O Mundo Socialista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
O FIM DA GUERRA FRIA Capítulo 44 Capítulo 60.
A Guerra Fria.
A GEOGRAFIA DO PODER.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA.
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
A ANTIGA IUGOSLÁVIA.
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico.
CONFLITOS EUROPEUS.
Leste Europeu e CEI.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
A AMÉRICA NA GUERRA FRIA ANTONIO NETO
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
GUERRA-FRIA ANTONIO NETO.
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Trabalho de Geografia Guerra Fria.
Guerra fria.
Revolução Russa Início do XX: Império Russo: autocracia do Czar Oposição burguesa: Monarquia Parlamentar Oposição socialista: Mencheviques: evolucionistas.
B) COEXISTÊNCIA PACÍFICA ou DEGELO (1956 – 1968):
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
Professor Luiz Felipe Geografia
Península Balcânica.
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Reconstrução e Politica de Blocos
Descolonização Afro-Asiática
A crise do Socialismo.
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
REVOLUÇÃO RUSSA
Os Conflitos durante a Guerra Fria
GUERRA FRIA Capítulos 21 e 22.
Exercícios de Vestibulares
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
O FIM DA GUERRA FRIA ( ) ANTECEDENTES
HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOCIEDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Guerra Fria ( ) Características.
A crise no mundo socialista
O fim da URSS.
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
B) COEXISTÊNCIA PACÍFICA ou DEGELO (1956 – 1968):
O NOVO LESTE EUROPEU.
União Européia: Sonho ou Realidade
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem.
Conflitos quentes da Guerra Fria
Características e Conlfitos
Guerra Fria.
Tortuosos Caminhos do Antigo Bloco Soviético : Início da 2ª Guerra Mundial : A Alemanha nazista e os países aliados ocuparam o Centro-leste.
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
Capitalismo versus Comunismo
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado
GUERRA FRIA.
A crise do Socialismo. Guerra Fria ) COEXISTÊNCIA PACÍFICA (1956 – 1968):  Nikkita Krushev (1955 – 1964): XX Congresso do PCUS – condenação.
Guerra Fria.
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
A desintegração do bloco soviético e a nova ordem mundial
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Transcrição da apresentação:

O Mundo Socialista

O Mundo Socialista Alargamento do campo socialista; Período 1945 – 1956: URSS é devastada pela guerra mas fortalecida politicamente: Alargamento do campo socialista; Revolução Chinesa (1949); Stálin transforma a URSS numa potência mundial.

O Mundo Socialista 1953  morre Stálin. 20º Congresso do PCUS (1956): 1953  morre Stálin. 1956  Kruchev critica Stálin acusando-o de ter usado métodos ditatoriais. Início do processo de “desestalinização”. “Revisionistas” versus “ortodoxos”. Início do conflito sino-soviético.

O Mundo Socialista Revolução Cubana (1959): Fidel Castro derruba a ditadura de Fulgêncio Batista, por meio de luta armada. Mudanças em Cuba ferem os interesses norte- americanos na região. EUA por meio da OEA: rompimento com Cuba e bloqueio econômico. 1961: declarado o caráter socialista da Revolução Cubana.

O Mundo Socialista O impacto da Revolução Cubana: Revolução Cubana (continuação...): A posição estratégica de Cuba faz agravar a Guerra Fria. O impacto da Revolução Cubana: Além do conflito sino-soviético, ocorre mais uma cisão na esquerda: a “luta armada como alternativa para se alcançar o poder. Critica-se dentro da esquerda os que defendem a “via eleitoral”.

O Mundo Socialista Em 1965, os franceses são derrotados na Indochina. Guerra do Vietnã (1965 – 1973): Em 1965, os franceses são derrotados na Indochina. Acordos em Genebra criam temporariamente: Vietnã do Norte (socialista); Vietnã do Sul (não socialista). O governo ineficiente e corrupto do Vietnã do Sul favorece o crescimento do Vietcong, organização política de esquerda que passa a combater o governo sul-vietnamita.

O Mundo Socialista Generaliza-se a Guerra. Guerra do Vietnã (continuação...): Os EUA dão suporte ao governo sul-vietnamita. A partir de 1965, aumenta o envolvimento dos EUA. Generaliza-se a Guerra. Em 1973, os EUA foram derrotados. Prestígio para o socialismo.

O Mundo Socialista A partir de 1985, Mikhail Gorbatchev A perestroika: A partir de 1985, Mikhail Gorbatchev assume a direção da URSS. Inicia-se a perestroika (reestruturação). Críticas ao regime, que perdeu a batalha da produção, da tecnologia e do bem-estar social. Problemas não resolvidos, foram enterrados e hoje voltam à tona com muita intensidade.

O Mundo Socialista Há mudanças nos países do Leste Europeu que A perestroika (continuação...): Há mudanças nos países do Leste Europeu que ainda estão em curso, mas certamente a situação nesses países não mais será como era antes.

O Mundo Socialista Esfacelamento da URSS: Da URSS à CEI (1991): Esfacelamento da URSS: Repúblicas proclamam independência. Cria-se a CEI (Comunidade de Estados Independentes). Extinta a URSS. Problemas étnico-religiosos e contra a supremacia da Rússia na CEI.

O Mundo Socialista Gorbatchev visita a Alemanha Oriental e ocorrem Reunificação da Alemanha (1990): Gorbatchev visita a Alemanha Oriental e ocorrem manifestações a favor de reformas (outubro, 1989). Repressão às manifestações aumenta as contestações. Destruído o muro de Berlin e a Alemanha é reunificada (03-10-1990).

O Mundo Socialista Movimento sindical “Solidariedade” contesta o Polônia: Movimento sindical “Solidariedade” contesta o socialismo. Repressão às contestações aumenta a oposição e um não comunista assume o governo (agosto, 1989). Reformas promovem o pluripartidarismo e a privatização de estatais.

O Mundo Socialista Movimentos contra a presença das tropas do Pacto Tchecoslováquia: Movimentos contra a presença das tropas do Pacto de Varsóvia no país. A condenação de políticos de oposição ao regime, desencadeia uma onda de protestos. (1989 – 1990)  Fim do socialismo e adoção do pluripartidarismo. 01-01-1993  Separação da República Tcheca da República Eslovaca.

O Mundo Socialista 22-05-1968  Saída de János Kádár do governo. Hungria: 22-05-1968  Saída de János Kádár do governo. Início de reformas. 1989  Adotado o pluripartidarismo. Reformas econômicas que incluem a privatização e o fim do socialismo.

O Mundo Socialista Protestos contra medidas repressivas do governo Romênia: Protestos contra medidas repressivas do governo provocam rápida liquidação do regime socialista. 25-12-1989  O governante Nicolae Ceausescu é executado. O novo governo anistiou os presos políticos e estabeleceu o pluripartidarismo.

O Mundo Socialista Reflexos das reformas na URSS atingem a Bulgária: Pluripartidarismo; Anistia a presos políticos; Liberdade de opinião. 1991  Nova Constituição.

O Mundo Socialista Albânia: Era o mais atrasado dos países socialistas europeus. Defendia o “stalinismo”. O novo governo instaura o pluripartidarismo e as reformas econômicas.

O Mundo Socialista Marcada pela violência na desestruturação do Iugoslávia: Marcada pela violência na desestruturação do regime socialista. País governado pelo marechal Tito, era uma federação de 6 repúblicas: Sérvia (hegemônica); Eslovênia; Croácia; Bósnia-Herzegóvina; Montenegro; Macedônia.

O Mundo Socialista 1980  A morte de Tito provoca exigências das Iugoslávia (continuação...): 1980  A morte de Tito provoca exigências das outras repúblicas por maior autonomia em relação à Sérvia. Existiam populações sérvias nas outras 5 repúblicas que se opunham à autonomia. 1990  O Kosovo, enclave albanês na Sérvia, proclama sua independência em relação à Sérvia. Não se efetiva.

O Mundo Socialista Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina e Iugoslávia (continuação...): Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegóvina e Macedônia proclamam-se independentes. Sérvios da Croácia, da Eslovênia e da Bósnia iniciam uma guerra civil contra os movimentos de independência. A Macedônia recebe oposição da Sérvia e da Grécia.

O Mundo Socialista Na Grécia, há uma província chamada Macedônia Iugoslávia (continuação...): Na Grécia, há uma província chamada Macedônia que poderá se juntar à Macedônia (da Iugoslávia) independente. Da antiga Iugoslávia restaram somente a Sérvia e Montenegro. Na Bósnia ocorre o extermínio da população de religião mulçumana.

O Mundo Socialista 1945-1990  época da Guerra Fria. Uma nova ordem mundial: 1945-1990  época da Guerra Fria. O mundo dividido em 2 blocos antagônicos. A partir de 1990  as relações internacionais se reestruturam, diferentes da época da Guerra Fria. Nova ordem mundial ainda não possui um contorno definido.