Escolas de interpretação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMO ENTENDER A MENSAGEM DO APOCALÍPSE
Advertisements

Meu Reino não é deste mundo
II – MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO *** INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
V F 1. De acordo com o Apocalipse, todo olho verá a 2ª vinda de Cristo. 2. Precisamos estar atentos às notícias para saber aonde ir ver Jesus.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
TAXONOMIA DE TREINAMENTO
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
O SOFRIMENTO DOS JUSTOS
O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?
Para refletir “Milho de pipoca”
Escatologia O estudo da Bíblia para descobrir os planos e propósitos de Deus para o futuro.
A Segunda Vinda de Cristo
O Milênio ESTUDO 4. O Milênio ESTUDO 4 Introdução A palavra “milênio” vem do latim mille, que significa “mil”, e relaciona-se com a declaração em.
Visões do Livro de Apocalipse
CRONOLOGIA DAS TEORIAS TRIBULACIONISTAS
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
O Mistério do Milênio Apocalipse 20:1 ao 7.
JUSTOS INJUSTOS 1ª RESSURREIÇÃO JESUS VOLTA MORTOS VIVOS ÚLTIMOS DIAS
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
“SOLI DEO GLORIA” “GLÓRIA SOMENTE A DEUS”. “SOLI DEO GLORIA” “GLÓRIA SOMENTE A DEUS”
POSIÇÕES ESCATOLÓGICAS E O ARREBATAMENTO
O Juízo Final Apocalipse 20-11:15.
A Igreja de Cristo 1 Tessalonicenses
Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Giovani Jacks.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
O SIGNIFICADO DO VAZIO Mateus
CRUCIFICADO E RESSURRETO
Superar o: LUGAR O Chamado de Deus para a Igreja era para além de Jerusalém (Atos 1:8; Salmo 96: 1-5, 10) Atos 8:3 – seria o fim de uma Igreja que estivesse.
As Epístolas Católicas
LIÇÃO 13 O TEMPO DA PROFECIA DE DANIEL
Dispensacionalismo e Pré-Milenismo Comparados
1- O QUE INDICA A EXPRESSÃO “TODAS AS LÍNGUAS” EM ZACARIAS 8:23 ? A) indica que a profecia prevê um movimento mundial; B) indica que todos os idiomas.
APOCALIPSE O LIVRO DAS REVELAÇÕES 2014 Corporate Presentation.
A VITÓRIA DA VIDA Pois Paulo disse: “Lembre-se de Jesus Cristo, da linhagem de Davi, ressuscitado dos mortos conforme a meu Evangelho”
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
05 Mil Anos de Paz A Bíblia Fala.
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
Olhando para o Céu Ascensão.
ESCATOLOGIA. Aula V..
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
APOCALIPSE O LIVRO DAS REVELAÇÕES 2014 Corporate Presentation.
1. As cerimônias do Santuário revelam três passos do juízo de Deus. F 2. A 1ª fase do juízo se realizaria no Céu; é o juízo investigativo. 3.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
DUAS RESSURREIÇÕES: BONS MAUS “Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras. A quem procuras “Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras?
10. O triunfo final de Cristo
12. Novo céu e nova terra 19 DE DEZEMBRO DE 2015
6. Toques de alerta 07 DE NOVEMBRO DE 2015
7. Contra quem lutamos? 14 DE NOVEMBRO DE 2015
DEUS É TRIUNO PAI,FILHO E ESPIRITO SANTO
LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS
LIÇÃO 2 SINAIS QUE ANTECEDEM A VOLTA DE CRISTO
Lição 10 para 5 de março de Através de suas epístolas, Paulo nos apresenta o cenário do Grande Conflito:
Lição da Escola Sabatina 20 de março a 26 de março de 2016.
O triunfo do Filho do Homem
“O ministério de Jesus aproxima-se do fim” Objetivos: - Compreender que a oferta que agrada a Deus vem do coração comprometido com a obra de Deus. - Aceitar.
Lição 13 para 25 de junho de JESUS BARRABÁS Líder político Queria libertar o povo de Roma Prometia glória terrena JESUS O CRISTO Líder espiritual.
Ressurreição 1Co “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” Autor: Célio Augusto Machado.
COMO ENTENDER A PROFECIA BÍBLICA. I.PONTOS DE VISTA SOBRE A VOLTA DE CRISTO (MILÊNIO) APOCALIPSE 20: 1 a 6.
Lição da Escola Sabatina 04 de Maio a 10 de Maio.
Lição da Escola Sabatina 21 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2016.
Transcrição da apresentação:

Escolas de interpretação APOCALIPSE Escolas de interpretação Há básicamente 4 escolas de interpretação do Apocalipse

Escola Preterista Considera que o simbolismo do Apocalipse se refere exclusivamente a fatos acontecidos na época em que o livro foi escrito e que eles não têm relação alguma com o futuro. Escola Idealista Considera o Apocalipse apenas como uma gravura simbólica da luta entre o bem e o mal, entre o Cristianismo e o Paganismo. Ela defende que o simbolismo do livro não pode ser atribuído a eventos históricos nem no passado nem no futuro e focaliza os aspectos morais, espirituais e éticos do livro.

Acredita que o Apocalipse esboça, em termos simbólicos, todo 3. Escola Historicista Acredita que o Apocalipse esboça, em termos simbólicos, todo o curso da história da humanidade, desde o surgimento da igreja em Pentecostes até a segunda vinda de Cristo. Dessa forma, cada evento ou símbolo registrado no livro estaria se referindo a um acontecimento histórico. 4. Escola Futurista Acredita que os primeiros três capítulos de Apocalipse se referem aos tempos em que o livro foi escrito. Os outros capítulos do livro se referem a eventos que aconteceriam pouco antes de Cristo retornar.

Pontos de vista milenistas Ap 20:1-6

PÓS-MILENISMO É uma concepção otimista. Baseia-se na crença de que a pregação do Evangelho será tão bem sucedida que o mundo se converterá. Então , quando o Evangelho tiver produzido todo o seu efeito , Cristo retornará. (comissão cumprida sob autoridade de Jesus está destinada ao sucesso) Retorno de Cristo Milênio : Reinado de Cristo por meio da difusão do Evangelho O Reino de Deus é entendido como uma realidade presente, aqui e agora. Ele é como o fermento, propaga-se gradualmente, mas com certeza, pelo todo. Sua difusão será extensiva (mundo inteiro) e intensiva (dominante). O Milênio será um período extenso, mas não necessariamente de mil anos literais. Espera que as condições melhorem e não piorem antes da vinda de Cristo.

PRÉ - MILENISMO Entende que Cristo estará fisicamente presente durante mil anos ou por um período substancial de tempo. Crê que Jesus retornará de forma pessoal e física a fim de iniciar o milênio. Sendo assim, o milênio deve ser considerado ainda futuro. Retorno de Milênio : Cristo Governo de Cristo com os santos Imaginam um evento repentino, cataclísmico. Nesta concepção o governo de Jesus Cristo será completo desde o inicio do milênio. O mal estará virtualmente eliminado. Os pré- milenistas sustentam que no milênio haverá uma mudança tremenda em relação à situação imediatamente anterior ,ou seja , a grande tribulação.

estados finais dos justos e dos ímpios. AMILENISMO É a idéia de que não haverá um milênio, nem um reinado terreno de Cristo. O grande julgamento final seguir-se-á imediatamente à segunda vinda e resultará de pronto nos estados finais dos justos e dos ímpios. Fundamenta-se mais na rejeição das idéias do pré-milenismo e em muito suas interpre- tacões se aproximam do pós-milenismo. Milênio : Símbolo da vitoria Retorno de completa de Cristo sobre Cristo Satanás e do gozo perfeito dos santos

Pontos de vista tribulacionistas

Tribulação Milênio PRÉ- TRIBULACIONISMO Sustenta que haverá duas fases na vinda de Cristo, sendo possível dizer duas vindas. Sustenta também que haverá três ressurreições : Justos que estiverem mortos por ocasião do arrebatamento. No final da tribulação, ressurreição dos santos que tiverem morrido durante a tribulação. No final do milênio, a ressurreição dos incrédulos. Volta de Cristo para a Igreja Volta de Cristo com a Igreja Tribulação Milênio

Tribulação Milênio PÓS-TRIBULACIONISMO Sustenta que a vinda de Cristo para sua igreja não ocorrerá até a conclusão da grande tribulação. Entende que as Escrituras deixam claro que os crentes passarão pela tribulação . Sustenta que a tribulação tem sido experiência da igreja ao longo dos séculos . Os pós-tribulacionistas entendem que a diferença entre a tribulação em geral e a grande tribulação é apenas de grau e não de espécie. Retorno de Cristo Tribulação Milênio

Chamado também de pós-tribulacionismo iminente . MESOTRIBULACIONISMO Chamado também de pós-tribulacionismo iminente . Embora o retorno de Cristo não vá de dar antes do final da Tribulação , pode-se esperar que Ele venha a qualquer momento , pois a tribulação pode já estar ocorrendo . Retorno de Cristo para a Igreja Retorno de Cristo com a Igreja Milênio Tribu lação