Domingo XV do Tempo Comum

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Eis que o semeador saiu a semear”
Advertisements

Impedimento às bênçãos de Deus para uma família
QUEM É VOCÊ ?.
DOMINGO 15 do TEMPO COMUM Ciclo A
Um semeador saiu para semear...
A PARÁBOLA DO SEMEADOR Mateus 13:1-8,19-23.
Oração do Terço.
A Parábola do semeador Lucas 8:
“Eis que o semeador saiu a semear”
O RETRATO DA FAMÍLIA QUE SEMEIA. O RETRATO DA FAMÍLIA QUE SEMEIA.
Clique para passagem de slides Ligue o som
Começa o Ciclo C Domingo I do Advento 29 de Novembro de 2015 Música: Kyrie de Natal do séc. XII Juízo final de Giotto.
Ciclo C 17 de Janeiro de 2016 Domingo Segundo do Tempo Comum Música: Salmo 95 “Cantabo Domino” Capela antiga de Munique Imagens das muralhas de Jerusalém.
Andar com Cristo requer comprometimento com a Palavra! Marcos NVI.
Ciclo C Domingo sétimo da Páscoa Ascensão do Senhor Domingo sétimo da Páscoa Ascensão do Senhor 8 de Maio de 2016 Música: Jesus ressuscitou das trevas.
Ciclo C Quinto domingo da Quaresma Quinto domingo da Quaresma 13 de Março 2016 Música: Salmo “Para ti elevo os olhos” Sinagoga hebraica (2’16) Deserto.
Ciclo C Quinto domingo da Páscoa 24 de Abril 2016 Música: “Lux fulgebit” do cristianismo oriental (séc. V) Antioquia, novo centro de expansão do cristianismo.
Cicle C Primeiro domingo depois do Pentecostes A Santíssima Trindade Primeiro domingo depois do Pentecostes A Santíssima Trindade 22 de Maio de 2016 Música:
Ciclo C Domingo de PENTECOSTES Domingo de PENTECOSTES 15 de Maio de 2016 Melodia bizantina “3ª Estância Pascal”
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Ciclo C Domingo XIV do Tempo Comum Domingo XIV do Tempo Comum 3 de Julho de 2016 Canto em aramaico da Liturgia maronita, sobre os seguidores de Cristo.
Ciclo A Domingo XV do Tempo Comum Domingo XV do Tempo Comum 13 de Julho de 2014 Música: Liturgia Melkita séc.IV.
Ciclo B 26 de Agosto de 2012 XXI Domingo do Tempo Comum Música gregoriana.
Ciclo C Domingo 21 do Tempo Comum Domingo 21 do Tempo Comum 21 de Agosto de 2016 Música: Liturgia Melquita de S. João Crisóstomo séc. IV Cádiz (Társis)
Ciclo C Domingo XXVII do Tempo Comum Domingo XXVII do Tempo Comum 24 de Julho de 2016 Música: Prece ao Deus de Israel (Sinagoga hebraica) Mar Morto.
Ciclo C Domingo XXII do Tempo Comum Domingo XXII do Tempo Comum 28 de Agosto de 2016 Música Sefardita Nascer do sol visto do cume de Qumrán.
Ciclo C Domingo XXIII do Tempo Comum Domingo XXIII do Tempo Comum 4 de Setembro de 2016 Canto de peregrinos: “Vox nostra resonet” Canto de peregrinos:
Ciclo C Domingo XVIII do Tempo Comum Domingo XVIII do Tempo Comum 31 de Julho de 2016 Música da antiga liturgia da Gália Salomão e a rainha de Sabá (Piero.
Ciclo C Domingo depois do Pentecostes A Santíssima Trindade Domingo depois do Pentecostes A Santíssima Trindade 26 de Maio de 2013 Música: (Sinagoga hebraica)
Ciclo C Ciclo C Domingo XXVIII do Tempo Comum Domingo XXVIII do Tempo Comum 9 de Outubro de de Outubro de 2016 Música: prece sefardita Música:
Imagens junto do lago onde Jesus explicou as parábolas
Estrutura cananeia que sustenta os restos do Palácio de David
DOMINGO 16 ANO c A Peçamos que “Venha o Reino” das parábolas, escutando o Pai Nosso, de Romani Regina.
Música: “Aleluia” de Martinus 6’15 (Liturgia das Gálias)
Domingo XX do Tempo Comum
15º Domingo do Tempo Comum A qualidade do terreno é fundamental!
S. Jorge, padroeiro de Belém
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Prof.ª Rita Haddad
Poderia me doar alguns minutos de seu tempo.
As parábolas recolhidas da natureza
DOMINGO 15 ANO c A A música de Sofia Gubaidulina ilustrando o “Cântico ao sol” evoca a fecundidade das sementes Regina.
Musica: “O retorno” de Eleni Karaindrou
Domingo III do Advento “Gaudete” Música: Sinos de Montserrat
Domingo XV 13 de Julho de 2014 Música: Liturgia Melkita séc.IV
15 de Outubro de 2017 Domingo XXVIII do Tempo Comum Rebanho de Belém
Anatot, aldeia de Jeremias
Domingo XVIII do Tempo Comum
Imagens do manancial de Ghion
Domingo XI do Tempo Comum
Ah!, eu sou Pedro, como o primeiro apóstolo
Domingo XIV 8 de Julho 2018 do Tempo Comum Imagens da Arménia
Domingo XVII do Tempo Comum
O PAPEL DO FACILITADOR DA CÉLULA
Domingo XXX 28 de Outubro 2018 do Tempo Comum Primavera em Israel
Domingo III do Advento “Gaudete” Música: Sinos de Montserrat
Música: Salmo 22- Sinagoga Hebraica
Primeiro Domingo do Advento Música: Kyrie de Natal do séc. XII
Música: Salmo 150 sinagoga hebraica
VAMOS ORAR?. VERSÍCULO DO DIA Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.
Domingo IV da Páscoa 12 de Maio 2019
Santíssima Trindade 16 de Junho 2019 Cume de Keryat Jearim
SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
Domingo XVI 21 Julho 2019 do Tempo Comum Porta dourada
Música da antiga liturgia das Gálias
Domingo XX 18 de Agosto 2019 do Tempo Comum Cântico bizantino
Música: Liturgia Melquita de S. João Crisóstomo séc. IV
Domingo XXII 1 de Setembro 2019 do Tempo Comum Caminho para o Sinai
Música séc. IV Liturgia de S. João Crisóstomo
Domingo XXVII 6 de Outubro 2019 do Tempo Comum
Transcrição da apresentação:

Domingo XV do Tempo Comum Campos da Galileia Ciclo A Domingo XV do Tempo Comum 16 de Julho 2017 Música: Liturgia Melquita séc. IV

Agora a nós toca-nos defender esta natureza. Flores da Galileia Este domingo está dominado pela fecundidade da Palavra que Deus semeou na terra (evangelho), com a chuva (Isaías), e as colheitas (Salmo). Paulo diz: Agora todo o universo está esperando que se revele plenamente esta Palavra. Agora a nós toca-nos defender esta natureza.

Isaías 55, 10-11 Eis o que diz o Senhor: «Assim como a chuva e a neve que descem do céu não voltam para lá sem terem regado a terra, sem a terem fecun-dado e feito produzir, para que dê a semente ao semeador e o pão para comer, assim a palavra que sai da minha boca não volta sem ter pro-duzido o seu efeito, sem ter cumprido a minha vontade, sem ter realizado a sua missão». …A Palavra de Deus não fica estéril

Salmo 64 A semente caiu em boa terra e deu muito fruto. Visitastes a terra e a regastes, enchendo-a de fertilidade. As fontes do céu transbordam em água e fazeis brotar o trigo.

e abençoais as sementes. A semente caiu em boa terra e deu muito fruto. Assim preparais a terra; regais os seus sulcos e aplanais as leivas, Vós a inundais de chuva e abençoais as sementes.

A semente caiu em boa terra e deu muito fruto. Coroastes o ano com os vossos benefícios, por onde passastes brotou a abundância. Vicejam as pastasgens do deserto e os outeiros vestem-se de festa.

A semente caiu em boa terra e deu muito fruto. Os prados cobrem-se de rebanhos e os vales enchem-se de trigo. Tudo canta e grita de alegria.

Romanos 8, 18-23 Irmãos: Eu penso que os sofrimentos do tempo presente não têm comparação com a glória que se há-de manifestar em nós. Na verdade, as criaturas esperam ansiosamente a revelação dos filhos de Deus. Elas estão sujeitas à vã situação do mundo, não por sua vontade, mas por vontade d’Aquele que as submeteu, com a esperança de que as mesmas criaturas sejam também liber-tadas da corrupção que as escraviza, para receberem a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sabemos que toda a criatura geme ainda agora e sofre as dores da maternidade. E não só ela, mas também nós, que possuímos as primí-cias do Espírito, gememos interiormente, esperando a adopção filial e a libertação do nosso corpo.

ALELUIA A semente é a palavra de Deus e o semeador é Cristo. Quem O encontra viverá eternamente.

Mateus 13, 1-23 Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-Se à beira-mar. Reuniu-se à sua volta tão grande multidão que teve de subir para um barco e sentar-Se, enquanto a multidão ficava na margem. Disse muitas coisas em parábolas, nestes termos: «Saiu o semeador a semear. Quando semeava, cairam algumas sementes ao longo do caminho: vieram as aves e comeram-nas. Outras cairam em sítios pedregosos, onde não havia muita terra, e logo nasceram, porque a terra era pouco profunda; mas depois de nascer o sol, queimaram-se e secaram, por não terem raiz. Outras cairam entre espinhos e os espinhos cresceram e afogaram-nas. Outras cairam em boa terra e deram fruto: umas, cem; outras, sessenta; outras, trinta por um. Quem tem ouvidos, oiça». Os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Porque lhes falas em parábolas?». Jesus respondeu: «Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos Céus, mas a eles não. Pois àquele que tem dar-se-á e terá em abundância; mas àquele que não tem, até o pouco que tem lhe será tirado. É por isso que lhes falo em parábolas, porque vêem sem ver e ouvem sem ouvir nem entender. --/--

--/-- Neles se cumpre a profecia de Isaías que diz: ‘Ouvindo ouvireis, mas sem compreender; olhando olhareis, mas sem ver. Porque o coração deste povo tornou-se duro: endureceram os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para não acontecer que, vendo com os olhos e ouvindo com os ouvidos e compreendendo com o coração, se convertam e Eu os cure’. Quanto a vós, felizes os vossos olhos porque vêem e os vossos ouvidos porque ouvem! Em verdade vos digo: muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não viram e ouvir o que vós ouvis e não ouviram. Escutai, o que significa a parábola do semeador. Quando um homem ouve a palavra do reino e não a compreende, vem o Maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração. Este é o que recebeu a semente ao longo do caminho. Aquele que recebeu a semente em sítios pedregosos é o que ouve a palavra e a acolhe de momento com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, porque é inconstante, e, ao chegar a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, sucumbe logo. Aquele que recebeu a semente entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução da riqueza sufocam a palavra, que assim não dá fruto. E aquele que recebeu a palavra em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende. Esse dá fruto e produz ora cem, ora sessenta, ora trinta por um».

Original: Joan Ramírez (+) Imagens, leituras, música, comentários (versão catalã e caste-lhana): Regina Goberna, em colaboração com Àngel Casas Tradução para inglês: Vivian Townsend Tradução para italiano: Ramon Julià Tradução para euskera (basco): Periko Alkain Tradução para português: José Manuel Marques Pereira Tradução para francês: Àngel Casas Tradução para holandês: Ben Van Vossel Vídeo: Esther Lozano Monjas de S. Benito de Montserrat www.monestirsantbenetmontserrat.cat/regina