13: O Credo Apostólico e a igreja (II)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística VI-C
Advertisements

Pesquisa TOPIC Brasil 2001.
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
IGREJA MULTIPLICADORA
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
SERMÃO EXPOSITIVO.
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
DIZIMO PROCESSO EVOLUTIVO NA FÉ
IGREJA.
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
Presbiterianismo Disciplina: E.M.R.C.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
10: O Credo Apostólico e a salvação
18: O culto cristão Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.
07: Introdução ao Credo Apostólico
03: Os deveres para com o próximo (I)
17: A oração Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.
09: O Credo Apostólico e a criação
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
01: Introdução aos Dez Mandamentos
UM PADRE, UM PASTOR E UM RABINO
16: Os sacramentos Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.
04: Os deveres para com o próximo (II)
Encontro Introdutório
O projeto de Deus para seu lar
06: Os deveres para com o próximo (IV)
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
IRMÃS FRANCISCANAS DO CORAÇÃO DE MARIA
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA FRAÇÃO DO PÃO
A casa de Deus é uma instituição sem fronteiras, formada por homens e mulheres, unidos pela Palavra, motivados por uma esperança, incumbidos de um.
Eclesiologia - Expositor: Presbítero Ricardo Marques
O Sistema Presbiteriano de Governo da Igreja
Igreja: comunidade de comunidades
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
O projeto de Deus para seu lar
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
Revª Irene Garcia Costa de Souza
A Igreja Local e Eu 16 de outubro de 2011
Comportamento Modelo Tito 3 1. Comportamento Modelo Objetivos: Compreender e argumentar sobre o papel dos cristão numa sociedade não cristã. Definir com.
14: O Credo Apostólico e a certeza de salvação
A formação integral do cristão
Igreja Pentecostal da Bíblia
Treinamento de Líderes
Professor Roney Ricardo
1 | A teologia da prosperidade
Marcas 18 de setembro de  Igreja é o conjunto de todas as pessoas que pertencem ao Senhor, que foram compradas pelo sangue de Cristo. ◦ Tempo –
Congregação Missionária de Jesus Crucificado
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
O LÍDER E A ESTRUTURA DA IGREJA
O PRESBÍTERO, BISPO OU ANCIÃO
12: O Credo Apostólico e a igreja (I)
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
MUDANÇA DE PARADIGMA NA IGREJA: TOMANDO O CAMINHO DE VOLTA SEMINÁRIO BETEL BRASILEIRO 2010.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEOLOGIA PARA GRADUADOS CETEG
PÚBLICA PROFISSÃO DE FÉ
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Tema do 3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 05
INTRODUÇÃO – Na sequência do estudo da Epístola de Paulo a Tito, analisaremos hoje a primeira parte do seu segundo capítulo. – A igreja local tem vários.
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Integração de visitantes e crescimento da Igreja
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Faculdade Batista de Minas Gerais Curso de Bacharelado em Teologia Disciplina: Eclesiologia Prof. Reinaldo Arruda Pereira Faculdade Batista de Minas Gerais.
DEUS ENSINA: Nossos Símbolos de Fé Hebreus 4.12 Presb. Josimar Santos Rosa.
Gestão ministerial competência e responsabilidades ministeriais gerais Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA E JURÍDICA DA IGREJA
Conceitos e visões filosóficas
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Os sistemas de governo eclesiástico
Transcrição da apresentação:

13: O Credo Apostólico e a igreja (II) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Neste estudo abordaremos os sistemas de governo eclesiástico e conheceremos os direitos e deveres dos membros da IPB Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. Imagem © 123RF

Os sistemas de governo eclesiástico Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 13.1

Sistema de governo eclesiástico é o “padrão organizacional pelo qual a igreja é governada” Há basicamente três principais formas de governo: episcopal, congregacional e presbiteriano Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

13.1.1 O sistema episcopal Este sistema preconiza a regência de uma pessoa sobre toda a denominação O governo é exercido por um líder geral ou mundial Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Exemplos de igrejas episcopais são a ICAR e a Metodista ou Anglicana As igrejas regidas pelo sistema episcopal respondem a um comando central único Exemplos de igrejas episcopais são a ICAR e a Metodista ou Anglicana Algumas denominações que o utilizam acolhem ensinos contrários à Bíblia Não é bíblica a concentração de poder nas mãos de uma só pessoa Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

O sistema congregacional 13.1.2 O sistema congregacional Neste sistema o governo é exercido pela congregação Questões doutrinárias são discutidas localmente As decisões são tomadas pelo voto da maioria dos membros Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Destaca-se o ideal democrático e a distribuição homogênea do poder Os processos decisórios são compartilhados De acordo com a Bíblia, nem sempre a opinião da maioria é a melhor opção Não existem instâncias superiores às quais recorrer Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

O sistema presbiteriano 13.1.3 O sistema presbiteriano Neste sistema o governo é representativo – exercido por um corpo de presbíteros (anciãos) eleitos Este governo é conciliar – as decisões são tomadas por concílios Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

O sistema reconhece dois tipos de presbíteros, o docente e regente Uma igreja pode ter mais de um presbítero docente e nunca menos do que dois presbíteros regentes Tais presbíteros são incumbidos de pastorear o rebanho Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

As igrejas presbiterianas são federadas e confessionais Questões práticas e doutrinárias são discutidas nos concílios, à luz das Escrituras e de tais símbolos Os processos decisórios são compartilhados Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

A autoridade dos líderes é regulada pela Bíblia O pastor é um presbítero entre presbíteros A liberdade de consciência do cristão é respeitada ao mesmo tempo em que se coíbe o personalismo Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Há foco na organização e legalidade dos procedimentos Permite recorrer a uma instância superior Questões disciplinares ou de administração árida são tratadas privativamente Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

A biblicidade dos sistemas 13.1.4 A biblicidade dos sistemas Cada sistema de governo pressupõe uma base bíblica Diversas partes da Escritura endossam o sistema presbiteriano O presbiterianismo é bíblico em sua origem e modo de funcionamento, democrático e organizado em sua gestão e confiável em sua teologia Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Direitos e deveres do membro da igreja Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 13.2

Os membros da IPB assumem 5 deveres A IPB possui dois tipos de membros, comungantes (os que fizeram a profissão de fé) e não-comungantes (menores de 18 anos batizados na infância) O membro da IPB compartilha de privilégios de sua cidadania local e extralocal Os membros da IPB assumem 5 deveres Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Questões ligadas à profissão de fé Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados. 13.3

E vocês prometem mais que, como membros desta igreja, se sujeitarão às autoridades constituídas para o seu ensino e governo, enquanto forem fiéis às Sagradas Escrituras? Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

Atividades, palavras finais e oração... Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.

13: O Credo Apostólico e a igreja (II) Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.