Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmily Chico Alterado mais de 9 anos atrás
3
Una grande árvore plantada numa terra fértil... a terra de Valdocco... a terra dos leigos... a terra das culturas... a terra de Mornese
4
SISTEMA PREVENTIVO NA RAÍZ: o Sistema Preventivo Uma experiência espiritual Uma proposta pastoral Uma metodologia pedagógica
5
Uma escolha: os jovens, sobretudo os mais pobres Destinatários prioritários Um estilo e uma ótica Uma modalidade específica: olhando a realidade e respondendo à ela Atentos à realidade socio-cultural dos jovens
6
PASTORAL JUVENIL COMUNITÁRIA INTEGRAL Comunidade educativo-pastoral Estilo de animação Mentalidade projetual Proposta pastoral integral
7
Mais como comunidade de pessoas (uma “casa”) Menos como estrutura e organização
8
1 RELAÇÕES PESSOAIS mais que relações institucionais 2 PARTICIPAÇÃO El proceso educativo 3 CONDIVISÃO DE VALORES mais que eficácia imediata mais que se apoiar a uma autoridade forte
9
Grupo de pessoas que se identificam com Missão Sistema Educativo Espiritualidade assumem a tarefa de convocar motivar co-interessar PAPEL E FUNÇÃO DO NÚCLEO ANIMADOR Todos os que se importam com uma obra Formar a CEP Realizar o PEPS
10
O ponto de referência para este grupo é a Comunidade SDB local que: - dá testimunho da primazia de Deus e da dedicação total à missão educativa e evangelizadora; - garante a identidade carismática salesiana e é centro de comunhão e de partecipação; - convoca, acolhe e promove os leigos a participar do espírito e da missão salesiana; - é a primeira responsável da formação espiritual, salesiana e vocacional deles (CG24, 159).
11
Mais relações pessoais, condivisão e partecipação Menos papéis e autoridades
12
ESTRUTURAS IMEDIATO E URGENTE SETORIALISMO INDIVIDUALISMO FAZER CENTRAR-SE SOBRE AS PESSOAS CENTRAR-SE SOBRE O ESSENCIAL COMUNHÃO – CONVERGÊNCIA AO REDOR DE UM PROJETO MOTIVAR E ORIENTAR OPÇÕES
13
OPÇÃO DA ANIMAÇÃO 1 Ser COM 2 Relações PESSOAIS 3 PROTAGONISMO dos jovens 4 Suscitar um CAMINHO de crescimento 5 ACOMPANHAR
14
Mais como unidade orgânica Menos como multiplicidade de setores e de atividades
15
O encontro com a pessoa do jovem e sua inserção num ambiente educativo FINALIDADE REALIDADE COMUNITÁRIA CEP VOCACIONAL ASSOCIATIVA EVANGELIZAÇÃO - CATEQUESE EDUCAÇÃO - CULTURA CARIDADE PASTORAL PONTO DE INÍCIO UMA PERSONALIDADE CONFORMADA A CRISTO SEGUNDO A ESPIRITUALIDADE JUVENIL SALESIANA DINAMISMO DE CRESCIMENTO PEPS
16
Mais opções estratégicas, projetações e avaliações Menos multeplicidade de frentes, ativismo e improvisação A pastoral como um conjunto, um caminho, um dinamismo de trasformação da realidade O PEPS como um instrumento que cria sinergia, guia a CEP e costrói identidade e comunhão A avaliação objetiva e contínua que controla os resultados, corrige ou adapta, para melhores resultados.
17
Objetivos claros e concretos Sucessão ordenada e coligada de atividades Pluralidades de pessoas e grupos que condividam os objetivos e coordenem os esforços
18
TRABALHO EM EQUIPE FORMAÇÃOFORMAÇÃO CHEGAR A CO- INTERESSAR AS COMUNIDADES LOCAIS DE UMA PASTORAL SETORIAL A UMA PASTORAL UNITÁRIA Pessoas que cuidem da unidade Projetos e processos unitários Desenvolver as 4 dimensões em cada obra ou ambiente Coordenação dos setores a nível inspetorial e local
19
NÍVEL DE GOVERNO NÍVEL DE UNIDADE INSPETOR E CONSELHO DIRETOR E CONSELHO DELEGADO - EQUIPE CONSELHO CEP / OBRA COMISSÕES DOS SETORES ENCARREGADO LOCAL DE PASTORAL E EQUIPE NÍVEL DE COORDENAÇÃO OPERATIVA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.