Orientações para elaboração dos Relatórios das disciplinas das Áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora: Milena Vitelo Pereira de Mattos. Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. É uma.
Advertisements

Estrutura do Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração.
F ACULDADE UNESC DE C AMPINA G RANDE – PB D EPARTAMENTO DE C ONTABILIDADE Estrutura monográfica.
Fulana da Silva (Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FAHESA/ITPAC) Fulano da Silva (Orientador) (Se.
1. Elementos Pré-Textuais 2. Elementos Textuais 3. Elementos Pós-Textuais TRABALHOS ACADÊMICOS.
Apresentação de relatórios técnico científicos
Metodologia da pesquisa Profª Liane Carly Hermes Zanella
Fulano (a) da Silva (Acadêmico (a) do Curso Bacharelado em Administração) Professor : Alaércio Aparecido de Oliveira
ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS
Regina Horta Serviço de Atendimento ao Usuário
RESULTADOS E DISCUSSÃO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1ª MOSTRA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
METODOLOGIA DE PESQUISA
O QUE É UM ARTIGO CIENTÍFICO?
TÍTULO DO PÔSTER EM MAIÚSCULAS, TIPO ARIAL, TAMANHO 52, NEGRITO, COR PRETA E CENTRALIZADO COM NO MÁXIMO 20 (VINTE) PALAVRAS Nome do autor 1 (vinculação);
TÍTULO DO PROJETO NOMES DOS MEMBROS QUE INTEGRAM A EQUIPE
XXIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFEI
Nome completo bolsista*, Nome completo orientador
TÍTULO (FONTE ARIAL 60, CENTRALIZADO, EM NEGRITO, COM LETRAS MAIÚSCULAS E ESPAÇAMENTO SIMPLES) Autor (Nome completo, centralizado, em negrito, fonte Arial.
Campus Araguaína - IFTO 29 a 30 setembro de 2016
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
TÍTULO EN ESPAÑOL: SUBTÍTULO EM ESPAÑOL
Rede Arco Norte Polo de Inovação
TÍTULO DO TRABALHO Nº NÚMERO DO PROJETO Nº NÚMERO DO PROJETO
27º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
I WORKSHOP INTERDISCIPLINARIDADES, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
do primeiro autor. O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1; SOBRENOME, Autor.
TÍTULO DO PÔSTER EM MAIÚSCULAS, TIPO ARIAL, TAMANHO 52, NEGRITO, COR PRETA E CENTRALIZADO COM NO MÁXIMO 20 (VINTE) PALAVRAS Nome do autor 1 (vinculação);
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA CAPA, FOLHA DE ROSTO E SUMÁRIO
TÍTULO: LETRAS MAIÚSCULAS NA FONTE ARIAL TAMANHO 54 EM NEGRITO CENTRALIZADO Autores: Fonte Arial 40 em Negrito, Centralizado, com Numeração em Sobrescrito.
NBR 14724/2011 Módulo 4: Estrutura do trabalho acadêmico.
TÍTULO DO PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA: em caixa alta e negrito
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: DESCOMPLICANDO João Victor Lira Dourado.
Desenvolvimento ou corpo do artigo
Desenvolvimento ou corpo do pôster
Organização de um Relatório
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FORMA GERAL DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ARTIGOS CIENTÍFICOS APRESENTAÇÃO.
Title - Título do Trabalho Authors: Nome dos Autores (Instituição)
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
Fulano da Silva (Orientador)
Desenvolvimento ou corpo do pôster
Nivelamento de Informática Microsoft Word Formatação Trabalhos ABNT
Figura 1 – Tecnologias da indústria 4.0
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS REFERÊNCIAS METODOLOGIA
FORMATAÇÃO.
Modelo para Dissertações e Teses
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTOS (Opcional)
[TÍTULO DO ARTIGO: subtítulo se houver]
O pôster deve ter, obrigatoriamente, dimensão 90 x 120 cm, entretanto não precisa seguir este modelo. Título do Trabalho com letras grandes para ser lido.
28º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Artigo científico Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTO (Opcional) REFERÊNCIAS (Opcional)
Maria Bernardete M. Alves e Marili I. LopesUFSC/2006 Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Maria Bernardete Martins Alves.
REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
Fulano da Silva (Orientador)
FORMATAÇÃO.
CAMPUS XVIII VIII SEMANA ACADÊMICA
SISTEMA DE BIBLIOTECAS
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO
TÍTULO (CAIXA ALTA, TAMANHO DA LETRA 72, ARIAL, CENTRALIZADO E NEGRITO
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
SISTEMA DE BIBLIOTECAS ARTIGOS TÉCNICOS E/OU CIENTÍFICOS
Comitê de Sustentabilidade
Eduardo Henrique Silva Melo1, Durval Nolasco das Neves Neto1
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
NORMAS EFORMATAÇÃO DE TRABALHOS
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DIRETORIA GERAL DE BIBLIOTECAS
Transcrição da apresentação:

Orientações para elaboração dos Relatórios das disciplinas das Áreas de Ciências da Natureza e Matemática

FORMATAÇÃO

MARGENS Superior: 3 cm da borda superior da folha; Inferior: 2 cm da borda inferior da folha; Esquerda: 3 cm da borda esquerda da folha; Direita: 2 cm da borda direita da folha; Citação longa: Deve constituir um parágrafo distinto, a 4 cm da margem esquerda terminando na margem direita; Nota de rodapé: Utiliza-se a margem de parágrafo; Título das seções: deve obedecer à margem esquerda; Títulos sem indicativo numérico (errata, agradecimento, listas de ilustrações, listas de abreviaturas e siglas, listas de símbolos, resumo, sumário, referências, glossário, apêndices, anexos, índices) devem ser centralizados.

ESPAÇAMENTO Todo o trabalho deve ser digitado em espaço 1,5, com exceção de: Citações longas (mais de 3 linhas): espaço simples entre as linhas e espaço 1,5 entre as citações e os parágrafos anterior e posterior. Notas de rodapé: digitadas em espaço simples a partir da margem esquerda, sem espaço entre elas. Referências: Devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

FONTE Deve ser utilizado, conforme recomendação da ABNT (NBR 14724/2011), fonte tamanho 12 para todo o texto. As citações longas, notas de rodapé, paginação, títulos das ilustrações, tabelas e legenda/fonte devem ser apresentadas em fonte tamanho 10. O tipo de letra que deve ser utilizado é Times New Roman ou Arial.

PAGINAÇÃO Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração deve figurar após a primeira folha da parte textual (SUMÁRIO), aparecendo no canto superior da folha e a 2 cm da borda superior, em algarismos arábicos. No caso da utilização de apêndices e anexos, as folhas não são numeradas mas aparecem no SUMÁRIO. Se o trabalho possuir mais de um volume, manter a sequência numérica das páginas em todos os volumes.

NUMERAÇÃO PROGRESSIVA Para melhor distribuição do conteúdo do trabalho, recomenda-se usar numeração progressiva para as seções do texto, destacando-se os títulos das seções, utilizando os recursos de negrito, itálico ou grifo, caixa alta ou versal e outro. O título das seções (primárias, secundárias etc.) deve ser colocado após sua numeração, dele separado por um espaço. O texto deve iniciar-se em outra linha. Para enumerar os diversos assuntos de uma seção que não possuem título, deve ser subdividido em alíneas. O texto que antecede a alínea deve terminar com dois pontos. A partir daí, usar alíneas, caracterizadas por letras minúsculas, seguidas de parênteses e ordenadas alfabeticamente. A disposição gráfica das alíneas obedece às seguintes regras: a. a alínea começa com o recuo de parágrafo (1,5cm), e a partir da segunda e as seguintes linhas começam sob a primeira letra do texto da própria alínea; b. o texto da alínea começa por letra minúscula e termina em ponto e vírgula, exceto a última que termina em ponto.

ESQUEMA DA PÁGINA

ESTRUTURA DO RELATÓRIO Capa Folha de rosto Sumário Introdução Objetivos Metodologia Resultados e discussões Conclusões Referências bibliográficas

CAPA A capa é um elemento obrigatório, segundo a NBR 14724/2011. Com os itens transcritos na seguinte ordem e centralizados: a) Nome da Instituição fonte 12, Arial em negrito; b) Nome do autor ou autores, número, série e turma (Arial 12) c) Título do trabalho em negrito, posicionado na 13ª. linha;(Arial 14negrito) d) Subtítulo se houver; e) Número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume); f) Local (CIDADE) em caixa alta; g) Ano (da entrega).

FOLHA DE ROSTO Elemento obrigatório. A finalidade da folha de rosto é apresentar elementos essenciais à identificação do Trabalho, como segue: a) Na primeira linha da folha A4 o nome, número, série e turma do(s) autor (es) negrito, maiúsculo, centralizado e fonte normal (Arial 12); b) Título centralizado a partir da 13ª linha após o(s) nome(s) do(s) autores, maiúsculo, negrito e Arial 14; c) Nota indicando a natureza acadêmica do trabalho (Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso), o objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros), o nome da instituição e área de concentração, justificado com orientação à 8 cm da margem esquerda e o nome do professor é separado da nota por uma linha em branco; d) Local (cidade) da instituição onde o trabalho será apresentado; e) Ano (algarismo arábico, centralizado na última linha).

INTRODUÇÃO A introdução é a parte inicial do texto, que contém informações objetivas para situar o tema do trabalho, tais como a delimitação do assunto e os objetivos da pesquisa. “A introdução não deve repetir ou parafrasear o resumo, nem dar detalhes sobre a teoria experimental, o método ou os resultados, nem antecipar as conclusões e as recomendações” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1989, p. 5).

OBJETIVOS Descrever o objetivo geral da pesquisa. Deve dizer o que pretendemos verificar ao realizar o experimento.

METODOLOGIA Descrever a metodologia adotada na pesquisa. PARTE EXPERIMENTAL E MATERIAIS Deverá conter uma descrição simplificada do procedimento seguido descrevendo também os materiais utilizados (vidrarias, reagentes, inclusive suas quantidades). Lembre-se de que o experimento já foi realizado, portanto utilize o passado como tempo verbal e use a forma impessoal (foram preparadas, transferiu-se, foram pesadas, etc.). Não é convencional escrever o texto em primeira pessoa (diluímos, pesamos etc.).

RESULTADOS E DISCUSSÃO Esta é a parte mais importante do relatório. Nela você apresentará da forma mais clara e completa possível os resultados obtidos no experimento, acompanhados de uma análise crítica dos mesmos, com base nos conceitos químicos (físicos, biológicos ou matemáticos) envolvidos. Esta parte deverá incluir todo tipo de resultado obtido: observações visuais, dados numéricos (como volumes medidos, massas pesada, tempos decorridos, temperaturas, etc.) e cálculos efetuados. Sempre que possível organize seus dados na forma de tabelas e gráficos (lembre-se que ambos devem possuir sempre um número e um título o qual deve ser autoexplicativo. Títulos de tabelas são escritos acima da tabela e os títulos de gráficos são escritos abaixo das figuras).

CONCLUSÕES Uma breve conclusão deve comentar se foram atingidos os objetivos propostos e outros pontos considerados relevantes durante a realização do experimento. Nesta seção são descritas claramente as conclusões retiradas das discussões e dos experimentos realizados no decorrer da pesquisa, e finalizada a parte textual do trabalho. Recomendações são declarações concisas de ações, julgadas necessárias a partir das conclusões obtidas, a serem usadas no futuro.

REFERÊNCIAS Não devem ser referenciadas fontes bibliográficas que não foram citadas no texto. Caso haja conveniência de referenciar material bibliográfico sem alusão explícita no texto, isto deve ser feito na sequência das referências, sob o título “Bibliografia Recomendada”. As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto, digitadas em espaço simples e separadas entre si por dois espaços simples. Além disso, devem estar em ordem alfabética, por autor.

APÊNDICE A – Título do apêndice Apêndices são textos ou documentos elaborados pelo autor do trabalho em questão, a fim de complementar a argumentação. Os apêndices devem ser identificados através de letras maiúsculas consecutivas e seus respectivos títulos, como no exemplo acima.

ANEXO A – Título do anexo Anexos são textos ou documentos não elaborados pelo autor do trabalho em questão, porém servem para fundamentação, comprovação e/ou ilustração. Os anexos devem ser identificados através de letras maiúsculas consecutivas e seus respectivos títulos, como no exemplo acima.