Glândula Ovariana e hormônios femininos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Morfofisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Advertisements

Fisiologia do Sistema Reprodutivo
FISIOLOGIA DO CICLO MENSTRUAL
Sistema Endócrino.
DISCIPLINA CIËNCIAS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
PÂNCREAS E GÔNADAS.
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
Colégio INEDI Biologia
CICLO MENSTRUAL HORMÔNIOS
Sistema Reprodutor Feminino
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
PUBERDADE  FSH  LH o aumento na produção de FSH gera o Crescimento dos ovários e secreção de Estrogênio (8-12 anos) Com o aumento do LH pode ocorrer.
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor/Sistema Genital
Transmissão da vida.
Reprodução.
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Sistema Reprodutor.
APARELHO REPRODUTOR FEMININO REGULAÇÃO HORMONAL (ANIMAÇÕES)
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
CAPÍTULO 10 SISTEMA REPRODUTIVO FEMININO,
Ciências Naturais 9ºAno
Sistema genital masculino
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
A REPRODUÇÃO HUMANA.
FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
CICLO MENSTRUAL.
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
GAMETOGÊNESE.
O que é gametogênese?.
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
CICLO MENSTRUAL Profª. Dera Bastos 1.
Como ocorre o controle endócrino do ciclo menstrual
Sistema Reprodutor Feminino
Clinica Dale 20 anos.
O sistema reprodutor Esquema e ideias-chave
Prof. Bartolomeu Garcia
SISTEMA ENDÓCRINO * O CONTROLE MESTRE.
Sistema Reprodutor.
Ciclo Menstrual.
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas x exócrinas Ação dos hormonal
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL FEMININO
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
Aparelho Reprodutor Feminino
Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS
O sistema reprodutor Puberdade Adolescência Hormônios Ejaculação
Ciclos sexuais femininos
Uma visão reprodutiva da mulher
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Transcrição da apresentação:

Glândula Ovariana e hormônios femininos

Introdução O ovário é um órgão, pertencente ao sistema reprodutor feminino, são encontrados em pares e responsáveis pela produção das células reprodutivas ou óvulos. Os ovários localizam-se um de cada lado do útero, e estão ligados ao útero através das trompas de Falópio.

Anatomia do ovário Com relação a sua anatomia, eles possuem uma forma oval e aplanada, semelhante à de uma amêndoa medindo 5cm. Cada ovário apresenta duas partes uma interna e outra externa. Na mulher adulta, a parte externa abriga uma grande quantidade de folículos de tamanhos diferentes, onde se encontram os óvulos. A cada ciclo menstrual, um folículo é desenvolvido e uma grande quantidade de estrógeno começa a ser secretada. Neste momento o folículo passa a ser chamado de folículo de Graaf. 

Produção de Homônimos ESTROGÊNIO Promove o desenvolvimento das características sexuais femininas e da parede uterina (endométrio). Estimula o crescimento e a calcificação óssea, inibindo a remoção desse íon do osso e protegendo contra a osteoporose. Protege contra a aterosclerose (deposição de placas de gorduras nas artérias).

Produção de Homônimos PROGESTERONA Hormônio responsável pelas modificações orgânicas da gravidez, como preparação do útero para aceitação do óvulo fertilizado e das mamas para a lactação. Inibe as contrações uterinas, impedindo a expulsão do feto em desenvolvimento.

Outros hormônios - (LH e FSH) Hormônio Luteinizante – LH e Homônimo folículo estimulante FSH É sintetizado pelas células gonadotróficas da glândula Hipófise correspondendo apenas 5% do total de sua células. Na mulher adulta LH juntamente com o hormônio FSH estimula a produção o Estradiol (E2) promovendo a maturação do folículo ovariano. Com a diminuição do E2 ocorre um pico da produção de LH responsável pela ruptura do folículo e a expulsão do óvulo maduro (ovulação). O E2 tem como função o controle tanto da produção como da diminuição do LH. No homem, o LH estimula a produção de testosterona pelas células intersticiais dos testículos.

Expulsão do óvulo

Quando ocorre a fecundação Com a fecundação do óvulo, este será captado pela trompa, estrutura que liga os ovários ao útero. É na trompa (tuba uterina) que ocorrerá a fecundação do óvulo. O embrião resultante será transportado pela trompa até a cavidade uterina, o que costuma levar cerca de 3 dias. Após 2 dias de permanência na cavidade uterina, ocorrerá sua implantação no endométrio. Somente após a implantação (e não após a fecundação) a mulher estará grávida. Para a manutenção da gravidez, é fundamental o papel do estradiol (E2) e, principalmente, da progesterona produzida pelo corpo lúteo (ex folículo). No ciclo menstrual sem gravidez, o corpo lúteo regride.

Quando não ocorre a fecundação Após a ovulação, forma-se, no ovário, uma estrutura chamada corpo lúteo (no lugar onde existia o folículo dominante), responsável pela produção da progesterona. Ela será fundamental para o amadurecimento do endométrio, ou seja, a preparação para a gravidez. Assim, na primeira fase do ciclo (folicular) temos ação somente do estradiol. Na segunda (lútea), temos o estradiol e a progesterona, ambos produzidos pelo corpo lúteo. Se não houver gravidez, em 14 dias ocorrerá uma regressão nos níveis de estradiol e de progesterona, o que fará com que descame aquele endométrio que havia sido preparado para receber um embrião. Esta descamação é acompanhada de sangramento: a menstruação. O primeiro dia do sangramento é considerado o primeiro dia do próximo ciclo menstrual, no qual os eventos descritos se repetirão.

Diagnóstico da gravidez Após a implantação do embrião ocorre a produção de um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (HCG), que mantém o corpo lúteo ativo por cerca de 3 meses, até que a placenta se desenvolva e passe a produzir os hormônios necessários para a gravidez. O endométrio, assim, não descama e é por este motivo que a gestante não menstrua. O HCG é também o hormônio que dosamos no sangue para o diagnóstico de gravidez.