Contagem – Permutações e Combinações

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Transcrição da apresentação:

Contagem – Permutações e Combinações RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA - 2016

Cap.4 - Mais Permutações e Combinações Exemplo 1. De quantos modos 4 crianças podem formar uma roda? => PC = (n − 1)! => (4 − 1)! = 3! = 6 possibilidades. Exemplo 2. Considere um grupo formado por 7 homens (entre os quais José) e 5 mulheres (entre as quais Maria), do qual se quer extrair uma comissão constituída por 4 pessoas. Quantas são as comissões:

Possíveis? Formadas por 2 homens e 2 mulheres? Em que haja pelo menos 2 mulheres? Em que José participe, mas Maria não? Formadas por 2 homens, entre os quais José, e 2 mulheres, mas sem incluir Maria?

Solução: Exemplo 3. Quantos anagramas podemos formar com a palavra MATEMATICA? Solução 1: MATEMATICA tem letras repetidas: há 3 A, 2 M e 2 T, além de E, I e C, que aparecem uma vez cada. Solução 2: =>

Exemplo 4. De quantos modos 6 pessoas (João, Maria, Pedro, Janete, Paulo e Alice) podem ser divididas em 3 duplas? Solução: Como são 3 duplas, temos: O que nos leva a concluir que: Exemplo 5. Uma professora tem 3 bolas de gude para distribuir para 5 meninos (digamos, Alfredo, Bernardo, Carlos, Diogo e Eduardo).De quantos modos ela pode fazer essa distribuição: (a) Supondo que ela dê as bolas para 3 alunos distintos?

Solução: (b) Supondo que os contemplados possam ganhar mais de uma bola? (Por exemplo, Carlos pode receber todas as bolas.) O número de possibilidades é igual ao número de listas (x1, x2, x3, x4, x5 ) de números inteiros não negativos (representando o número de objetos dados a Alfredo, Bernardo, Carlos, Diogo e Eduardo, respectivamente) que satisfazem a equação => x1 + x2 + x3 + x4 + x5 = 3. De maneira genérica, temos => x1 + x2 +...+ xn = p

Vejamos alguns exemplos: Sendo assim a resposta será: Exercícios 1: De quantos modos podemos formar uma roda com 5 meninos e 5 meninas de modo que crianças de mesmo sexo não fiquem juntas? Solução: PC5 = 4! 4! × 5! = 24 × 120 = 2 880.

Exercício 2: De quantos modos é possível dividir 15 atletas em três times de 5 atletas, denominados Esporte, Tupi e Minas? Exercício 3: De quantos modos é possível dividir 15 atletas em três times de 5 atletas? Exercício 4: Quantos são os anagramas da palavra ESTRELADA? Exercício 5: Uma indústria fabrica 5 tipos de balas, que são vendidas em caixas de 20 balas, de um só tipo ou sortidas. Quantos tipos diferentes de caixa podem ser fabricados?

Solução 2: Solução 3: 756 756/6 = 126 126. Solução 4: Solução 5: x1 + x2 + x3 + x4 + x5 = 20. =>