15: A Bíblia Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Bíblia é uma biblioteca de livros
Advertisements

Bíblia.
Classe de Adultos – ED – IPJG 13/01/2008 Fábio H. Menezes
A Oração.
Como um grão de areia, parece nossa vida!
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA BÍBLIA Antônio Mesquita Galvão
Diocese de São José do Rio Preto
A BÍBLIA A Bíblia é a colecção de livros, proclamados pela Igreja como escritos sob a inspiração do Espírito Santo, que contêm a “Palavra de Deus”. Trata-se.
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
Livros Proféticos Introdução
Jogo das PERGUNTAS.
A Doutrina da Palavra de Deus
NOVO TESTAMENTO MÓDULO 1.
O QUE VIMOS NA AULA PASSADA...
Livros Proféticos Velho Testamento F.
CAMPANHA VOU TRIUNFAR VILA SOLANGE 2013 ANOS DE GRANDES CONQUISTAS.
18: O culto cristão Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.
07: Introdução ao Credo Apostólico
09: O Credo Apostólico e a criação
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
01: Introdução aos Dez Mandamentos
06: Os deveres para com o próximo (IV)
A Bíblia é um livro comum ?
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
O Judaísmo Afonso Henriques 7ºA EMRC 2011/2012.
Os Profetas Menores Lições 3 e 4.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
1) O QUE É A BÍBLIA? A Bíblia é o resultado final de longa caminhada, fruto da ação de Deus, que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem.
A História de Deus Parte 2
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
COMO É COSTITUIDA A BÍBLIA?
Vendo CRISTO na Bíblia Títulos e nomes pelos quais o SENHOR JESUS é reconhecido pelo Seu povo.
14: O Credo Apostólico e a certeza de salvação
Panorama do Antigo Testamento
Introdução à Bíblia Facilitador: Manoel Lima de Oliveira.
Princípios Fundamentais da Interpretação Bíblica
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
12: O Credo Apostólico e a igreja (I)
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO.
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.
Espalhando a santidade Bíblica Por Toda a Terra
A palavra “TEMOR” - Definição:
CAPÍTULO XIV – DA FÉ SALVADORA I. A graça da fé, por meio da qual os eleitos são habilitados a crer para a salvação da sua alma, é obra que o Espírito.
AS ESCRITURAS.
CURSO BÍBLICO.
PÚBLICA PROFISSÃO DE FÉ
Lição 2 A BÍBLIA Professores Textos: Exemplos: Josias (II Reis )
3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 08 O Ministério da Palavra
 A Doutrina do Homem.
REVELAÇÃO: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
V.T - História dos Hebreus – A.C.
FORMAÇÃO DO NT O Novo Testamento inicia com a encarnação de Jesus Deus feito humano: Jesus Cristo (Jo 1,1ss). O divino humano (Fl 2,6-11)
2016 Com Deus.
ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS Sem. Juan Pablo Juica H.
Bíblia Sagrada.
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
Lição 2 2º Ciclo Conhecendo a Bíblia
1 Vida de Adoração Integral. 2 QUAL A META? CONHECER PORQUE DEVO FAZÊ-LA? MOTIVAÇÃO COMO REALIZÁ-LA? ESTRATÉGIA Se queremos ter uma vida próxima de Deus,
Organização Interna da Bíblia
UMA AVENTURA NO ANTIGO TESTAMENTO. 1. QUAL O LIVRO MAIS ANTIGO DO A.T.? 2. EM QUE LÍNGUA FOI ESCRITO O A.T.? 3. QUAL A DIVISÃO DO A. T.? 4. COMO POSSO.
Olá, estou iniciando uma série de apresentações sobre a Bíblia, mas não é um curso bíblico, nem o estudo específico de algum Livro Sagrado,
Introdução Geral à Bíblia.
Etapa 1 Novo testamento DEEP LIFE 06/02 a 11/04 10/03/17
Hino Oficial GÊNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO E NÚMEROS DEUTERONÔMIO, JOSUÉ, JUÍZES E RUTE SAMUEL, SAMUEL, REIS, REIS, CRÔNICAS, CRÔNICAS ESDRAS, NEEMIAS,
CRENTE. A sua publicação é o instrumento maior para conscientizar toda a Igreja Assembleia de Deus no Brasil. O grande valor desta DECLARAÇÃO DE FÉ.
Transcrição da apresentação:

15: A Bíblia Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF Deus, nosso Pai Celestial, nos concede os meios de graça – a Bíblia e os sacramentos – como canais de dispensação de suas bênçãos

Visto que somente a fé nos faz participar de Cristo e de todos os seus benefícios, de onde vem ela? Vem do Espírito Santo que a produz em nosso coração, pela pregação do evangelho, e a fortalece pelo uso dos sacramentos. Catecismo de Heidelberg (CH), pergunta 65. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

O que é a Bíblia Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 15.1

A Bíblia é uma coleção de livros – a Escritura dos cristãos Esta Escritura é a Palavra de Deus inspirada, infalível e suficiente, nossa única regra de fé e prática Por ela somos salvos, edificados e santificados Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Quantos e quais são os livros da Bíblia Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 15.2

Bíblia da ICAR: 73 livros › Bíblias protestantes: 66 livros O AT foi escrito no idioma hebraico (com poucos trechos em aramaico). O NT foi escrito no idioma grego No AT: 39 livros › No NT: 27 livros Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Livros do AT Gênesis (Gn) Êxodo (Êx) Levítico (Lv) Números (Nm) Deuteronômio (Dt) Josué (Js) Juízes (Jz) Rute (Rt) 1 Samuel (1Sm) 2 Samuel (2Sm) 1 Reis (1Rs) 2 Reis (2Rs) 1 Crônicas (1Cr) 2 Crônicas (2Cr) Esdras (Ed) Neemias (Ne) Ester (Et) Jó (Jó) Salmos (Sl) Provérbios (Pv) Eclesiastes (Ec) Cantares (Ct) Isaías (Is) Jeremias (Jr) Lm (Lm) Ezequiel (Ez) Daniel (Dn) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Livros do AT Oseias (Os) Joel (Jl) Amós (Am) Obadias (Ob) Jonas (Jn) Miqueias (Mq) Naum (Na) Habacuque (Hc) Sofonias (Sf) Ageu (Ag) Zacarias (Zc) Malaquias (Ml) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Livros do NT Mateus (Mt) Marcos (Mc) Lucas (Lc) João (Jo) Atos (At) Romanos (Rm) 1 Coríntios (1Co) 2 Coríntios (2Co) Gálatas (Gl) Efésios (Ef) Filipenses (Fp) Colossenses (Cl) 1 Tessalonicenses (1Ts) 2 Tessalonicenses (2Ts) 1 Timóteo (1Tm) 2 Timóteo (2Tm) Tito (Tt) Filemon (Fm) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Livros do NT Hebreus (Hb) Tiago (Tg) 1 Pedro (1Pe) 2 Pedro (2Pe) 1 João (1Jo) 2 João (2Jo) 3 João (3Jo) Judas (Jd) Apocalipse (Ap) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

A Bíblia deve ser lida Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 15.3

O desejo de ler a Bíblia é um dos primeiros sinais de conversão Tal leitura deve ser devocional É preciso separar um lugar e tempo para o desfrute da Palavra Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Recomenda-se a leitura regular diária Quanto ao método: Você pode ler iniciando em Gênesis e indo até o Apocalipse Você seguir um plano – veja planos em www.misaelbn.com/downloads/ Você pode ler os Salmos e o NT (1 vez a cada 6 meses) e o AT (1 vez por ano) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

A Bíblia deve ser ouvida Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 15.4

Deus fala conosco na pregação Temos de ouvir com humildade, interesse e discernimento, a fim de obter o máximo de cada sermão Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

A Bíblia deve ser estudada Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 15.5

Temos de estudar a Bíblia Habilidades do estudo eficiente: Observação: o que o texto diz Interpretação: o que o texto significa Aplicação: qual a utilidade do texto para nossa vida prática É preciso “dialogar” com os textos – fazer perguntas Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Perguntas do estudo bíblico Quem? Quê? Onde? Quando? Como? Por quê? O que aprendemos sobre a natureza humana? O que aprendemos sobre Deus e sua relação conosco? Quais são as ordens de Deus para nós? Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Perguntas do estudo bíblico Quais pecados precisamos confessar e abandonar? De que modo o texto apresenta Cristo e suas bênçãos? Como podemos amá-lo e servi-lo mais e melhor? Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Discuta e compartilhe experiências e ideias com seus irmãos na fé Peça a ajuda de Deus para saber quais perguntas são as mais adequadas à passagem estudada Compartilhe suas opiniões e dúvidas com o seu pastor, professor ou discipulador Discuta e compartilhe experiências e ideias com seus irmãos na fé Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

A Bíblia deve ser guardada por meio da meditação Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 15.6

Meditar é ruminar, ou seja, extrair calmamente os nutrientes da Escritura Na meditação conversamos com nossa própria alma acerca das verdades divinas › Pelo Espírito, a Palavra migra dos nossos ouvidos para nossos corações Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

A descoberta das verdades bíblicas deve produzir, além de conhecimento intelectual, desfrute da graça divina em amor Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

Pouco vale quão excelente ou quão poderosas são as verdades, se não as conhecermos. Pouco vale quão bem as conhecemos, se elas não ocupam nosso pensamento. E pouco vale o quanto ocupam nosso pensamento, se não as podemos ver, e não podemos vê-las a menos que o Espírito Santo abra os olhos de nosso coração. Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Charles Hodge Teólogo Protestante

A Bíblia deve ser praticada Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 15.7

O contato com a Escritura deve produzir obediência Nós não “brincamos” de religião, mas cremos e agimos como seguidores de Cristo Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Questões ligadas à profissão de fé Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 15.8

Vocês confessam que as Escrituras Sagradas do Velho e do Novo Testamentos são a Palavra de Deus e a única regra de fé e prática dada por ele à sua igreja, e que são falsas e perigosas todas as doutrinas e cerimônias contrárias a essa Palavra, e todos os usos e costumes acrescentados à simples lei do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo? Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Atividades, palavras finais e oração... Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

15: A Bíblia Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.