EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PRÉ-VESTIBULANDOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lançamento horizontal
Advertisements

Aula de Física Agosto de 2013
Queda Livre e Lançamento Vertical
CIRCUITOS ELÉTRICOS.
Indução Eletromagnética
Física Geral e Experimental II
Física Geral e Experimental II
Energia Potencial e Conservação da Energia
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
Movimento rectilíneo uniforme  MRU
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
Função quadrática: a função geral de 2º grau
Associação de resistores
Indução Eletromagnética
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
LANÇAMENTO HORIZONTAL
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
ELETRICIDADE 7 CIRCUITO EM REDE Prof. Cesário.
ELETRICIDADE 10 CAPACITORES Prof. Cesário.
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Cinemática.
Trabalho Energia.
Física Recuperação: Velocidade média Movimento Uniforme (MU)
2 Eletricidade.
01. A figura mostra o instante em que uma esfera de 4 kg é abandonada do repouso, da posição P, e cai sobre a mola ideal de constante elástica 2 x 102.
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Movimento vertical no vácuo; Lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo. Professor Dante Deon.
OS MOVIMENTOS.
Velocidade média Questão 01 Um viajante cobriu a distância de 760 km em 12 h, sendo os primeiros 200 km percorridos com certa velocidade escalar.
O símbolo que representa um resistor é:
Lançamento horizontal
Movimento Circular Uniforme
ELETRICIDADE 8 CIRCUITO EM REDE Prof. Cesário.
1. Um móvel é atirado verticalmente para cima, a partir do solo, com velocidade inicial de 72km/h. Despreze a resistência do ar e adote g = 10m/s². Determine:
1.O gráfico a seguir representa a velocidade escalar de um móvel durante 15 s de movimento. Com base no gráfico é correto afirmar que: a) o móvel está.
Revisão – UEPA 2013 PRISE III
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Movimento de um projétil Componentes da velocidade inicial
GERADORES P I L H A Geradores
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Queda Livre e Lançamento Vertical
Física Gráficos do MU.
Mecânica Cinemática ♦ Lançamento vertical para cima.
Gerador Elétrico Gerador → dispositivo com função de transformar ou transferir energia. Transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica. Exemplos:
lançamento de projéteis
CIRCUITOS ELÉTRICOS PROFa. SANDRA MELCHIOR
LANÇAMENTO VERTICAL Uma pedra é lançada verticalmente para cima com uma velocidade de módulo 20 m/s. Em que instante sua velocidade terá seu módulo 6 m/s.
Associações de resistores
Revisão Cinemática Escalar e Vetorial. Cinemática Trajetória Referencial Repouso Movimento.
Exercícios Um carro de corrida é acelerado de forma que sua velocidade em função do tempo é dada conforme a tabela. Qual, aproximadamente, em m/s2, o valor.
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Curso de Física Geral F semestre, 2011
Física.
Associação de Resistores
Movimento em duas dimensões
1. No circuito anterior, os geradores são ideais
Professor: Marivaldo Mendonça
Corrente Elétrica.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Associação de Resistores
1. Uma partícula que realiza movimento retilíneo uniformemente variado tem seu gráfico, s × t, representado ao lado. Determine o módulo da velocidade inicial:
1. Na figura estão representados, num plano cartesiano, os gráficos posição × tempo do movimento de dois móveis, A e B, que percorrem a mesma reta. Se.
1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse.
Resistores Professor John Disciplina Física C.
Corrente Elétrica e Resistores
II. Resistência elétrica
LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço SIMONE CAARMO.
Transcrição da apresentação:

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PRÉ-VESTIBULANDOS Gráficos do MUV Queda Livre Lançamento Vertical para Cima Espelhos Esféricos Circuitos Elétricos

1. Considere a associação de 3 resistores ôhmicos, de resistências R1 = 6,8 Ω, R2 = 4,0 Ω e R3 = 16 Ω como representa o esquema. Sabendo que a intensidade da corrente elétrica que passa por R3 vale 2,0 A, determine: a) a intensidade da corrente que passa por R1; b) a ddp entre os pontos A e C.

2. Considere um figo desprendendo-se livremente de uma figueira que tem 20 m de altura. Pode-se afirmar que ele chegará ao solo após ___segundos, atingindo uma velocidade de _____metros por segundo. Dado: Considere g = 10 m /s£. Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços vazios do texto, respectivamente. a) 1,5 e 20,0. b) 2,0 e 20,0. c) 2,5 e 25,0. d) 3,0 e 30,0. e) 3,5 e 30,3.

3. Analise o circuito elétrico e as afirmações que seguem. ( ) Se a chave estiver aberta, o amperímetro indica zero. ( ) Com a chave aberta, a potência total dissipada no circuito é de 18 W. ( ) Se a chave estiver fechada, a corrente elétrica em cada um dos resistores de 4 ² é de 0,75 A. ( ) Com a chave fechada, o amperímetro indica 2,0 A. ( ) Com a chave fechada, a potência total dissipada é de 24 W.

4. Um objeto é lançado verticalmente para cima, de uma base, com velocidade v = 30 m/s. Indique a distância total percorrida pelo objeto desde sua saída da base até seu retorno, considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s£ e desprezando a resistência do ar. a) 30 m. b) 55 m. c) 70 m. d) 90 m. e) 100 m.

5. Um objeto é lançado verticalmente para cima de uma base com velocidade v = 30 m/s. Considerando a aceleração da gravidade g = 10 m/s£ e desprezando-se a resistência do ar, determine o tempo que o objeto leva para voltar à base da qual foi lançado. a) 3 s b) 4 s c) 5 s d) 6 s e) 7 s

6. Em um experimento de óptica, em sala de aula, uma régua de 30,0 cm de comprimento, quando colocada perpendicular ao eixo principal e a 24,0 cm do vértice de um espelho esférico côncavo, produz uma imagem invertida de 10,0 cm de altura. Nessas circunstâncias, a distância focal do espelho, em cm, é: a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

7. Observe o gráfico característico de um gerador. Se uma lâmpada de resistência 3,5 ² for ligada em série com esse gerador, a corrente elétrica na lâmpada, em amperes, será a) 2,5. b) 3,0. c) 7,5. d) 10.

8. No circuito da figura a seguir, o amperímetro A registra uma corrente i=0,2A. Cada um dos três resistores representados na figura tem resistência R=40². Qual é a potência dissipada pelo par de resistores associados em paralelo? a) 0.8 W b) 1,6 W c) 3,2 W d) 8,0 W e) 16,0 W

9. Um chuveiro de 4000 W e 220 V teve sua resistência danificada. Para consertar, sua resistência foi cortada ao meio, e aproveitou-se apenas a metade. Qual é a nova potência do chuveiro? a) 2000 W b) 4000 W c) 3000 W d) 6000 W e) 8000 W

10. Com três baterias de força eletromotriz ε =1,5V e com uma resistência R, podemos construir os circuitos a seguir. Para qual deles será maior a potência dissipada pela resistência R?

12. Um esquiador, partindo do repouso do ponto A da rampa, passa pelo ponto B com velocidade de módulo 5 m/s. Considerando constante a aceleração do esquiador, sua velocidade, no ponto C, será:

13. O gráfico representa a posição (X) de uma partícula, em função do tempo (t). Determine: velocidade inicial b) aceleração função horária de posição

14. A figura, a seguir, representa, fora de escala, as marcas das patas traseiras de um GUEPARDO que, partindo do repouso no ponto A, faz uma investida predatória, a fim de garantir sua refeição. O intervalo entre as marcas é de 1 (um) segundo. Determine: a) A aceleração escalar do GUEPARDO. b) a velocidade do GUEPARDO, ao passar pelo ponto B da trajetória.