TEMPO E CLIMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

A ATMOSFERA.
Climas do Continente Americano
Revisão para os alunos 2º E.M C
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Variações de albedo Albedo é o índice de absorção da energia solar pelos diferentes tipos de superfícies, vai de 1(total reflexão/nenhuma absorção) à 0.
Vamos conhecer O clima.
Condensação É a passagem do estado gasoso ao estado líquido.
Atmosfera e climatologia
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
Alterações Climáticas
Terra: o planeta azul Cap.3- Pg. 55 a pg. 59 – 6º ano
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
TEMPO E CLIMA.
Os climas no mundo (1ª parte)
Processo de Precipitação Por Osvalcélio Fortunato
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
Prof. Jeferson C. de Souza
Prof. Jeferson C. de Souza
METEOROLOGIA.
CLIMATOLOGIA.
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Nevoeiros de Advecção Referências:
Meteorologia.
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Clima.
Elementos do Clima.
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
TEMPO E CLIMA METEOROLOGIA: Parte da ciência que estuda o tempo e suas variações. TEMPO: condições climáticas em um dado momento do dia, de dois dias.
O Ciclo da Água Daniela Ferreira Seco.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Dinâmica Climática Capítulo 7.
Temperatura Pressão Ventos Umidade Precipitação
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Climatologia.
A “água” na Atmosfera.
Revisão Prova Mensal 6º Ano AB – 2º Bimestre PRESSÃO ATMOSFERICA
UMIDADE RELATIVA.
Prof. Jefferson O Clima.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
CLIMATOLOGIA II.
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NUVENS E DE CHUVA
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Atmosfera, clima e tempo.
FATORES CLIMÁTICOS.
TEMPERATURA DO PONTO DE ORVALHO
Dinâmica Climática.
Camadas da Atmosfera e Dinâmica dos Ventos
DINÂMICA CLIMÁTICA.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA
Geografia Revisão.
Atmosfera.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC – REVISIONAL ENEM/2016 JANDERSON.
Tipos de chuva.
Transcrição da apresentação:

TEMPO E CLIMA

TEMPO: É UMA COMBINAÇÃO PASSAGEIRA DOS ELEMENTOS DO CLIMA. CLIMA: É A SUCESSÃO HABITUAL DOS TIPOS DE TEMPO. PARA DETERMINAR AS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS É NECESSÁRIO OBSERVAR AS CONDIÇÕES DE TEMPO POR UM PERÍODO DE 30 A ATÉ 35 ANOS.

ELEMENTOS CLIMÁTICOS: OS PRINCIPAIS ELEMENTOS CLIMÁTICOS SÃO: A TEMPERATURA ATMOSFÉRICA: ELA SOFRE INFLUÊNCIAS DE FATORES COMO A LATITUDE, POIS QUANTO MAIS PERTO DO EQUADOR MAIOR A TENDÊNCIA DE SER QUENTE. A IRRADIAÇÃO DE CALOR PELA SUPERFÍCIE TAMBÉM É IMPORTANTE PARA O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA.

A ALTITUDE TAMBÉM INFLUENCIA NA TEMPERATURA DA ATMOSFERA.

UMIDADE ATMOSFÉRICA: É A QUANTIDADE DE VAPOR D’ÁGUA PRESENTE NO AR ATMOSFÉRICO. ELE É PROVENIENTE DA EVAPORAÇÃO DA ÁGUA DOS OCEANOS, RIOS, LAGOS, SOLO E DA TRANSPIRAÇÃO DAS PLANTAS. UMA ÚNICA ÁRVORE DA AMAZÔNIA PODE TRANSPIRAR 300 LITROS DE ÁGUA POR DIA.

A UMIDADE ATMOSFÉRICA ABSOLUTA CORRESPONDE AO PESO EM GRAMAS DO VAPOR D’ÁGUA EM RELAÇÃO A DETERMINADO VOLUME DE AR. A QUANTIDADE DE VAPOR DE ÁGUA QUE PODE ESTAR CONTIDA NO AR É DIRETAMENTE PROPORCIONAL AO AUMENTO DA TEMPERATURA . A 10ºC o ponto de orvalho é de 9 g/m3 e a 20º, 17 g/m3. Se em ambas as temperaturas a umidade absoluta é de 8 g/m3, a 10ºC isso implica em uma umidade relativa de 89% e para 20ºC, de 47% (http://ciencia.hsw.uol.com.br/umidade-do-ar2.htm). QUANDO CHEGA À ATMOSFERA UMA QUANTIDADE MAIOR DE VAPOR DO QUE ELA PODE SUPORTAR, ESTE SE CONDENSA, ISTO É, SE SEPARA EM FORMA LÍQUIDA E, NO MOMENTO EM QUE A ATMOSFERA NÃO ADMITE MAIS VAPOR DE ÁGUA, DIZ-SE QUE ESTÁ SATURADA. A umidade relativa do ar, medida em porcentagem, corresponde à relação entre a massa de vapor d’água contida num metro cúbico de ar e a massa que existiria se o ar estivesse saturado à mesma temperatura. Quando o ar tem mais de setenta por cento de umidade, diz-se que é úmido. Se a umidade ultrapassa 85%, é excessiva e incômoda. Abaixo de cinqüenta por cento de umidade, sente-se a secura do ar, e quando os valores são inferiores a trinta por cento, essa sensação se torna difícil de suportar.

O PONTO DE SATURAÇÃO É ATINGIDO QUANDO A ATMOSFERA POSSUI A QUANTIDADE MÁXIMA DE VAPOR DE ÁGUA QUE ELA PODE SUPORTAR. NESSE PONTO A UMIDADE ATMOSFÉRICA PRECIPITA E CONDENSA. AS PRECIPITAÇÕES PODEM SER EM FORMA DE NEBLINA, ORVALHO, GEADA OU CHUVAS.

A NEBLINA OCORRE QUANDO HÁ O ACÚMULO DE VAPOR DE ÁGUA PERTO DO SOLO, QUE RESFRIA E CONDENSA DIMINUINDO A VISIBILIDADE. ELA É MUITO COMUM EM REGIÕES ALTAS E FRIAS, OU ENTÃO PRÓXIMAS A RIOS, REPRESAS, ETC. UM TIPO DE NEBLINA, PORÉM, MAIS INTENSA É A “CERRAÇÃO” QUANDO A VISIBILIDADE NÃO ULTRAPASSA OS 500 METROS DE DISTÂNCIA. A NEBLINA PODE OCORRER TAMBÉM, DEVIDO A FATORES COMO RELEVO, PROXIMIDADE DE CORPOS D’ÁGUA, OU PELA INFLUÊNCIA DE UMA FRENTE FRIA.

O ORVALHO, SERENO OU ROCIO É UM FENÔMENO FÍSICO NO QUAL A UMIDADE DO AR PRECIPITA POR CONDENSAÇÃO NA FORMA DE GOTAS PELA DIMINUIÇÃO BRUSCA DA TEMPERATURA OU EM CONTATO COM SUPERFÍCIES FRIAS.

A NEVE É UM FENÔMENO METEOROLÓGICO QUE ACONTECE QUANDO AS NUVENS SE ENCONTRAM COM TEMPERATURA INFERIOR A 0°C, DESSE MODO, O VAPOR DE ÁGUA SE CONDENSA FORMANDO CRISTAIS DE GELO, QUE PODEM APRESENTAR DIVERSAS FORMAS.

A GEADA É FORMADA PELO CONGELAMENTO DIRETO DO VAPOR D’ÁGUA EXISTENTE NA ATMOSFERA, SEM PASSAGEM PELA FORMA LÍQUIDA, E OCORRE QUANDO A TEMPERATURA AMBIENTAL CAI A NÍVEIS ABAIXO DE 0ºC (PONTO DE CONGELAMENTO DA ÁGUA). NESSAS CONDIÇÕES, O ORVALHO SE TRANSFORMA EM GEADA.

TIPOS DE CHUVAS CHUVA CONVECTIVA OU DE CONVECÇÃO (OU DE VERÃO): OCORRE QUANDO O AR QUENTE SE ASCENDE VERTICALMENTE, RESFRIANDO-SE EM CONTATO COM AS CAMADAS MAIS FRIAS DA ATMOSFERA E SE PRECIPITA SOB A FORMA DE CHUVA.

TIPOS DE CHUVAS CHUVA OROGRÁFICA OU DE RELEVO: OCORRE QUANDO A DISPOSIÇÃO DE UM RELEVO FORMA UM OBSTÁCULO À PASSAGEM DO AR. COM ISSO OCORRE A ASCENSÃO E O RESFRIAMENTO DO AR, QUE SE CONDENSA, FORMA NUVENS E PRECIPITA-SE SOB A FORMA DE CHUVA EM UM FLANCO DO RELEVO.

TIPOS DE CHUVAS Chuva Frontal: ocorre quando há o encontro de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente.

PRESSÃO ATMOSFÉRICA É A FORÇA QUE O AR EXERCE SOBRE OS CORPOS. O AR MAIS FRIO TEM MAIOR PRESSÃO DO QUE O AR MAIS QUENTE.

O VENTO É O AR EM MOVIMENTO DESLOCANDO-SE DAS ZONAS DE ALTA PRESSÃO PARA AS DE BAIXA PRESSÃO.