A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. O que é tecnologia de alimentos?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. O que é tecnologia de alimentos?"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo

2

3 O que é tecnologia de alimentos?

4 O QUE É TECNOLOGIA DE ALIMENTOS? Qualquer método ou técnica de processamento de alimentos envolve uma combinação de procedimentos ou operações unitárias que modificam as características da matéria- prima.

5 O QUE É TECNOLOGIA DE ALIMENTOS? Atualmente, os consumidores não desejam apenas um alimento com uma ampla vida de prateleira e sem necessidade de refrigeração: também demandam produtos fáceis de preparar, prontos para o consumo, gostosos e atrativos. Além disso, observa-se uma demanda crescente por alimentos mais saudáveis e naturais.

6 Para que serve a tecnologia de alimentos?

7 PARA QUE SERVE A TECNOLOGIA DE ALIMENTOS? No século XIX, o demógrafo e economista inglês Thomas Robert Malthus afirmou que o setor agrícola se mostrava incapaz de gerar alimentos em abundância.

8 Segundo aquele pesquisador, a população mundial crescia de forma semelhante a uma progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos crescia de forma semelhante a uma progressão aritmética, ou seja, a população do mundo crescia, na época, mais rapidamente do que o fornecimento dos alimentos.

9 PARA QUE SERVE A TECNOLOGIA DE ALIMENTOS? Percebe-se, dessa forma, que a preocupação com a conservação e transformação de alimentos é muito antiga – surgiu muito antes que o processo de conservação e transformação de alimentos fosse reconhecido como uma ciência, o que aconteceu nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha no ano de 1931.

10 PARA QUE SERVE A TECNOLOGIA DE ALIMENTOS? Hoje, a indústria de alimentos se preocupa em atender a alguns objetivos básicos como: Aumentar a vida de prateleira dos produtos por meio de técnicas de conservação. Incrementar a quantidade de alimentos produzidos. Ampliar a variedade da dieta. Fornecer os nutrientes necessários para a saúde. Gerar lucros.

11 PARA QUE SERVE A TECNOLOGIA DE ALIMENTOS? Na atualidade, a indústria de alimentos vem enfrentando novos desafios para que o processamento de alimentos contemple as exigências dos consumidores e da legislação vigente.

12 Distinção entre tecnologia de alimentos e Ciências dos Alimentos

13 DISTINÇÃO ENTRE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2.1 Ciência dos alimentos A ciência dos alimentos pode ser entendida como a disciplina que utiliza as ciências biológicas, físicas, químicas e a engenharia para o estudo da natureza dos alimentos, das causas de sua alteração e dos princípios em que se assenta o processamento dos alimentos.

14 2.2 Tecnologia de alimentos A tecnologia de alimentos pode ser vista como a aplicação da ciência dos alimentos para seleção, conservação, transformação, acondicionamento, distribuição e uso de alimentos nutritivos e seguros.

15 DISTINÇÃO ENTRE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2.2 Tecnologia de alimentos Em outras palavras, é a aplicação de técnicas e métodos para elaboração, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização dos alimentos.

16 Objetivos da tecnologia de alimentos?

17 OBJETIVOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Pode-se afirmar que a principal função da tecnologia de alimentos é fazer todos se alimentarem diariamente de forma nutritiva e saudável. Para que isso aconteça, devem ser superados diversos obstáculos relacionados à perecibilidade dos alimentos e à sua distribuição para que cheguem a todos os lugares habitados, além de serem produzidos em quantidade suficiente para atender à crescente demanda.

18 OBJETIVOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Garantir o abastecimento de alimentos nutritivos e saudáveis. Aumentar a vida de prateleira dos alimentos.

19 OBJETIVOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Garantir a inocuidade dos alimentos. Diversificar os alimentos para que o consumidor possa dispor de ampla variedade.

20 OBJETIVOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Obter o máximo de aproveitamento dos recursos nutricionais do planeta e de forma sustentável. Buscar novas fontes de matérias-primas ou novas formas de obtê-las.

21 OBJETIVOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Preparar alimentos para indivíduos com necessidades nutricionais especiais. Apresentar ao consumidor produtos apetitosos e atrativos.

22 Fatores que contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de alimentos

23 Diversos fatores contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de alimentos. Alguns tiveram grande influência, como a necessidade de aumentar a produção, e outros fatores tiveram menor influência, mas todos foram responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia de alimentos, que continua evoluindo.

24 AUMENTO DA DEMANDA DE ALIMENTOS O aumento na demanda alimentos é consequência do maior consumo devido ao crescimento demográfico. Há também um incremento na utilização de alimentos industrializados ocasionado pela urbanização e por mudanças nas condições sociais e de trabalho. Assim, a necessidade de aumentar a produção e o aproveitamento de matérias-primas diversas contribuiu para o surgimento de novas técnicas, que possibilitaram a maior produção de alimentos.

25 NOVOS CONHECIMENTOS E NOVAS TECNOLOGIAS A evolução da ciência gerou novos conhecimentos nas diversas áreas relacionadas a alimentos e proporcionou o uso de novas tecnologias. Podem ser citados como exemplos: Uso de novos materiais em embalagens. Conhecimentos relacionados às causas de deterioração dos alimentos.

26 NOVOS CONHECIMENTOS E NOVAS TECNOLOGIAS Aprimoramento de métodos antigos de conservação, como a desidratação. Desenvolvimento de novas tecnologias, como o aquecimento ôhmico.


Carregar ppt "TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. O que é tecnologia de alimentos?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google