Prefeitura de Santo André

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Data Center Definido por Software
Advertisements

Sistemas Distribuídos
Desempenho da Computação Paralela em Ambientes Virtualizados
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Sistemas operacionais
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Sistemas Distribuídos
Daniel Paulo Introdução A disponibilidade de um sistema é a probabilidade de que ele esteja funcionando num determinado momento.
INFOVIA MUNICIPAL DE SANTOS
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
Apresentação Institucional 2008/04
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
A PRESENTAÇÃO I NIT N ET A INIT NET é uma empresa idealizada no final de 1999 tendo como finalidade fornecer soluções comerciais baseadas em três pilares:
Cloud Computing.
DOCUMENTO CONFIDENCIAL DA MICROSOFT Set 2009 | Página 1 | Apresentação para BDMs.
Professora Vanessa Fonseca
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
Maria Tereza Nagel Junho 2004 Grids de Agentes Processadores para Gerência de Redes de Computadores e Telecomunicações Orientador: Prof. Dr. Carlos Becker.
1 Programa de Engenharia Elétrica - PEE/COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Extending OpenFlow for Unified Management and Control of Cloud.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
TI para uma Instituição de Ensino Dinâmica
Implantação e Gerenciamento do Windows Server com o System Center
Sistemas Distribuídos
MPViCOS Multi Purpose Virtual Cluster Orchestration System II Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo São José dos Campos/SP Alexandre T.
4 - Planejamento e Organização da manutenção
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Virtualização.
Plano Estratégico do Setor de Tecnologia da Informação
Soluções de TI seguras, integradas e continuadas H igh P erformance C omputing.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Data Warehouse para a Saúde Pública: Estudo de Caso SES-SP
Gerenciamento de conteúdo e automação de processos de trabalho com o novo 2007 Microsoft Office system.
(Aula complemento) – Parte 1
Sistemas Distribuídos
“Integrando o país, com logística de resultado.”
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
1 © Copyright 2014 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Armazenamento Definido por software Convergência. Escalabilidade.Desempenho.Elasticidade.
Private Cloud na Prática VIR302
Parceria Estratégica. 1.Mandic, Soluções e Parceria. 2.O que é Computação em Nuvem? 3.A Oportunidade. 4.Como se diferenciar com o modelo de negócio na.
O primeiro passo para a nuvem
Aula 5 Transição do Serviço 1º Período – Tecnologia de Redes João Paulo Siqueira Rocha
Processos.
Sistemas Distribuídos
Sistemas de Informações Gerenciais
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Definição um sistema de BD distribuído consistem em uma rede de várias ocorrências de bases de dados interligadas. característica principal para o usuário,
Soluções inovadoras em governança de TI
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Rede Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Backup  Um dos pontos importantes nos sistemas baseados em redes de computadores é a possibilidade de recuperação.
Computação Autônoma no InteGrade Raphael Y. de Camargo (IME-USP) Janeiro de 2004.
Bem-vindo!.
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
Introdução aos Sistemas Operacionais
Arquitetura de computadores
Leandro Ramos  1 - Consolidação de servidores Reduzir a quantidade de servidores ajuda drasticamente a reduzir consumo de energia.
Infraestrutura Hiper Convergente e Invisível
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Virtualização: Conceito Luciano Palma Microsoft Brasil.
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
Portfólio de Serviços TI
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS. Aquisição de Buc´s, Modens e LNB´s Aquisição de certificados digitais Solução de alta disponibilidade Renovação.
Estrutura Organizacional da Infor Gerência de Tecnologia da Informação Diretoria de Administração.
Garantir a segurança da informação Otimizar os processos de prestação de serviços públicos Prestar apoio técnico aos projetos e processos.
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi 4.1 Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
Transcrição da apresentação:

Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática Infovia Municipal: A tecnologia impulsionando o desenvolvimento comunitário 680 mil habitantes 175 km² Orçamento: 2bi

Planejamento Estratégico Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática Planejamento Estratégico Infovia Modernização do Data Center Consolidação dos Servidores Virtualização dos Servidores Demanda de Serviços

Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática INFOVIA Melhor prestação de serviço à população através da maior agilidade em seus processos Nossa estrutura física de rede estava no limite de uso, não podendo expandir para atender novas necessidades. Precisávamos aumentar a capacidade de nosso switch core e de outros ativos da rede. Implementar o uso de telefonia IP e utilização da mesma rede para monitoramento.

Sites Interligados Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática Sites Interligados

Sites Interligados Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática Sites Interligados

KM de Fibra Óptica Interligada Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática KM de Fibra Óptica Interligada

DISTRIBUIÇÃO DOS POP´S Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática DISTRIBUIÇÃO DOS POP´S

Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática

MODERNIZAÇÃO DO DATA CENTER E CONSOLIDAÇÃO DOS SERVIDORES Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática MODERNIZAÇÃO DO DATA CENTER E CONSOLIDAÇÃO DOS SERVIDORES PROBLEMAS Ausência de replicação e espelhamento dos serviços essenciais, o que poderia acarretar a perda de dados fundamentais a PSA; Infra estrutura inadequada e insegura para a adequação do parque tecnológico. Falta de padronização de equipamentos Utilização de desktops como servidores. Alto consumo de energia elétrica. Má utilização do espaço físico.                                                           

MODERNIZAÇÃO DO DATA CENTER Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática MODERNIZAÇÃO DO DATA CENTER

MODERNIZAÇÃO DO DATA CENTER Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática MODERNIZAÇÃO DO DATA CENTER

MODERNIZAÇÃO DO DATA CENTER Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática MODERNIZAÇÃO DO DATA CENTER

MODERNIZAÇÃO DO DATA CENTER E CONSOLIDAÇÃO DOS SERVIDORES Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática MODERNIZAÇÃO DO DATA CENTER E CONSOLIDAÇÃO DOS SERVIDORES

VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES Otimização de uso de recursos Alocação dinâmica e inteligente de recursos de hardware para garantir o alinhamento ideal entre negócios e TI O que é? Processo de compartilhamento de hardware, permite a execução de inúmeras aplicações em um único equipamento. Cada máquina operacional criada é um ambiente operacional completo, seguro e isolado, como se fosse um computador independente. Dessa forma colocamos N servidores virtuais em um mesmo servidor físico. Maior eficiência, menor complexidade do ambiente. Permite automatizar a manutenção de hardware Demanda dos negócios VMware® Distributed Resource Scheduler (DRS) dynamically allocates and balances computing capacity across a collection of hardware resources aggregated into logical resource pools. VMware DRS continuously monitors utilization across resource pools and intelligently allocates available resources among the virtual machines based on pre-defined rules that reflect business needs and changing priorities. When a virtual machine experiences an increased load, VMware DRS automatically allocates additional resources by redistributing virtual machines among the physical servers within the network. VMware DRS allows IT organizations to: Prioritize resources to the highest value applications in order to align resources with business goals. Optimize hardware utilization automatically and continuously to respond to changing conditions. Provide dedicated (virtual) infrastructure to business units while giving central IT complete control over hardware. Conduct zero-downtime server maintenance How does VMware DRS work? VMware DRS dynamically allocates and balances computing capacity across collections of hardware resources aggregated into logical resource pools. VMware DRS continuously monitors utilization across the resource pools and intelligently allocates available resources among virtual machines. VMware DRS allows users to define the rules and policies how virtual machines share resources and how these resources are prioritized among multiple virtual machines. When a virtual machine experiences increased load, VMware DRS first evaluates its priority against the established resource allocation rules and policies, and if justified, allocates additional resource. .Additional resources are allocated to the virtual machine by either migrating it to another server with more available resources or by making more “space” for it on the same server by migrating other virtual machines to different servers.. VMware DRS can be configured to operate in automatic or manual mode. In automatic mode, it migrates virtual machines to the most appropriate physical servers. The live migration of the virtual machines to the different physical server is executed completely transparent to end-users though VMware VMotion. In manual mode, VMware DRS provides a recommendation for optimal placement of virtual machines, and leaves it to the system administrator to decide whether to make the change. Flexible hierarchical organization of resource pools allows administrators to match available IT resources to the needs of the business organization. Individual business units can receive dedicated IT resources while still benefiting from the efficiency of resource pooling. Robust access privileges make it possible to delegate routine infrastructure tasks for a business unit resource pool to a business unit administrator. VMware DRS optimizes IT environments to align resources with business goals while ensuring flexibility and efficient utilization of hardware resources. How Is VMware DRS Used in the Enterprise? Align IT resources with business priorities. Define rules and policies how resources are prioritized among virtual machines. VMware DRS dynamically and intelligently allocates IT resources to the highest priority virtual machines to ensure optimal alignment between business and IT. Guarantee IT autonomy and service levels to business organizations. Provide dedicated IT infrastructure to business units while still profiting from higher hardware utilization through resource pooling. Dramatically increase system administrator productivity. Enable a single system administrator to monitor and effectively manage a large pool of infrastructure resources. Automate hardware maintenance. Place a physical server in maintenance mode and VMware DRS will automatically migrate all virtual machines to other physical servers, allowing server maintenance with zero downtime. Pool de recursos

Prevenção contra escassez de recursos Infra-estrutura anterior Escassez de recursos criava indisponibilidade Recursos inflexíveis Demorado, processo manual para realocar cargas de trabalho. Nova infra-estrutura Automatiza balanceamento de carga entre um conjunto de Servidores Habilidade de dinamicamente adicionar recursos a um conjunto de Servidores Dinamicamente adicione recursos: realoca as cargas Servidor sobrecarregado: balanceamento automático de carga [Note: Slide has manual animation to demonstrate workload balancing] Key Points: When an application that is unresponsive or unreachable because it doesn’t have enough resources, users of that application experience outages In a physical infrastructure, handling resource bottlenecks is hard: Require accurate hardware sizing at time of deployment Once deployed, resources are inflexible: limited ability to add computing capacity to most workloads Rebalancing and resizing as resource demands grow and change is time-consuming and difficult—doing it is almost a “redeployment” with the associated complexity and labor of that VMware Infrastructure makes it easy to avoid resource bottlenecks Online, automated workload balancing across a group of servers Ability to add physical servers to the resource cluster dynamically to increase the computing capacity in the resource cluster Additional Notes: Physical servers in a resource cluster still need to meet VMotion requirements User can choose to let DRS automatically move workloads or just advise when workloads can/should be moved—not forced to let DRS work automatically until comfortable with it

Prevenção contra Indisponibilidade Planejada Permite mover aplicações para outros servidores sem interrupções Permite executar manutenções a qualquer hora do dia Indisponibilidade Zero para manutenção de hardware Automatiza movimentação de máquinas virtuais para outros Servidores fisicos Balanceamento de Carga automático [Note: slide has manual animation to step through DRS Maintenance Mode sequence of events] Key Points: Just with VMotion, you can move running virtual machines off of a server for planned maintenance downtime For customers using DRS, Maintenance Mode further automates process of evacuating (i.e. moving virtual machines off of) a physical server Some scenarios this applies to: firmware updates, replacing failed components (that didn’t bring down the server), adding or replacing memory Migra máquinas virtuais para outros Servidores Ative modo de manutenção para Servidor fisico Desligue o Servidor e faça a manutenção Reinicie o Servidor; automaticamente distribui as cargas de trabalho

Prevenção contra Indisponibilidade Não Planejada Alta Disponibilidade simples e econômica para todos os Servidores Automatiza a reinicialização de VM´s em caso de falha em Servidores Sem necessidade de hardware dedicado em stand-by Sem o custo e complexidade de um Cluster tradicional X What is VMware HA? VMware® High Availability (HA) provides easy to use, cost effective high availability for applications running in virtual machines. In the event of server failure, affected virtual machines are automatically restarted on other production servers with spare capacity. VMware HA allows IT organizations to: Minimize downtime and IT service disruption while eliminating the need for dedicated stand-by hardware and installation of additional software. Provide uniform high availability across the entire virtualized IT environment without the cost and complexity of failover solutions tied to either operating systems or specific applications. How Is VMware HA Used in the Enterprise? VMware HA allows companies to provide high availability to any application running in a virtual machine. With VMware HA IT organizations can: Protect applications with no other failover option. Provide cost-effective high availability for any application running in a virtual machine. High availability solutions are often relatively complex and expensive, and typically reserved for mission critical applications. VMware HA provides a cost-effective high availability solution that makes high availability possible for software applications that were formerly left unprotected. Establish consistent “first line of defense” for an entire IT environment. Unlike other high availability solutions that are operating system or software application specific, VMware HA represents a consistent, easy to manage high availability solution for the entire IT environment. VMware HA provides basic failover for any application with minimum cost and management overhead. How Does VMware HA Work? VMware HA continuously monitors all servers in a resource pool and detects server failures. An agent placed on each server maintains a “heartbeat” with the other servers in the resource pool and a loss of “heartbeat” initiates the restart process of all affected virtual machines on other servers. VMware HA ensures that sufficient resources are available in the resource pool at all times to be able to restart virtual machines on different physical servers in the event of server failure. Restart of virtual machines is made possible by the Virtual Machine File System (VMFS) clustered file system which gives multiple ESX Server instances read-write access to the same virtual machine files, concurrently. VMware HA is easily configured for a resource pool through VirtualCenter. Conjunto de Servidores 18

Quantidade Servidores Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática Quantidade Servidores

Armazenamento centralizado EMC CLARiiON CX4 Series Julho de 2008 Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática Armazenamento centralizado Equipamento otimizado para ambientes virtualizados Integração total com a plataforma de virtualização A informação certa no lugar certo Dados menos acessados estão armazenados em discos mais baratos; Dados mais acessados estão armazenados em discos mais rápidos; O uso mais eficiente de energia Recursos inovadores para o uso eficiente de energia Alta disponibilidade Como você pode perceber, o CLARiiON CX4 pode agregar muito valor a seus negócios, tanto com as inovações quanto com o impacto causado em seus requisitos diários.

MODERNIZAÇÃO DO DATA CENTER Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática MODERNIZAÇÃO DO DATA CENTER MELHORIAS / VANTAGENS Gerenciamento, Escalabilidade, Confiabilidade, Performance, Melhor utilização de recursos, Equipamentos modernos, Redução no consumo de energia, Melhor utilização do espaço fÍsico, Data center adequado aos padrões de mercado.                                                                                                                         

Com a Modernização do Data Center da PMSA, Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática RESULTADOS Com a Modernização do Data Center da PMSA, os seguintes objetivos foram alcançados: Consolidação do processamento, armazenamento e backup (cópias de segurança) das soluções de TIC das Secretarias de Santo André, permitindo a racionalização do uso dos recursos computacionais, com um conjunto de componentes de solução integrada de servidores tipo Blade, conjugada com solução de virtualização, storage e adaptação do ambiente físico, permitindo que a PMSA tenha alta disponibilidade e segurança dos dados, bem como alta disponibilidade dos serviços INTERNOS E EXTERNOS.

MELHORIA DE ATENDIMENTO AO MUNÍCIPE Prefeitura de Santo André Secretaria de Administração e Modernização Departamento de Informática MELHORIA DE ATENDIMENTO AO MUNÍCIPE Melhoria do Planejamento para atendimento da demanda, por meio de sistemas informatizados. Inclusão Digital Organização da informação para a Tomada de Decisão. Melhoria da Qualidade de Vida do Usuário do SUS. Agilidade no atendimento, diminuindo espera nas consultas e pronto atendimento. Controle efetivo das agendas médicas. Melhor planejamento para atendimento à demanda por vagas escolares. Eficiência na gestão acadêmica e administrativa. Controle do processo de inscrição e matrícula. Controle dos processos de segurança escolar. Integração dos Programas Sociais Monitoramento público. Transparência aos munícipes dos gastos públicos. Obrigada Maria Augusta B. Silva Augusta.silva@santoandre.sp.gov.br