“Ó espíritas! (...) com-preendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO PRINCÍPIO DAS COISAS CONHECIMENTO.
Advertisements

PALAVRAS DE CHICO XAVIER / EMMANUEL
FUNDAMENTAL –TOMO 1/2007 TURMA A - MÓDULO IX
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
PSICOLOGIA.
Programa III Roteiro 13.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
Adultério.
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
RELAÇÔES PAIS E FILHOS : UM EXERCÍCIO DE AMOR E CRESCIMENTO
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
AS CRIANÇAS E OS JOVENS NO CARNAVAL: COMPROMISSO DOS PAIS
Elaborado por: Carmi Wildner Disponível na página
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
A formação de hábitos de saúde deve começar no ambiente familiar.
Infância e Educação.
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
FONTE VIVA FRANCISCO CANDIDO XAVIER DITADO PELO ESPÍRITO EMMANUEL
DAFA/FERGS Departamento de Assuntos da família.
Quartas Especiais Orientação da Criança.
Os bons Espíritas Emerson V da silva.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
APROVEITAMENTO Vinha de Luz – Lição 14 – Chico e Emmanuel
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS II A LINGUAGEM DA ALMA. Numa determinada manhã luminosa, na paróquia da Mãe da Divina Providência, bairro de Val-de-Cães, um.
O Evangelho no Lar e no Coração
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Namoro Santo: uma Caminhada em
Ciclo III Mediunidade nas Diversas Situações da Vida
Caminhando pela Vida Não devemos nos esquecer que estamos fazendo uma caminhada em nossa existência física para atingir o destino, que é o nosso processo.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Ministério com Casais.
FALAR EM PÚBLICO.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo XII: Lei de Sociedade e Lei do Trabalho Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
Reencarnação e transformação íntima
EDUCAR É AMAR Sergito de S Cavalcante. A violência tem sido um dos mais lamentáveis e terríveis problemas que a sociedade atual enfrenta.
Evangelização e família
Equipe de Atendimento Espiritual Federação Espírita do Paraná
ESPÍRITAS NO EVANGELHO Comenta o Evangelho, nas tarefas doutrinárias do Espiritismo, entretanto, diligencia exumar as sementes divinas da verdade, encerradas.
PAIS: EDUCADORES DO CORAÇÃO.
Reencarnação e os laços de família
Decepções Raul Teixeira.
LUCIDEZ KARDEQUIANA.
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
VIVENCIANDO KARDEC!.
VICIAÇÃO MENTAL NO LAR. AS ALMAS SE REÚNEM, OBEDECENDO ÀS TENDÊNCIAS
LIÇÃO 11 INTRODUÇÃO: Prov. 3:7; Rom. 14:12.
NOSSA NECESSIDADE DE JESUS PPS COM ÁUDIO Basta olharmos os passos incertos da terrena humanidade, para vermos que a sua necessidade maior é de Jesus.
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
DIAS DIFÍCEIS Há dias que parecem não terem sido feitos para você.
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
Família e Ambiente Familiar
DOUTRINA DOS ANJOS GUARDIÃES ANJOS GUARDIÃES REVISTA ESPÍRITA – Allan Kardec Formatação e Montagem: E.Gaudenzi Música : Ave Maris Stella.
A DEFINIÇÃO PSICOLÓGICA FEMININA OU MASCULINA A TRAMA DOS RECURSOS SOMÁTICOS NADA MAIS É DO QUE A SOMA DE TODOS OS RECURSOS ABENÇOADOS DO CORPO FÍSICO.
VIVER VALE A PENA Suicídio nunca!
Endereço da Felicidade
Importância do tratamento espiritual
“Os pais devem considerar isso. Eles precisam compreender os princípios que fundamentam o cuidado e a educação das crianças. Devem ser capazes de criá-las.
Conheça a Si Mesmo Shanta Gabriel.
Quando vos apresentardes para orar, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, perdoe também os vossos.
Módulo I – Vida no mundo espiritual
Transcrição da apresentação:

“Ó espíritas! (...) com-preendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso a-mor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada.” O ESE cap XIV GRUPO ESPÍRITA SEARA DO MESTRE Adriana Pizzuti Apresentação disponível em www.searadomestre.com.br

“Os horrores da violência, do crime e das guerras individuais, coletivas e interna-cionais tomam conta das sociedades,(...). O orgulho impera e a indiferença pelo destino das demais criaturas caracteriza estes dias de ansiedade, de medo e de solidão. (...)” Joanna de Ângelis

São tempos de transição!

“Há um elemento a que não se tem dado o devido valor (. ) a educação “Há um elemento a que não se tem dado o devido valor (...) a educação. Não a Educação intelectual, mas a educação moral.(...)” O Livro dos Espíritos - questão 685 - a Comentário de Allan Kardec

“(...) Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres.(...) O Livro dos Espíritos - questão 917 Comentário de Allan Kardec

“(...) Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos.”

“(...) Quando essa arte for conhecida, compreendida e praticada, o homem terá no mundo hábitos de ordem e de previdência para consigo mesmo e para com os seus, de respeito a tudo que é respeitável, (...).” O Livro dos Espíritos - questão 685 -a Comentário de Allan Kardec

“Os Espíritos só entram na vida corporal para se aperfeiçoarem, para se melhorarem. A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores. (...)” O Livro dos Espíritos - questão 385 Allan Kardec

“A CRIANÇA É UM LIVRO EM BRANCO”

Os Espíritos dos pais exercem alguma influência sobre os dos filhos depois do nascimento deste? “Muito grande.(...)Os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma tarefa. (...)” O Livro dos Espíritos - questão 208 Allan Kardec

“Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda observação.” O Livro dos Espíritos - questão 917 Comentário de Allan Kardec

“A arte de amar e educar, porém, exige muita habilidade moral, aprendizagem e vivência das leis morais e análise psicológica, emocional e das ações da criança” A arte moral de educar os filhos Walter Barcelos

Como educadores... Atendemos, devidamente, aos deveres à frente da existência, demonstrando aos nossos educandos a seriedade da vida? Temo-nos mantido na fidelidade aos com-promissos domésticos,(...)? Vereda Familiar Thereza de Brito/Raul Teixeira

Como educadores... Adotamos postura crítica, analítica ao lado das nossas crianças e dos jovens para que amadureçam conosco? Conseguimos renunciar aos próprios vícios e enganos conscientes, a fim de orientar nossos pequenos com base em dignas e seguras trajetórias? Vereda Familiar Thereza de Brito/Raul Teixeira

Primeiras lições de moral da infância “Sendo os primeiros médicos da alma dos filhos (os pais), deveriam ser instruídos, não só de seus deveres, mas dos meios de cumpri-los.” Revista Espírita - fev 1864 Allan Kardec

“Acreditar que basta ter filhos para ser pai é tão absurdo quanto acreditar que basta ter instrumentos para ser músico.” Mansour Chalita

Cuidado com o conteúdo do que apresentamos às crianças! “Vibrações de teor elevado despertarão os impulsos superiores e nobres ao mesmo tempo em que propiciam o desenvolvimento dos sentimentos superiores do supercons-ciente, visto ser a criança um ser perfectível.” Educação do Espírito Walter Oliveira Alves

Cuidado com o conteúdo do que apresentamos às crianças! “No entanto, vibrações de teor inferior poderão acordar prematuramente impulsos do mesmo teor, propiciando o surgimento de sentimentos inferiores que o espírito guarda afinidade ou que cultivou no passado (...).”

“O que não é visto não é lembrado.”

Instrumentos úteis ao bom trabalho... Diálogo: “Hoje quando tantos filhos sofrem a carência da presença dos pais, mesmo tendo-os ainda no corpo, revise como tem sido o seu entrosamento com os seus filhos.” Vereda Familiar Thereza de Brito/Raul Teixeira

Instrumentos úteis ao bom trabalho... O bom exemplo: “Todas as suas orien-tações, palavras e ensinos ruirão por terra, se você apenas quiser ensinar sem que viva, nobremente, os ensinos que ministra.” Vereda Familiar Thereza de Brito/Raul Teixeira

Instrumentos úteis ao bom trabalho... Cooperação no lar: “Não os deveremos preparar para os tempos de facilidade e abastança(...). Deveremos ofertar-lhes esses pequenos grandes auxílios da casa para aprenderem a colaborar.” Vereda Familiar Thereza de Brito/Raul Teixeira

Instrumentos úteis ao bom trabalho... Educação estética: Filmes, músicas, artes de conteúdo edificante. Contar histórias de pessoas que foram exemplo de moralidade e prática do bem.

Instrumentos úteis ao bom trabalho... Afeto: “Na criança está momentaneamente adormecida uma mente criativa, uma energia em potencial, pronta para reconstruir seu mundo, suas emoções, a expensas do meio que lhe cerca, do amor que lhe chega.”

Instrumentos úteis ao bom trabalho... Evangelização: “Se é válido vacinar os pequeninos contra certas doenças (...) não deveremos olvidar a grandeza de que se constitui a Doutrina de Jesus, como abençoada medicação profilática, (...)”. Vereda Familiar Thereza de Brito/Raul Teixeira

Instrumentos úteis ao bom trabalho... Prece: “Luz inapagável passa a brilhar sobre o lar onde perduram as vibrações da prece. Ondas permanentes de harmonia en-volvem o ambiente familiar, saúde espiritual inarredável costuma penetrar as almas (...).” Vereda Familiar Thereza de Brito/Raul Teixeira

Instrumentos úteis ao bom trabalho... Histórias: Recentes avanços da ciência permitiram mapear o impacto de atividades como o brincar, cantar, conversar e comparti-lhar histórias (...).”

Por que contar histórias? As histórias abrem espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade. A contação de histórias é uma ferramenta que incentiva a criança, desde cedo a ler outros livros;

Por que contar histórias? Ler em voz alta é uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer para preparar a criança para ter sucesso na escola; Quanto mais palavras os pais usam quando falam com bebês de 8 meses, maior será seu vocabulário aos 4 anos de idade; Os livros contêm muitas palavras que não ocorrem na linguagem que falamos no dia a dia;

Por que contar histórias? Os enredos geralmente são organizados de forma que um conteúdo moral possa ser inferido das ações dos personagens e isso colabora para a construção da ética e da cidadania em nossas crianças. Através das histórias a criança desen-volve a confiança na força do bem;

Por que contar histórias? Estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação, o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, as relações espaciais e temporais ; Podem ser usadas tanto no diagnóstico como na intervenção psicopedagógica em instituições e na clínica;

Por que contar histórias? É fator de fortalecimento do vínculo amoroso e da memó-ria afetiva; No momento de contar e ouvir um conto, os pais se fortalecem no filho – que, por sua vez, encontra força nos pais desenvolvendo um elo de afeto e respeito;

Por que contar histórias? Através das histórias, a criança, elabora questões que a angustiam e se sente ali-mentada Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo, preparamos o pequeno ouvinte para viver com mais segurança as suas próprias derrotas e perdas: Resiliência.

CONTAR HISTÓRIAS É UMA PROVA DE AMOR!

Instrumentos úteis ao bom trabalho... Evangelho no Lar: Quando usamos histórias infantis a narrativa desperta a atenção da criança e ajuda a reter o conhecimento. Com a atuação dos benfeitores que acompanham a família a criança se torna mais receptiva aos ensinamentos contidos na história.

“O que nos deve inte-ressar (. ) é a semeadura do bem “O que nos deve inte-ressar (...) é a semeadura do bem. A germinação, o desenvolvimento, a flor e o fruto pertencem ao Senhor.” Aniceto em Os Mensageiros André Luis/Chico Xavier

“Cada criança leva consigo um projeto de luz que nós todos deveremos auxiliar a concretizar-se.” Vereda Familiar Thereza de Brito/Raul Teixeira