Padrão de Projeto Chain of Responsability e Template Method Profa. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em Ciência da Computação - UFU Mestre em Ciência da Computação – UFU Bacharel em Ciência da Computação - UFJF
Problema Uma aplicação e-commerce precisa se comunicar com vários bancos diferentes para prover mais possibilidades de pagamentos. Podemos usar uma estrutura de decisão para selecionar ou métodos fábrica. Poderíamos criar estratégias diferentes para cada banco e escolher em tempo de execução. Em todas ainda utilizamos estruturas de decisão. O Chain of reponsability promete acabar com essas estruturas.
Chain of Responsability “Evitar o acoplamento do remetente de uma solicitação ao seu receptor, ao dar a mais de um objeto a oportunidade de tratar a solicitação. Encadear os objetos receptores, passando a solicitação ao longo da cadeia até que um objeto a trate.”
Chain of Responsability Implementar a cadeia de responsabilidades A classe possui um identificador e uma referência para o próximo objeto da corrente.
Chain of Responsability
Chain of Responsability Verifica se o banco atual pode fazer o pagamento, comparando com o identificador do banco. Se o elemento não pode responder à solicitação ele repassa ao próximo da lista. Se nenhum puder responder é disparada uma exceção;
Chain of Responsability Vamos definir a estrutura da cadeia de responsabilidades.
Chain of Responsability Vamos definir a cadeia
Chain of Responsability
Template Method
Template Method Queremos reproduzir a lista de músicas da seguinte maneira: Ordenado por nome da música Ordenado por nome do Autor Ordenado por ano Ordenado por estrela Uma ideia é usar o Strategy e implementar uma classe que define o método de reprodução. Mas o método de reprodução é p mesmo a diferença é a criação do playlist.
Template Method “Definir o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando alguns passos para as subclasses. Template Method permite que subclasses redefinam certos passos de um algoritmo sem mudar a estrutura do mesmo” Precisamos definir como a playlist será ordenada mas só saberemos em tempo de execução.
Template Method public class MusicaMP3 { String nome; String autor; String ano; int estrelas; public MusicaMP3(String nome, String autor, String ano, int estrela) { this.nome = nome; this.autor = autor; this.ano = ano; this.estrelas = estrela; } }
Template Method public abstract class OrdenadorTemplate { public abstract boolean isPrimeiro(MusicaMP3 musica1, MusicaMP3 musica2); public ArrayList<MusicaMP3> ordenarMusica(ArrayList<MusicaMP3> lista) { ArrayList<MusicaMP3> novaLista = new ArrayList<MusicaMP3>(); for (MusicaMP3 musicaMP3 : lista) { novaLista.add(musicaMP3); } for (int i = 0; i < novaLista.size(); i++) { for (int j = i; j < novaLista.size(); j++) { if (!isPrimeiro(novaLista.get(i), novaLista.get(j))) { MusicaMP3 temp = novaLista.get(j); novaLista.set(j, novaLista.get(i)); novaLista.set(i, temp); } } return novaLista; } }
Bibliografia http://www.inf.ufg.br/~fabrizzio/web/java/aula7.pdf http://brizeno.wordpress.com/category/padroes-de-projeto/chain-of- responsibility/ GAMMA, Erich et al. Padrões de Projeto: Soluções reutilizáveis de software orientado a objetos. http://brizeno.wordpress.com/category/padroes-de-projeto/template- method/