A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
MISSÃO EM SENTIDO AMPLO.
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Pastoral da Comunicação
Proposta Pastoral 2006.
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
O Conselho Pastoral Paroquial
Anteprojeto Metodológico
VIII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA O LAICATO
Desafios e perspectivas
DNJ – Dia Nacional da Juventude
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Congregação para a Doutrina da Fé
Encaminhamento para o AGIR
ENPL 2013.
Conselhos Missionários
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
Departamento Arquidiocesano da Catequese
Una grande árvore plantada numa terra fértil... a terra de Valdocco... a terra dos leigos... a terra das culturas... a terra de Mornese.
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
Espiritualidade do Catequista
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
PISTAS DE AÇÃO TRABALHO EM GRUPOS
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
Diocese de São João da Boa Vista
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
VIVER EM COMUNIDADE Que Comunidade? Por onde entrar?
Conselho Missionário Diocesano
COORDENADORES DE COMUNIDADE
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
EM BUSCA DE UM PROJETO PAROQUIAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ
Rio, Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida
IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES!. JMJ: UM SONHO DO CORAÇÃO DE DEUS Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
ORGANIZAÇÃO MISSIONARIA NO BRAIL
XVI PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
Propostas para o Ano Santo da Misericórdia
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
“DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL C APÍTULO VI O Sacramento da Ordem.
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Incorporação na Igreja e os Sacramentos
Transcrição da apresentação:

A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro e convoca os jovens, próximos da Igreja ou dela afastados. A JMJ evidentemente se dirige, sobretudo, aos jovens católicos, mas está aberta a todos aqueles que tem interesse ou se sentem atraídos por esta celebração. É o papa que escolhe o tema da JMJ e o explica em modo autorizado com uma mensagem apropriada, orientando assim tanto o caminho de preparação como a sua mesma celebração, cuja finalidade prioritária são a catequese, a evangelização e a peregrinação na fé. É sempre o papa que preside a celebração, na presença dos bispos de todas as partes do mundo.

A Jornada Mundial da Juventude O Santo Padre confiou a promoção e organização das JMJ ao Pontifício Conselho para os Leigos, que realiza esta tarefa em colaboração com a igreja particular que acolhe o evento, respeitando plenamente a natureza e a tradição da JMJ.” (Memorandum ...)

Elementos Fundamentais das JMJ Expressão da Igreja Universal Evangelização do mundo juvenil “Epifania” da juventude da Igreja, que mostra ao mundo seu dinamismo e testemunha a atualidade da mensagem cristã Sinal eficaz de comunhão eclesial (pastorais, grupos, movimentos, associações, comunidades ... no amor por Cristo, pela Igreja e por sua missão no mundo) Peregrinação na fé (do ponto de vista espiritual e prático)

Principais Objetivos Pastorais Encontro pessoal com Cristo que muda a vida Experiência da Igreja católica universal como mistério e comunhão Redescoberta da vocação batismal por parte dos jovens, chamados a ser membros ativos da Igreja, convertendo-se eles mesmos em evangelizadores e missionários do mundo contemporâneo Redescoberta do sacramento da Reconciliação e centralidade da Eucaristia Forte impulso para a pastoral juvenil baseado em: mensagem do Santo Padre, centrada no essencial da fé (kerigma) cristocentrismo, que conduz a um encontro pessoal com Cristo dimensão eclesial e sacramental dimensão vocacional (sacerdócio, vida consagrada, matrimonio) Novo impulso de fé, esperança e caridade para toda a comunidade eclesial do país de acolhida Compromisso dos jovens em favor da unidade dos cristãos (“ut unum sint”)

Dias nas Dioceses - Semana Missionária  “A partir de 1997, as dioceses do país de acolhida, nos dias que precedem a celebração da JMJ, começaram a oferecer hospitalidade aos jovens que se encaminhavam para a JMJ. Esta iniciativa converteu-se em uma valiosa ocasião para incluir ainda mais as dioceses no caminho de preparação para a JMJ, e para dar aos jovens peregrinos a possibilidade de compartilhar com as comunidades locais momentos de oração e vida. Não obstante deve-se evitar o risco de superação da JMJ e de um empenho excessivo de recursos, tanto da parte das igrejas locais como dos grupos participantes”.  

Dias nas Dioceses - Semana Missionária Objetivo Geral EVANGELIZAR a Juventude no caminho de preparação das dioceses para a JMJ, em processo permanente de missão.   Objetivos Específicos Proporcionar aos jovens e a toda Igreja um encontro pessoal com Jesus Cristo, tornando-os verdadeiros discípulos-missionários; Divulgar a Jornada Mundial da Juventude RIO 2013 e preparar os jovens para vivê-la intensamente; Conduzir os jovens a experiências de espiritualidade, solidariedade missionária e cultura.

Dias nas Dioceses - Semana Missionária   O que já foi feito: Criação da Comissão Diocesana para a Semana Missionária Definição da acolhida de até 4.000 peregrinos estrangeiros na Arquidiocese e Cadastro de hospedeiros Sugestão de Programação da Semana Missionária Montagem das Equipes de Animação nas Foranias, formada por: Padre referencial da juventude na Forania Dois jovens representantes por paróquia da Forania Representantes de organismos atuantes na Forania

Dias nas Dioceses - Semana Missionária Comissão Diocesana   Organizar a divulgação e comunicação na diocese a respeito da SM Receber o cadastro de peregrinos inscritos, e entrar em contato enviando informações a eles A partir do cadastro de hospedeiros, distribuir os peregrinos estrangeiros nas foranias / paróquias Propor e adaptar as atividades da Semana Missionária - a partir do esquema proposto pela CNBB (espiritualidade, cultura e solidariedade missionária) Preparar a infraestrutura para a Celebração Arquidiocesana de Encerramento da Semana Missionária (liturgia, logística, segurança, saúde, lanche, etc)

Dias nas Dioceses - Semana Missionária Equipe de Forania   Organizar a divulgação e comunicação na forania a respeito da SM e JMJ Adaptar as atividades da Semana Missionária - a partir do esquema proposto: espiritualidade, cultura e solidariedade missionária Fazer contato direto com os Conselhos Paroquiais de Pastoral Apoiar as paróquias no planejamento de logística e alimentação dos peregrinos estrangeiros durante a semana missionária Motivar a participação de todas as paróquias (não somente a juventude) na Celebração Arquidiocesana de Encerramento da Semana Missionária (20 de julho, em Valinhos)

Dias nas Dioceses - Semana Missionária Equipes Paroquiais   Levar as informações para os conselhos paroquiais Adaptar e executar as atividades da Semana Missionária - a partir do planejamento - privilegiando o protagonismo juvenil e envolvendo toda comunidade paroquial Dividir as equipes, delegando responsabilidades no que se refere a Transporte Alimentação Liturgia Espiritualidade Atividades Cultural Solidariedade missionária Organizar caravana paroquial à Celebração Arquidiocesana de Encerramento da Semana Missionária (20 de julho, em Valinhos)

Dias nas Dioceses - Semana Missionária

DÚVIDAS ?