Roteiro Lei de Reprodução Leis de Deus / As Leis Morais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciclo II A e B Lei de justiça Amor e caridade
Advertisements

LEIS DIVINAS OU NATURAIS REGEM A A HARMONIA DO UNIVERSO E COMANDAM AS NOSSAS VIDAS E A NOSSA EVOLUÇÃO.
LIVRO DOS ESPIRITOS CAPITULO 4
SUCESSÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS RAÇAS OBSTÁCULOS À REPRODUÇÃO
SUCESSÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS RAÇAS OBSTÁCULOS À REPRODUÇÃO
  .
TERRA O GRANDE EDUCANDÁRIO.
ABORTAMENTO.
Família e Ambiente Familiar
SUCESSÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS RAÇAS OBSTÁCULOS À REPRODUÇÃO
Obstáculos à reprodução 693. São contrários à lei da Natureza as leis e os costumes humanos que têm por fim ou por efeito criar obstáculos à reprodução?
ESTAGIÁRIOS DO AMOR As Leis Divinas são perfeitas em Seus objetivos de nos fazer gravitar para Deus. Cada existência no corpo físico é oportunidade bendita.
Matrimônio e Amor Por isso deixará o homem pai e mãe, e ajuntar-se-á com sua mulher, e serão dois numa só carne. S.Mateus, Cap. XIX, v.5.
Aborto: Certo ou errado? Introdução  O aborto é um caso típico onde as posições quanto ao fundamento ético são inconciliáveis.  Até os 5 meses e meio.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
Trabalho De Bilogia ● Nome: Guilherme ● Professor(a): Rosimeire ● escola: Senador Filinto Müller.
Em “O Livro dos Espíritos”, encontramos a seguinte resposta sobre a questão do aborto: Pergunta 358 – Cap.VII – Constitui crime a provocação do aborto.
Estudo Mensal de Março de 2010
Prof. Dr. Mário Antonio Sanches Mário Sanches - Mestrado de Bioética da PUCPR.
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos A Política do Reconhecimento Charles Taylor TAYLOR, C. "A política de reconhecimento“. In TAYLOR, C. (Org.) Multiculturalismo.
1. 2 A perfeição moral - O bem e o mal Eliane Klatter Agosto 2016.
As Leis Morais O Livro dos Espíritos se divide em quatro partes.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DA LEI DE DESTRUIÇÃO DAS LEIS MORAIS 3ª P Cap.VI
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
Fonte: Degraus Iniciáticos Fonte:
SUCESSÃO E APERFEIÇOAMENTO DAS RAÇAS OBSTÁCULOS À REPRODUÇÃO
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
Os Direitos das Crianças
DAS LEIS MORAIS DA LEI DE CONSERVAÇÃO 3ª P Cap V.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS DA CRIAÇÃO 1ª P Cap. III
DAS LEIS MORAIS DA LEI DE LIBERDADE 3ª P Cap X.
DAS LEIS MORAIS DA LEI DE REPRODUÇÃO 3ª P Cap IV.
AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430) 
Tomo: 2 - Módulo:XV Roteiro: 1
PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA
O PODER DA EVANGELIZAÇÃO NA FAMÍLIA
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 1
Módulo XV Lei de Reprodução
Roteiro Finalidade Processo de aprendizado Potenciais e Habilidades
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 1
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 2ª PARTE DO MUNDO DOS ESPÍRITOS.
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
Justiça e direitos naturais
O mesmo Jesus é capaz de transformar o coração de
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Lição 04 - cpad Ética Cristã e Aborto Prof. Jaisson Campos.
Elementos constitutivos do Universo
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Sandra Benetti LEI DE REPRODUÇÃO.
20 Serviços que o Espiritismo faz Por você!!! Ligue o Som
Aborto uns fazem tudo para salvar uma vida, outros porém matam sem dó sem piedade. Veja este médico que ai está operando um feto no útero da mãe.São.
E Depois Da Morte ?.
SEXUALIDADE NUFESP.
Curso Básico de Espiritismo
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
A Mulher na dimensão espírita
“Quem me dera poder fazer com que os jovens vissem e sentissem seu perigo, especialmente o de terem casamentos infelizes! O casamento é algo que.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. O que é tecnologia de alimentos?
SEITAS E RELIGIÕES. ESPIRITISMO Líder fundador : O fundador do Espiritismo é o francês Denisard Léon Hippolyte Rivail. Rivail nasceu em Lyon em 03/10/1804.
O Espiritismo.  DEUS, INTELIGÊNCIA SUPREMA, CAUSA PRIMEIRA DE TODAS AS COISAS JESUS, O GUIA E MODELO KARDEC, A BASE FUNDAMENTAL.
Juventude Espirita Ave luz. CRIAÇÃO DIVINA ✓ Deus (...) Criou o Universo, que abrange todos os seres animados, e inanimados, materiais e imateriais.
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
A Casa Espírita.
MÓDULO VI Reencarnação ROTEIRO III Retorno à vida corporal: Retorno à vida corporal: O planejamento reencarnatório.
Transcrição da apresentação:

Roteiro Lei de Reprodução Leis de Deus / As Leis Morais População do Globo Sucessão e Aperfeiçoamento das Raças O Casamento e o Celibato Poligamia/Monogamia Uniões Homoafetivas Obstáculos à Reprodução Reprodução Assistida

As Leis Morais O Livro dos Espíritos se divide em quatro partes. Livro Primeiro - As Causas Primeiras Deus/Elementos Gerais do Universo Livro Segundo - Mundo Espírita ou dos Espíritos Vida Espírita/Encarnação/Pluralidade das Existências Livro Terceiro - Leis Morais Leis Divinas ou Naturais Livro Quarto - Esperanças e Consolações Penas e Gozos - terrenos e futuros

As Leis Morais Livro Terceiro - Leis Morais Lei de Adoração Lei do Trabalho Lei de Reprodução Lei de Conservação Lei de Destruição Lei de Sociedade Lei de Progresso Lei de Igualdade Lei de Liberdade Lei de Justiça, Amor e Caridade

As Leis Morais Seria mais fácil e tranquilo se não tivéssemos o conhecimento da Lei? L.E. 621 – Onde está escrita a lei de Deus? Na consciência L.E. 614 - A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer e ele so é infeliz quando dela se afasta. A lei de Deus é eterna e imutável.

As Leis Morais As Leis não condenam, não absolvem, porque são Leis naturais. As leis humanas são imperfeitas e são adaptadas à medida que a sociedade se desenvolve moralmente e/ou tecnologicamente.

Lei de Reprodução L.E. 686 - É lei da Natureza a reprodução dos seres vivos? Evidentemente. Sem a reprodução, o mundo corporal pereceria. Encarnação não é punição, é condição decorrente da inferioridade do Espírito. (GEN, cap. XI, item 26) A verdadeira vida é a espiritual, não a corporal – o Espírito preexiste e sobrevive ao corpo. Necessita do corpo para se desenvolver pelo trabalho que lhe cumpre realizar. O corpo se consome e perece neste trabalho, mas o Espírito se fortalece e segue sua jornada evolutiva. ( GEN, III, 21 ) Espiritismo: Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre… tal é a lei.

Lei de Reprodução Objetivos, sob os pontos de vista biológico e espiritual, respectivamente: Procriação de novos indivíduos, perpetuação da espécie; Viabilização da reencarnação para a progressão dos seres.

População do Globo As previsões de Thomas Malthus (1766 – 1834 ) Previu um futuro aterrador para a humanidade, pois até o final do séc. XIX os recursos de subsistência dos habitantes da Terra se esgotariam, visto que a população aumentaria numa proporção muito maior que a produção de alimentos. As previsões não se confirmaram, pois as inovações tecnológicas aumentaram muito a produtividade agrícola e industrial, bem como o crescimento demográfico diminuiu por diversos fatores.

População do Globo As leis divinas, sábias e perfeitas possuem mecanismos para manter o equilíbrio natural por meio dos próprios seres inteligentes através dos avanços morais e das conquistas científicas. Se há miséria e agressões ao meio ambiente, elas se devem mais ao egoísmo humano do que ao crescimento populacional ou à falta de recursos financeiros e tecnológicos. (Reformador, SET/2010 - Lei de Reprodução)

População do Globo População mundial atinge 7,4 bilhões de pessoas de acordo com a ONU. O fluxo migratório entre os mundos físico e espiritual é constante – diariamente desencarnam e encarnam milhares de criaturas. Literatura espírita cita de 20 a 25 bilhões de seres. Este fluxo é fundamental para os ajustes perante as leis divinas e para a evolução do Espírito e do planeta. Há também migrações interplanetárias de Espíritos. (Reformador, SET/2010 - Lei de Reprodução)

Sucessão e Aperfeiçoamento das Raças L.E. 689 - Os homens atuais formam uma criação nova, ou são descendentes aperfeiçoados dos seres primitivos? São os mesmos Espíritos que voltaram, para se aperfeiçoar em novos corpos, mas que ainda estão longe da perfeição.

Sucessão e Aperfeiçoamento das Raças L.E. 54 - Todos os homens são irmãos em Deus, porque são animados pelo espírito e tendem para o mesmo fim.

Sucessão e Aperfeiçoamento das Raças L.E. 691 - Qual é, do ponto de vista físico, o caráter distintivo e dominante das raças primitivas? Desenvolvimento da força bruta, à custa da força intelectual. Agora, dá-se o contrário: o homem faz mais pela inteligência do que pela força do corpo.

Casamento L.E. 695 - O casamento é um progresso na marcha da humanidade. É uma experiência emocional que propicia a comunhão afetiva e a preparação de valores saudáveis para a convivência universal. (S.O.S Família - Joana De Ângelis) Viver a dois é desejar a felicidade do outro além da nossa própria. (S.O.S Família - Joana De Ângelis)

Casamento L.E. 696 - O casamento é um dos primeiros atos de progresso nas sociedades humanas, porque estabelece a solidariedade fraterna e se encontra entre todos os povos, embora nas mais diversas condições. Há casamento de amor, de fraternidade, de provação e de dever. O matrimônio espiritual realiza-se, alma com alma, representando, os demais, simples conciliações indispensáveis à solução de necessidades ou processos retificadores, embora todos sejam sagrados. (André Luiz - Nosso Lar - Cap. 38)

Casamento O Casamento é a Troca de Valores Afetivos. O intercâmbio sexual, a troca de carinhos, a presença física, ou até mesmo o ato de pensar na pessoa querida são processos de troca magnética. (Evolução em Dois Mundos - Francisco Xavier)

Casamento - Família Reprodução biológica Sustentação do equilíbrio da sociedade Socialização e Educação Reprodução biológica Transmissão de cultura e valores

Celibato L.E. 698 - O celibato voluntário é um estado de perfeição, meritório aos olhos de Deus? Não, e os que vivem assim, por egoísmo, desagradam a Deus e enganam a todos. L.E. 699 - O celibato não é um sacrifício para algumas pessoas que desejam devotar-se mais inteiramente ao serviço da humanidade? Isso é bem diferente. Eu disse: por egoísmo. Todo sacrifício pessoal visando o bem e sem segunda intenção egoísta eleva o homem acima da sua condição material.

Poligamia ou Monogamia L.E. 701 - Qual das duas, a poligamia ou a monogamia, esta mais de acordo com a lei natural? A poligamia deve ser considerada como um uso ou uma legislação particular, apropriada a certos costumes e que o aperfeiçoamento social fará desaparecer pouco a pouco.

Uniões Homoafetivas O Espiritismo é uma doutrina livre e libertária, compromissada com o entendimento da natureza íntima do ser humano e o progresso espiritual. Nos dá bases muito ricas de entendimento do psiquismo e da sexualidade do espírito imortal, como instrumentos divinos dados por Deus ao homem para seu aprimoramento e felicidade. L.E. 701 - O casamento, segundo as vistas de Deus, deve fundar-se na afeição dos seres que se unem.

Uniões Homoafetivas A homossexualidade... não encontra explicação fundamental nos estudos psicológicos que tratam do assunto em bases materialistas, mas é perfeitamente compreensível, à luz da reencarnação. (Emmanuel) Enquanto amor, não há diferença entre amar-se um homem ou uma mulher. O ser que ama não vê o sexo, não enxerga o corpo nem a condição sócio-cultural do outro, mas o Espírito. (Amor Sempre - Adenáuer Novaes - Cap.17)

Obstáculos à Reprodução L.E. 693 - As Leis e os costumes humanos que têm por efeito dificultar a reprodução são contrários à lei da natureza ? Tudo o que entrava a marcha da natureza é contrário à lei geral. L.E. 693a - O homem pode regular a reprodução segundo as necessidades, mas não deve entravá-la sem necessidade.

Aborto O aborto pode provocar perturbação ao Espírito pela sua expulsão involuntária do corpo fisico L.E. 358 - Tirar a vida da criança antes de seu nascimento, é impedir a alma de passar pelas provas de que o corpo devia ser o instrumento.

Aborto Espontâneo Inconsciente Terapêutico O feto forma-se obedecendo a regras pré-fixadas de automatismo fisiológico. Isso acontece como provação para os pais. (L.E. 356) Inconsciente Pode ocorrer por: atitude mental negativa da mãe e/ou do pai; repulsa da mãe; conflitos no lar; imprudência ou excessos da mãe. (Evolução em Dois Mundos) Terapêutico L.E. 359 - No caso em que a vida da mãe estivesse em perigo pelo nascimento da criança, haveria crime em sacrificar a criança para salvar a mãe? É preferível sacrificar o ser que ainda nao nasceu.

Consciência do Erro Somos Espíritos imaturos, comprometidos e inconsequentes, ou não estaríamos encarnados na Terra. (Quem tem medo da morte - pg:68 - Richard Simonetti) Pode-se renovar o destino através do trabalho em favor da infância desvalida, adoções e tantos outros meios de ajudar o próximo.

Reprodução Assistida Barriga Solidária Algumas mulheres com má formações no útero, sejam congênitas ou adquiridas, e, por causa delas não conseguem engravidar, ou não levam a gestação até o fim, podem optar pela barriga solidária, também conhecida por barriga de aluguel. O casal tem seus gametas (óvulos e espermatozoides) removidos, a fecundação é feita em laboratório e o embrião, transferido para o útero de outra mulher.  Biologicamente o filho é do casal, mas foi gestado em outra barriga. O útero, na verdade, é emprestado à mulher e não alugado, como sugere o nome, já que a lei proíbe qualquer tipo de transação comercial para a prática.

Reprodução Assistida Inseminação Artificial É um processo no qual o médico coloca o sêmen do marido ou doador após ser processado (preparado) dentro do colo do útero (entrada do útero) ou no fundo do útero perto do momento da ovulação. Os métodos de reprodução assistida: Inseminação artificial, Fertilização in vitroconvencional (FIV - bebê de proveta) e Micromanipulação de gametas (ICSI - injeção intracitoplasmática de espermatozóides).

Conclusão O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto o Espírito já existia antes da formação do corpo. (ESE, XIV, 8) Reprodução é lei natural que possibilita a reencarnação e a evolução do Espírito em corpos cada vez mais aperfeiçoados O Espírito torna-se o artífice de seu próprio futuro, seguindo o planejamento divino rumo à felicidade. (Reformador SET/2010, Lei de Reprodução)