da esposa.

EXERCÍCIOS 01. (Fac. Direito M. Campos) A regência destacada foi CORRETAMENTE empregada seguindo os padrões da norma culta em: A) Os atletas da seleção aspiravam título de campeão na Espanha. B) As crianças reagem à cor, muito antes de reagirem à forma. C) O ministro informou à população de que os próximos meses trariam uma inflação menor. D) A população brasileira não poderá assistir, ao vivo, os “shows” pornográficos. E) A sua intenção era mostrar o público, a todo momento, que ele nada tinha a esconder.

02. Assinale a alternativa que apresenta erro: A) Esqueci o nome dele. B) Esqueci de meu irmão. C) Esqueci-me do nome dele. D) Esqueceu-se de que haveria provas de recuperação.

03. Aponte a alternativa INCORRETA : A) Você vê o filme ou assiste ao filme. B) O médico cuida do enfermo; assiste-o. C) José reside em Campinas ou assiste em Campinas. D) É um direito que pertence ao aluno o que assiste ao aluno. E) Os torcedores viram o jogo ou assistiram-lhe.

04. (UNI-BH) Todas as expressões a seguir apresentam regência verbal correta, EXCETO : A) “... todo mundo vai gostar de mim.” B) “... não esqueça da gente...” C) “... já borrei tudo. “ D) “... ri muito das minhas brincadeiras...” E) “... não mande ninguém me dar beliscão.”

05. Complete as lacunas com a preposição adequada, se necessário: A) Fazia parte de sua educação obedecer _____ mais velhos. B) Eram falsos os passaportes ____ que o embaixador usava. C) O bem da sociedade é o fim _____ que visa o ensino. D) Ele jamais perdoará _____ rapaz que lhe roubou o cargo. E) Essa atitude pode implicar _______ dissabores.

F) A medida visava ______ aumento de lucros para a empresa. G) Hoje foi uma correria só, por ser dia de pagar _____ funcionários. H) Mesmo brigando muito, é normal que os filhos queriam muito _____ pais. I) Os fregueses preferem o horário noturno ____ horário comercial. J) Depois de pagar _____ tratamento médico, acabou ficando sem um tostão.

06. Em todas as opções, a expressão destacada está empregada corretamente, conforme normas da língua padrão, EXCETO : A) Os ingratos, mais uma vez, esqueceram-se de quem sempre os ajudara. B) Não estou me referindo a quem começou a discussão. C) Era meu pai a pessoa em quem eu mais acreditava. D) Era realmente bela a moça por quem Abadias se apaixonara. E) Laura, com quem Ivo namorava, na época, era-lhe muito dedicada.

07. (FAFI-BH) Em todas as alternativas a seguir o verbo grifado apresenta regência de acordo com a norma padrão, EXCETO : A) Assistimos, impassíveis, ao massacre de crianças no Brasil. B) Os cidadãos brasileiros preferem a omissão à justiça. C) Alfredo de Almeida Jr. não obedece as leis do país. D) Fazer justiça implica grande vontade política. E) Os meninos de rua aspiram à cidadania.

08. A regência verbal está correta em: A) A herança cultural que o texto se refere é o acerbo de conhecimentos históricos. B) Os acontecimentos históricos que assistimos devem servir-nos de exemplo. C) Devem ser explicitados os objetivos que visamos ao estudar História. D) A busca da verdade por que o historiador anseia atinge a todos os estudiosos. E) Os usos práticos os quais não podemos esquivar-nos no estudo da História são numerosos.

09. Há erro de regência em: A) Ela o amava e lhe obedecia. B) É ótimo o cargo a que aspira. C) Nós lhe desejamos o melhor. D) É necessário obedecer as leis. E) Custa-nos acreditar no que dizes.

10. Entre os exemplos abaixo, freqüentemente empregados na linguagem informal, apenas um está de acordo a norma culta da língua. Assinale-o. A) Com quem você está namorando, agora? B) Lá em casa somos em quatro filhos. C) Tudo que o pai diz, a mãe acredita. D) Meu amigo, isto implicará em sua suspensão. E) O candidato residente na rua Cosme Velho não compareceu à prova.