Entre Margens 12.º ano Mensagem Fernando Pessoa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mensagem e Os Lusíadas – Um diálogo entre dois poetas
Advertisements

Aprender a divertir Para isso clica no botão da resposta que achas correcta. Lê as perguntas com atenção e procura divertir-te.
REVOLTA DE 1383 – 1385: Crise e Guerra da Independência .
sobre a História de Portugal?
APRESENTÃÇÃO DE SLAYDS
FAMILIA REAL PORTUGUESA
CONCURSO LER E SABER.
Realizado por: Verónica Braga nº27 Filipa Nogueira nº09
Portugal no século XIV A revolução de
Mensagem De Fernando Pessoa.
Pintura de Rinoceronte
Trabalho Elaborado por: Fátima Marta Mariana
O INTERREGNO ( ) D. LEONOR TELES O MESTRE DE AVIS
Historia de Portugal Emanuel Pires Nº4 Cef oi. Navio Escola Sagres.
Linha do Tempo 4000 a.C3000 a.C1600a.C1700 a.C 4000 a.C – A invenção da escrita 3100a.C – O rei Menés unificou o baixo e o alto Egito e formou um dos.
Brasão ► conta-se a história das glórias portuguesas. Se estrutura como o brasão português, que é formado por dois campos: um apresenta sete castelos,
Reis de Portugal 2ª DinastiaAula TIC Altera o 1º diapositivo e muda ou cria efeitos. Nome turma Adaptado de :
Portugal no século XIV A revolução de
Primeiro rei de Portugal
 Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de Filha de.
Visita de Estudo ao Monumento do Padrão dos Descobrimentos No dia participei numa visita de estudo com a minha Turma 5-E da Escola EB 2,3 de.
Afonso Henriques e as etapas da governação Portugal e a rivalidade Braga / Toledo 11/05/
Dia de PortugalCamões Comunidades Portuguesas 10 de Junho - Feriado Nacional: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas Apresentação elaborada.
Expansão Marítima "Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas.
Perguntas Malucas Perguntas Malucas Responde às mais malucas perguntas. Para isso clica no botão da resposta que achas correcta. Lê as perguntas com atenção.
LISTA DE OBRAS E TEXTOS 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO METAS CURRICULARES Verificação de existências na BE /CR da escola Básica Augusto Gil e recursos disponíveis.
Gabriela Bezerra Julyana Xavier Nathália de Morais Nathália Santos Paula Jaqueline Aristóteles.
Português – 12.º Ano Mensagem Fernando Pessoa. A poesia da “Mensagem” poderá ser vista como uma epopeia, pois parte de um núcleo histórico. Contudo, a.
4.1 – Escritores Locais 1 / 3 Título Nome do Autor Fonte Meio Data
Contextualização histórico-literária
INVASÕES NO PERÍODO COLONIAL
TEATRO: ONDE, QUANDO, COMO, COM QUEM E POR QUÊ?
Mensagem Fernando Pessoa
Camões.
Friso cronológico.
Contextualização histórico-literária Unidade 2
Trabalho de: Luís Filipe e Miguel
Camões e Pessoa: cantores do Império
a construção territorial do reino - Guerra, povoamento e diplomacia
Portugal Fernando Santos.
A presença portuguesa em África
Expansão e mudança nos séculos xv e xvi
Brasil holandês.
HUMANISMO.
A PENÍNSULA IBÉRICA APÓS A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE
Ficha informativa n.o 3.
Guerra colonial.
D. Pedro a Inês de Castro.
A crise do Império Português
Síntese Unidade 1.4 Fernando Pessoa Mensagem.
de Fernão Lopes A Crónica de D. João I 2. Fernão Lopes
Perguntas Malucas Começar! Responde às mais malucas perguntas.
Expansão Marítima Espanhola
Pintura de Rinoceronte
Assim fomos abrindo aqueles mares,
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
AMÉRICA PORTUGUESA PRÉ-COLONIAL
RESULTADOS E DISCUSSÕES
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
O VENTO.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Expansão Marítima: o processo ibérico
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
1143 – Um novo Reino, um novo Estado
Portugal no século XIV A revolução de
A viagem de Vasco da Gama 5. Os Lusíadas de Camões
século XIV – A Sociedade
06º Domingo do Tempo Comum -
Perguntas Malucas Começar! Responde às mais malucas perguntas.
A divisão da história geral
Transcrição da apresentação:

Entre Margens 12.º ano Mensagem Fernando Pessoa

Visão global de Mensagem Entre Margens 12.º ano Visão global de Mensagem Mensagem é a única obra completa de Fernando Pessoa publicada em vida. Contém 44 poemas, escritos entre 21 de julho de 1913 e 16 de março de 1934. A sua publicação acontece a 1 de dezembro de 1934, dia das comemorações da Restauração de 1640. Mensagem. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-11-29]

Estrutura de Mensagem Mensagem Entre Margens 12.º ano Estrutura de Mensagem 1.ª parte Brasão Bellum sine bello Mar Português Mensagem 2.ª parte Possessio maris 3.ª parte O Encoberto Pax in Excelsis Apesar de conter poesias breves, compostas em momentos diversos, garante uma unidade histórica e lógica, sequencial e coerente. A sua estrutura tripartida permite contar e refletir sobre a vida e o percurso de Portugal ao longo dos séculos. Mensagem. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-11-29]

Estrutura de Mensagem Significado Entre Margens 12.º ano Estrutura de Mensagem Significado 1.ª parte Brasão Nascimento (da pátria) Referência aos mitos e figuras históricas até D. Sebastião, identificadas nos elementos do brasão.

Poemas da 1.ª parte – Brasão Entre Margens 12.º ano Estrutura de Mensagem Poemas da 1.ª parte – Brasão Divisão 19 poemas OS CAMPOS O dos Castelos O das Quinas OS CASTELOS Ulisses Viriato O Conde D. Henrique D. Tareja D. Afonso Henriques D. Dinis D. João o Primeiro D. Filipa de Lencastre AS QUINAS D. Duarte, Rei de Portugal D. Fernando, Infante de Portugal D. Pedro, Regente de Portugal D. João, Infante de Portugal D. Sebastião, Rei de Portugal A COROA Nun’ Álvares Pereira O TIMBRE A Cabeça do Grifo: O Infante D. Henrique Uma Asa do Grifo: D. João o Segundo A Outra Asa do Grifo: Afonso de Albuquerque

Estrutura de Mensagem Significado Entre Margens 12.º ano Estrutura de Mensagem Significado 2.ª parte Mar Português Realização e vida Simboliza a essência do ideal de ser português, vocacionado para o mar e para o sonho.

Poemas da 2.ª parte – Mar Português Entre Margens 12.º ano Estrutura de Mensagem Poemas da 2.ª parte – Mar Português 12 poemas O Infante Horizonte Padrão O Mostrengo Epitáfio de Bartolomeu Dias Os Colombos Ocidente Fernão de Magalhães Ascensão de Vasco da Gama Mar Português A Última Nau Prece

presente de sofrimento e de mágoa, pois “falta cumprir-se Portugal”. Entre Margens 12.º ano Estrutura de Mensagem Significado 3.ª parte O Encoberto El-Rei D. Sebastião, in http://thecrowandtheradio.blogspot.pt Morte e renascimento (da pátria) O atual Império está moribundo, mas a morte contém em si a semente da ressurreição. O Quinto Império está para chegar. A desintegração e o presente de sofrimento e de mágoa, pois “falta cumprir-se Portugal”.

Poemas da 3.ª parte – O Encoberto Entre Margens 12.º ano Estrutura de Mensagem Poemas da 3.ª parte – O Encoberto Divisão 13 poemas OS SÍMBOLOS D. Sebastião O Quinto Império O Desejado As Ilhas Afortunadas O Encoberto OS AVISOS O Bandarra António Vieira (Screvo meu livro à beira-mágoa…) OS TEMPOS Noite Tormenta Calma Antemanhã Nevoeiro

Estrutura de Mensagem Significado Entre Margens 12.º ano Estrutura de Mensagem Significado 2. Mar Português (realização e vida) Renascimento Quinto Império Concretização do Império 1. O Brasão (nascimento) 3. O Encoberto (morte) Fundação e construção do Império Decadência do Império A estrutura tripartida de Mensagem simboliza o nascimento, a vida e a morte da pátria (um ciclo existencial). A morte, porém, dá origem a um renascimento que será o novo império: o Quinto Império.