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4 - Planejamento e Organização da manutenção
Gestão da Manutenção 4 - Planejamento e Organização da manutenção
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Planejamento e Organização da Manutenção
Planejamento da manutenção Recursos humanos Custos em manutenção Estrutura organizacional da manutenção Sistema de controle da manutenção
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Planejamento e Organização da Manutenção
Planejamento da Manutenção Basicamente, um plano de manutenção consiste de um conjunto de ações preventivas e de suas datas de execução. Em outras palavras, inicialmente um plano de manutenção é, simplesmente, um calendário de ações preventivas.
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A base para elaboração do plano de manutenção é a necessidade de manutenção preventiva dos equipamentos
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Um bom plano de manutenção representa a coleção de todas as ações preventivas que devem ser tomadas para evitar falhas e garantir a disponibilidade dos equipamentos.
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Quanto melhor for o conhecimento das necessidades de manutenção preventiva dos equipamentos, melhor será o conteúdo do plano de manutenção.
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Elaboração de um plano de manutenção deve ser baseada em: Ações baseadas em inspeções; Necessidade de reforma do equipamento; Necessidade de troca do equipamento; Histórico dos equipamentos; Padrões de manutenção fornecidos pelo fabricante(especificações técnicas, manuais)
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Recursos Humanos O que se verifica atualmente no perfil dos profissionais de manutenção e no perfil estrutural das empresas tem tradução em modificações na relação de cada área, bem como no seu perfil funcional.
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A organização da manutenção de qualquer empresa deve estar voltada para a gerência e solução de problemas na produção, de modo que a empresa seja competitiva no mercado.
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A evolução do profissional de manutenção A forte automação do processo produtivo, que leva à redução de operadores, exige modificações do perfil funcional causadas por ações como TPM, Manutenção Autônoma e Polivalência.
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Diferenciação entre perfis: o profissional de manutenção e o profissional de operação. A automação exige equipamentos cada vez mais sofisticados e cheios de sistemas e mecanismos diferentes.Não se pode reduzir o quadro de manutenção proporcionalmente à redução do quadro de operação.
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Especialização: uma característica do profissional de manutenção. O profissional de manutenção tem que ser cada vez mais capacitado.
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A profissão de mantenedor Uma tendência que se verifica no mantenedor, é ter equipes mais enxutas formadas por pessoal mais qualificado.
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Custos na Manutenção Este é um exemplo claro de uma mudança de paradigma na manutenção: o papel estratégico dos custos relacionados à manutenção no resultado final das empresas passa a ser, finalmente, reconhecido.
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A característica estratégica da gestão de custos de manutenção (investimentos vs custos): a desoneração do produto final
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Custos diretos: são aqueles necessários para manter o equipamento em operação. Neles estão incluídos: manutenção preventiva, inspeções, lubrificação, manutenção preditiva e detectiva, custos de reparos ou revisões e manutenção corretiva.
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Custos de perda de produção: são custos causados pela falha do equipamento pelo não cumprimento de sua missão ou cuja causa determinante tenha sido ação imprópria da manutenção.
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Custos indiretos: são aqueles relacionados com a estrutura gerencial e de apoio administrativo, custos com análise e custos de melhoria, engenharia de manutenção, etc.
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Estrutura organizacional da Manutenção A atividade de manutenção é encontrada em todos os lugares e situações. Diferentes aspectos envolvem a manutenção dentro de um grande hospital, numa indústria siderúrgica, numa industria de celulose, numa distribuidora de energia elétrica, etc. No entanto, a filosofia básica é a mesma e de um certo modo algumas relações estruturais ou organizacionais são muito semelhantes.
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Subordinação gerencial. Formas de atuação da manutenção: Manutenção Centralizada; Manutenção Descentralizada; Manutenção Mista.
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Estrutura de manutenção nas empresas. A estrutura da Manutenção nas empresas tem aspectos distintos em função das atividades que lhe são pertinentes. Se tomarmos como exemplo uma indústria siderúrgica, teremos: Manutenção mecânica, elétrica, instrumentação/automação, inspeção de equipamentos, suprimentos, engenharia de manutenção, contratação, insumos, etc.
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Sistemas de controle da Manutenção Para harmonizar todos os processos que interagem na manutenção, é fundamental a existência de um Sistema de Controle da Manutenção.
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A tendência moderna é que toda a empresa esteja interligada e os dados de uma área sejam facilmente acessados por qualquer das outras áreas.
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Um bom sistema de controle permitirá identificar claramente: que serviços serão feitos; quando os serviços serão feitos; que recursos serão necessários; quanto tempo será gasto; qual será o custo dos serviços; que materiais serão aplicados; que máquinas, dispositivos e ferramentas serão necessários.
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O Sistema de Controle permitirá: nivelamento de recursos – mão-de-obra; programação de máquinas operatrizes ou de elevação de cargas; registro para consolidação do histórico e alimentação de sistemas especialistas; priorização adequada dos trabalhos.
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Estrutura dos sistemas de controle: Processamento das solicitações de serviços; Planejamento dos serviços; Programação dos serviços; Gerenciamento da excussão dos serviços; Registros dos serviços e recursos; Gerenciamento de equipamentos; Administração da carteira de serviços; Gerenciamento dos padrões de serviço; Administração de estoques.
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Sistemas informatizados para manutenção: Softwares e computadores devem ser bem dimensionados de acordo com o tamanho e complexidade da empresa.
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Visão geral de mantenabilidade: É a característica de um equipamento que permite em maior ou menor grau de facilidade, a execução dos serviços de manutenção.
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A mantenabilidade deve estar associada a conceitos fundamentais como qualidade, segurança, meio ambiente, custos e tempo.
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A mantenabilidade será melhor se os seguintes critérios relacionados à área de suprimentos forem adotados: intercambiabilidade; padronização de sobressalentes; padronização de equipamentos na planta.
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