Exercícios de vestibulares – Revisão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
Advertisements

As origens do mundo atual
A Guerra Fria.
A Guerra Fria.
A GEOGRAFIA DO PODER.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA.
FINAL DA SEGUNDA GUERRA:
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA (1945 – 1989).
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Socialismo.
Socialismo.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
GUERRA-FRIA ANTONIO NETO.
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
“DO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL ATÉ O FIM DA URSS”
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Guerra Fria.
Infográfico - Muro de Berlim
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Guerra Fria Guerra Fria
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
REVOLUÇÃO RUSSA
GUERRA FRIA ORDEM BIPOLAR
GUERRA FRIA Capítulos 21 e 22.
2ª Guerra Mundial.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOCIEDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Guerra Fria ( ) Características.
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
RELAÇÕES INTERNACIONAIS Prof. Rafael Pons Reis Guerra Fria e a Ordem Bipolar Prof. Rafael Pons Reis Guerra.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
História “Guerra Fria”.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem.
Guerra Fria Webster Pinheiro.
Conceitos Históricos: Capitalismo, socialismo, Ideologia
Professor Ulisses Mauro Lima O MUNDO APÓS A 2ª Grande Guerra
Gustavo Giuseppe Medeiros
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
Características e Conlfitos
GUERRA FRIA.
Guerra Fria.
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
Capitalismo versus Comunismo
GUERRA FRIA.
Guerra Fria.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
ORDEM BIPOLAR
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GUERRA FRIA.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
Transcrição da apresentação:

Exercícios de vestibulares – Revisão 1. (PucRio/2006) A 2ª Grande Guerra, pela sua dimensão e pelos seus desdobramentos, tornou-se um marco na história do século XX. Sobre esse acontecimento assinale (V) ou (F): ( V ) condicionou a emergência de uma ordem internacional caracterizada pela bipolaridade entre os interesses dos EUA e da ex-URSS, entre as décadas de 1950 e 1980. ( F ) interferiu na ampliação das tensões políticas em regiões coloniais da Ásia e da África, dificultando as lutas pela descolonização. ( V ) viabilizou a criação da ONU, representando, no imediato pós-guerra, o esforço de criar mecanismos e fóruns internacionais promotores do entendimento diplomático pacífico. ( F ) implicou a condenação das doutrinas nazi-fascistas, impedindo, nas décadas seguintes, o aparecimento desses projetos políticos e de seus similares. ( V ) inaugurou, a partir do episódio de explosão das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagazaki, a utilização de armas nucleares como símbolo maior de poderio bélico.

2. (UFSC/2009) Ao final da 2ª Guerra, a Europa foi dividida em duas áreas: a parte oriental ficou sob a influência da então União Soviética, enquanto a parte ocidental, sob a influência norte-americana. Em relação à 2ª Guerra e ao período que a sucedeu, assinale (V) ou (F): ( F ) A "doutrina Truman" visava à expansão da influência soviética. ( F ) A OTAN foi formada por um bloco de países que defendiam a ideologia comunista. Em contraposição a este bloco, os EUA lideraram a criação do Pacto de Varsóvia, cujo objetivo era ampliar os interesses capitalistas na Europa. ( V ) Visando a ajudar na recuperação dos países europeus devastados pela guerra, e para evitar a expansão do comunismo, foi elaborado o Plano Marshall, por meio do qual o governo dos EUA destinou bilhões de dólares para os países da Europa. ( F ) China e Inglaterra foram países que saíram fortalecidos desse conflito, estabelecendo, a partir de então, os dois pólos que redefiniriam a política mundial.

X 3. (UFRS/2007) Observe o mapa a seguir. Considere as afirmações em relação à região destacada no mapa. I - Ela foi alvo dos únicos ataques com artefatos nucleares contra seres humanos registrados na história. II - Ela foi cenário de importante conflito da Guerra Fria, no início dos anos 50, envolvendo os EUA. III - Ela foi palco da maior derrota militar sofrida pelos EUA, apesar do enorme poder de fogo utilizado contra a população local. Quais estão corretas? Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) I e II. e) II e III. X

4. (CFTPR/2006) Após a 2ª Guerra Mundial formou-se a bipolarização mundial: socialismo versus capitalismo. A confrontação indireta entre os dois lados, com corrida armamentista, conflitos localizados e alinhamentos, marcaram o período. Era a "Guerra Fria“. Assinale (V) ou (F). ( V ) na reconstrução européia, o governo dos EUA aplicou o plano Marshall e criou a O.T.A.N. Os soviéticos, por sua vez, criaram na sua área de influência ("cortina de ferro") o COMECOM e o Pacto de Varsóvia. ( V ) a tensão leste-oeste agravou-se com a Revolução Comunista na China em 1949 e, sob liderança de Mao Tsé-tung, foi criada a República Popular da China. Com a Guerra da Coréia (1950-53), o país foi dividido em duas áreas de influência.

( V ) em meio aos alinhamentos e tensões leste-oeste, surgiram períodos de aparente entendimento, com a diminuição do clima de confronto da Guerra Fria, como a Coexistência Pacífica do governo de Nikita Kruschev e com o período da "détente" (distensão) do governo de Richard Nixon. ( F ) o bloco soviético pós-Stálin (a partir de 1953) ficou a cargo de Nikita Kruschev, que deu início à "reestalinização", com incentivo aberto ao centralismo governamental, ganhando forte apoio da burocracia soviética. Afastado do governo em 1964, Nikita Kruschev foi substituído por Leonid Brejnev que, frente à crise, adotou as políticas da "perestroika" (reestruturação) e da "glasnost" (transparência), introduzindo reformas econômicas e abertura política. ( V ) diversas confrontações localizadas acabaram surgindo e colocando em perigo a paz mundial durante a Guerra Fria, a exemplo da Revolução Cubana (1959), da construção do muro de Berlim (1961) e da crise dos mísseis em Cuba (1962). Nos anos 1980, o governo do presidente norte-americano Ronald Reagan acabou lançando uma forte corrida armamentista, com o projeto "Guerra nas Estrelas", que ativou sérias dificuldades econômicas na U.R.S.S.

5. (UFU/2007) Leia o trecho do discurso a seguir. "Que toda nação saiba... que pagaremos qualquer preço, suportaremos qualquer fardo, enfrentaremos qualquer privação, apoiaremos qualquer amigo, obstaremos qualquer inimigo, para assegurar a sobrevivência e o triunfo da liberdade." John F. Kennedy, Discurso de Posse. Citado por NEVINS, A. e COMMAGER, H.S. "Breve História dos Estados Unidos", S.P.: Alfa-Omega, 1986, p. 591. Baseando-se na citação e na política externa do governo norte-americano na década de 1960, assinale a alternativa INCORRETA. a) No início do governo Kennedy, ocorreram intervenções e conflitos envolvendo Cuba e União Soviética. Os Estados Unidos apoiaram a invasão da Baía dos Porcos, promoveram o bloqueio naval e aéreo à ilha e exigiram a retirada dos foguetes soviéticos instalados em Cuba.

x b) Ao enfatizar a aplicação do Plano Marshall e da Doutrina Truman, o governo Kennedy foi marcado pelas negociações com a União Soviética e a China, que objetivaram solucionar os conflitos envolvendo a Coréia e o Vietnã e evitaram a expansão do comunismo na Ásia. c) Em relação à América Latina, o governo norte-americano formulou a Aliança para o Progresso, cuja proposta era conceder ajuda e financiamentos para o desenvolvimento econômico, a fim de evitar o crescimento da influência comunista sobre as populações latino-americanas. d) O governo norte-americano organizou iniciativas de treinamento das forças armadas e dos serviços de repressão da América Latina, a fim de reprimir manifestações populares e opositores aos governos favoráveis à influência norte-americana.

6. (IBMECR/2009) A última década do século XX foi marcada pela crise que atingiu o bloco socialista. Sobre esse processo são feitas as seguintes afirmativas: I - Sob o ponto de vista econômico, a planificação é uma das características desse sistema; II - Sob o ponto de vista político, o unipartidarismo é uma marca até hoje presente em países como Cuba; III - Sob o ponto de vista social, a grande herança deixada pelos socialistas foi um significativo aumento das taxas de analfabetismo. Assinale: a) Se apenas a afirmativa I for correta. b) Se apenas a afirmativa II for correta. c) Se apenas a afirmativa III for correta. d) Se apenas as afirmativas I e II forem corretas. e) Se todas as três afirmativas forem corretas. X

7. (UFPR/2007) Em 3 outubro de 1990, a República Federal da Alemanha e a República Democrática Alemã se tornaram um só país, celebrando a queda do Muro de Berlim e o fim do poder soviético sobre a República Democrática Alemã. Sobre esse acontecimento, assinale (V) ou (F): ( ) O Muro de Berlim foi um dos principais símbolos da Guerra Fria, iniciada tão logo a Alemanha foi derrotada na Segunda Guerra Mundial. ( ) A reintegração das duas Alemanhas teve um alto custo econômico, que gerou inflação e recessão, pois um dos desafios trazidos pela reunificação foi o de estender a toda a população o nível de vida usufruído pelos cidadãos da República Federal da Alemanha. ( ) O Muro de Berlim foi construído para impedir que os cidadãos da República Federal Alemã migrassem, em caráter definitivo, para o chamado Bloco Oriental.

( V ) A reunificação alemã foi favorecida sobretudo pela atuação do então chanceler Helmut Kohl, para a integração da Comunidade Européia. ( F ) O fim da República Democrática Alemã foi resultado da influência dos EUA, que financiaram os movimentos de oposição naquele país, logrando com isso enfraquecer a União Soviética. 8. (UEPG/2008) A 2ª Guerra Mundial diminuiu a importância política das nações européias e inaugurou a bipolarização do mundo: EUA versus URSS. Essa divisão, marcada por conflitos e hostilidades, foi chamada de Guerra Fria. Sobre este tema, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso. ( V ) A origem dos desentendimentos entre EUA e URSS remonta aos acordos entre os países vencedores da 2ª Guerra antes mesmo de seu término. Nas conferências de Yalta e Potsdam, os representantes desses países queriam assegurar seus interesses e econômicos e garantir áreas de influência em todo o mundo.

( F ) Após a Segunda Guerra, os países que não se envolveram diretamente no conflito puderam, a despeito do clima de equilíbrio precário existente, alcançar um amplo desenvolvimento econômico, baseado em uma política de exportação. ( V ) A Guerra Fria era conveniente tanto para os norte-americanos quanto para os soviéticos, porque, ao mesmo tempo em que não se envolviam diretamente em guerras localizadas ou de libertação nacional, enviavam armas, ajuda financeira e logística, o que poderia definir os conflitos. ( V ) Além da forte propaganda ideológica desenvolvida pelos dois blocos, a Guerra Fria foi marcada por uma corrida armamentista, instituindo o "equilíbrio do terror", visto que as duas nações tinham poder para destruir de forma total uma à outra. ( V ) A Guerra Fria foi um estado de tensão entre um sistema político livre e outro autoritário; entre duas formas de organização econômica, o capitalismo e o socialismo.