A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRENTE. A sua publicação é o instrumento maior para conscientizar toda a Igreja Assembleia de Deus no Brasil. O grande valor desta DECLARAÇÃO DE FÉ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRENTE. A sua publicação é o instrumento maior para conscientizar toda a Igreja Assembleia de Deus no Brasil. O grande valor desta DECLARAÇÃO DE FÉ."— Transcrição da apresentação:

1 CRENTE

2

3 A sua publicação é o instrumento maior para conscientizar toda a Igreja Assembleia de Deus no Brasil. O grande valor desta DECLARAÇÃO DE FÉ está em sua íntima e inseparável comunhão com as doutrinas bíblicas. Mesmo em forma sintética, abrange todas as principais doutrinas bíblicas, facilitando o conhecimento e conservando nossa mente contra as muitas heresias. Nossa DECLARAÇÃO DE FÉ facilita aos nossos irmãos um melhor conhecimento bíblico e ajuda-nos na preparação da fé de novos membros da Igreja. São interpretações autorizadas das Escrituras Sagradas aceitas e reconhecidas por uma igreja ou denominação.

4 Propósito Classificação Estrutura O poder da Palavra de Deus Os livros apócrifos e pseudoepígrafos Mensagem Sobre as Sagradas Escrituras 1 2 3 4 5 6

5 Nossa declaração de fé é esta: cremos, professamos e ensinamos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, única revelação escrita de Deus dada pelo Espírito Santo, escrita para a humanidade e que o Senhor Jesus Cristo chamou as Escrituras Sagradas de a “Palavra de Deus”; que os livros da Bíblia foram produzidos sob inspiração divina: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil” (2 Tm 3.16 – ARA). Isso significa que toda a Escritura foi respirada ou soprada por Deus, o que a distingue de qualquer outra literatura, manifestando, assim, o seu caráter sui generis. As Escrituras Sagradas são de origem divina; seus autores humanos falaram e escreveram por inspiração verbal e plenária do Espírito Santo: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.21).

6 Deus soprou nos escritores sagrados, os quais viveram numa região e numa época da história e cuja cultura influenciou na composição do texto. Esses homens não foram usados automaticamente; eles foram instrumentos usados por Deus, cada um com sua própria personalidade e talento. A inspiração da Bíblia é especial e única, não existindo um livro mais inspirado e outro menos inspirado, tendo todos o mesmo grau de inspiração e autoridade. A Bíblia é nossa única regra de fé e prática a inerrante, completa e infalível Palavra de Deus: “A lei do SENHOR é perfeita” (Sl 19.7). É a Palavra de Deus, que não pode ser anulada: “e a Escritura não pode falhar” (Jo 10.35 – ARA).

7

8 O LIVRO DE DEUS A MENSAGEM DE DEUS

9 A ESTRUTURA DA BÍBLIA QUANTOS LIVROS PERÍODO EM QUE FORAM ESCRITOS DUAS GRANDES PARTES AUTORES 66 LIVROS AT e NT 1.600 40 AUTORES

10 CLASSIFICAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO CONTÉM 39 LIVROS 1. LEI – 2. HISTÓRIA – 3. POESIA – 4. PROFECIA Êx Lv Gn Nm Dt Js Jz 1 Sm 2 Sm 2 Rs Rt 1 Rs Ed 1 Cr 2Cr Ne Et JóSl PvEcCt IsJrLm Ez Dn Os Jl Am Ob Jn Mq Na Hc Sf Ag Zc Ml 5 livros 12 livros 5 livros - 17 livros

11 CLASSIFICAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO 27 LIVROS 1. BIOGRAFIA 2. HISTORIA 3. Cartas 4. PROFECIA Contém 1 livro 21 livros 1 livro MtMc LcJo Atos dos Apóstolos Rm 1 Co2 Co Gl Ef Fp Cl1 Ts 2 Ts 1 Tm 2 Tm Tt Fm 4 livros Hb Tg 2 Pe 1 Pe 1 Jo 3 Jo 2 Jo Jd Apocalipse

12 PROPÓSITOPROPÓSITO 1. Revelar o próprio Deus 2. Expressar a sua vontade à humanidade

13 O PODER DA PALAVRA DE DEUS

14

15 OS LIVROS APÓCRIFOS E PSEUDOEPÍGRAFOS Não reconhecemos a autoridade espiritual dos livros apócrifos, nem dos pseudoepígrafos, chamados pelos católicos romanos, respectivamente, de deuterocanônicos e apócrifos. O Senhor Jesus fez menção das Escrituras Sagradas dos seus dias, a Bíblia tripartida dos judeus, “Lei, Profetas e Escritos”, e nelas não constam esses livros, pois nunca fizeram parte do Antigo Testamento dos judeus.

16 OS LIVROS APÓCRIFOS E PSEUDOEPÍGRAFOS O que signifca Apócrifo “oculto” ou “difícil de entender” Significado das palavra CÂNON – É uma palavra de origem semítica. Na língua hebraica “qãneh” (Ez. 40.3) e no grego “kanón” (Gl. 6.16), tem sido traduzido em nossas versões em português como “regra”, “norma”. Significado da palavra PSEUDOEPÍGRAFO “escritos falsos”. CANÔNICO – Aquilo que está de acordo com o cânon, em relação aos 66 livros da Bíblia hebraica e evangélica.

17 Os livros apócrifos aceitos pela Igreja Católica são: 1.Tobias 2. Judite 3. A Sabedoria de Salomão 4. Eclesiástico 5.Baruque (e a Carta de Jeremias) 6. 1 e 2 Macabeus 7.Trechos acrescentados a Ester 8. Trechos acrescentados a Daniel A Igreja Romana aprovou os apócrifos em 8 de Abril de 1546, como meio de combater a Reforma Protestante. Nessa época os protestantes combatiam violentamente as doutrinas romanistas do purgatório, oração pelos mortos, salvação pelas obras, etc. Os romanistas viam nos apócrifos base para tais doutrinas, e apelaram, para eles aprovando-os como canônicos.

18 MENSAGEM 1. Clara, objetiva, entendível, completa e amorosa 2. Levar-nos à redenção em Jesus Cristo 3. Devemos interpretá-la sob a orientação do Espírito Santo, observando as regras gramaticais e o contexto histórico e literário 4. Fornece-nos, ainda, o conhecimento essencial e indispensável à nossa comunhão com o Pai Celestial e com o próximo Boa Prova!


Carregar ppt "CRENTE. A sua publicação é o instrumento maior para conscientizar toda a Igreja Assembleia de Deus no Brasil. O grande valor desta DECLARAÇÃO DE FÉ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google