HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
A Semana de Arte Moderna de 1922 e a contestação na arte brasileira
25 de Abril de 1974.
A segregação socioespacial e a exclusão social
e Pós-Impressionismo no Brasil.
PRÉ-MODERNISMO.
GERAÇÃO DO DESERTO MESSIANISMO
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
História.
A Modernidade Arte Moderna.
Os lugares que formam o mundo
Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
MODERNISMO – 1ª Fase ( ) Literatura Brasileira - Profª Graziani França.
FUTURISMO Alanna Ivone Géssica.
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
A História da violência no Brasil
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Os sapos Enfunando os papos, Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos.
Cândido Portinari.
PRÉ- MODERNISMO.
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
Capitulo 1- Povos e Nações
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
Obstáculos ao desenvolvimento
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
Resumo Ao fim da tarde de 1759, Robinson viajava a bordo do Virgínia com o objectivo de organizar trocas comercias entre o seu país e o Chile. À noite,
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Faculdade Adventista da Bahia
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
CRAQUES BRASILEIROS (Cristóvam Buarque)
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
TRABALHO DE HISTÓRIA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
1ª fase modernista (1922 – 1930).
A Guerra de Canudos, revolução de Canudos ou insurreição de Canudos foi um movimento político-religioso brasileiro que durou de 1893 a 1897, ocorrida na.
Morro da Favela - Tarsila do Amaral, 1924
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Manuel Bandeira Manuel bandeira foi um grande escritor, poeta e um crítico. Nasceu no dia 19 de abril de 1886, em Recife, Pernambuco. Participou indiretamente.
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
Movimento Modernista Literatura - Harriet.
POESIA MODERNISTA BRASILEIRA, LATINO AMERICANA E PORTUGUESA
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
História do Circo.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
As diversas formas de organização da coletividade.
Capítulo 3 Modernismo no Brasil.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
GEOGRAFIA – 5º Ano Região Sudeste.
Revolução Russa Rússia.
Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa.
O que são as favelas? Favela (P. brasileiro), bairro de lata (P. europeu), musseque (P. angolano), caniço (P. moçambicano) Favela: a origem do nome favela.
Guerra de Canudos Duração 4 anos.
Conflitos no campo.
Imigração Alemã no Brasil
Imigração Alemã no Brasil
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
Rede Urbana.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
Retratos do Brasil Republicano
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Semana da Arte Moderna  1900 a 1920 caldeirão cultural (Realismo-Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Vanguardas)  Vanguardas: Ruptura.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série

BELLE ÉPOQUE

Uma época de florescimento total do belo, de transformações, avanços e paz entre o território francês, onde este movimento se centralizou, e os países europeus mais próximos. Surgem novas descobertas e tecnologias, e o cenário cultural fervilha com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema. A face artística é subvertida com o nascimento do Impressionismo e da Art Nouveau.

FORMAÇÃO DAS “FAVELAS”

ORIGEM DAS FAVELAS 1897 Soldados que haviam participado da Guerra de Canudos, no interior da Bahia, chegam ao Rio de Janeiro em busca de moradia. Sem ter casas, começam a construir barracos — primeiro no morro de Santo Antônio e, logo depois, no morro da Providência

Augusto Malta, Favela Morro do Pinto, Rio de Janeiro (1912)

1903 O governo carioca baixa um decreto que proíbe a construção e o conserto de cortiços, mas tolera a construção de barracões nos morros que ainda não tenham casas. A lei facilita o crescimento das favelas nos morros, ocupados pela população pobre sem moradia. 1947 Na pesquisa de recenseamento, o governo reconhece oficialmente pela primeira vez a existência das favelas. Segundo a pesquisa, o Rio tinha 119 favelas, onde moravam cerca de 283 mil habitantes — 14% da população da cidade.

1964 A ditadura militar passa a derrubar barracos e a retirar moradores de terrenos valorizados, especialmente na Zona Sul. Entre 1964 e 1974, 80 favelas são destruídas. Os 140 mil desabrigados vão para conjuntos habitacionais nas periferias ou criam novas favelas. Anos 1980 Com o fim da ditadura militar, o governo estadual incentiva políticas de legalização das favelas — e elas voltam a inchar. No fim da década de 1980, calculava-se que um milhão de pessoas viviam nas 545 favelas em toda a cidade.

2005 Com 1,1 milhão de pessoas vivendo em favelas, o governo carioca aposta no programa Favela-Bairro, que faz obras de urbanização em mais de cem comunidades pobres. Mas a maioria delas ainda tem graves problemas de infraestrutura e violência. Hoje A prefeitura e o governo estadual investem na instalação de Unidades de Polícia Pacificadora para acabar com o domínio do tráfico e “socializar” as comunidades.

SEMANA DE ARTE 1922

Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguido. Os Sapos Enfunando os papos, Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos. A luz os deslumbra. Em ronco que aterra, Berra o sapo-boi: - "Meu pai foi à guerra!" - "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!". O sapo-tanoeiro, Parnasiano aguado, Diz: - "Meu cancioneiro É bem martelado. (...)

Foi a explosão de ideias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão.