No contexto europeu os níveis de desemprego nos diversos estados membros registam grandes assimetrias. No geral, os países do Sul como Espanha,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Por uma Europa Justa, Unida e Feliz
Advertisements

Paulo Nossa, DG/CEGOT/Univ. do Minho
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
A União Europeia Daniel Tavares 2/2/2009.
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Trabalho realizado por: Gonçalo Guerreiro. Pedro Fontes 9º A
1.Dequilíbrios externos dentro da Zona Euro 2.Correcção dos défices via austeridade 3.Causas dos desequilíbrios na Zona Euro: desemprego e desequílíbrios.
e o Fundo Social Europeu
Assessoria Econômica da FEDERASUL
PROJETO COPA DO MUNDO ÁFRICA DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ - FESP
A EUROPA DOS 27.
Prof. Jeferson C. de Souza
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
Blocos econômicos mundiais
A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
65 + Quantos somos, quem somos e como estamos?
Desde 2000, a Região do Norte: Mudou Mudou muito Mudou muito depressa.
Evolução demográfica em Portugal
MACROECONOMIA DO EMPREGO E DA RENDA
Educação sexual e sexualidade: Quo vadis?
Evolução da Sociedade de Informação em Portugal
União Europeia.
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
União Européia.
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
O pacto de Varsóvia e OTAN
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
Os sectores de actividade
Instituto de Economia – UFRJ
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
B. Que variáveis utilizar na análise da evolução da população?
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
CENSOS 2001 Evolução da população residente 1991 – 2001 Ana Filipa Jorge Esc.Secundária S.Pedro da Cova.
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
União Europeia Unidade na diversidade.
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Desemprego Jovens pouco qualificados Jovens sobrequalificados Desempregados de longa duração.
Desigualdades no crescimento da população mundial Geografia
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
C. Que consequências resultam da evolução da população?
Fluxos Migratórios.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
Cozinheiros Da Economia
A. Que dinâmicas apresenta a evolução da população?
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
Desemprego juvenil.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
Correcção da 1.ª ficha de avaliação
Trabalho Elaborado Por: Beatriz Gateira João Piteira.
 Financiamento zero  Gestão da educação era deixada nas mãos Jesuítas  Escolas das primeiras letras para indígenas e filhos de colonos  Ênfase no.
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.
Artigo 13.º (Princípio da igualdade) 1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado,

A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Acesso ao ensino superior e mobilidade social dos portugueses Maria da Saudade Baltazar Carlos Vieira Isabel Vieira Conceição Rego Apoio: FCT através do.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.
A EUROPA DOS 27.
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão 2010/2011 Docente: - Fernanda Policarpo Discentes: - Diogo Pisco - Márcio Caetano.
OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola.
Os comportamentos sociodemográficos relacionam-se com:  Estrutura etária  Estrutura da população activa  Nível de instrução e de qualificação profissional.
A estrutura etária.
Transcrição da apresentação:

No contexto europeu os níveis de desemprego nos diversos estados membros registam grandes assimetrias. No geral, os países do Sul como Espanha, Grécia e Portugal e de Leste como a Estónia, Letónia e Lituânia, apresentam valores muito altos que contrastam com os valores registados por países mais desenvolvidos, sobretudo países do Norte, como a Alemanha, a Dinamarca, a França, o Luxemburgo e os Países Baixos. Nota-se também que nos países de leste os níveis de desemprego têm vindo a diminuir devido ao desenvolvimento desta zona, ao contrário dos outros países que na sua maioria aumentaram este número devido ao rebentar da crise económica internacional.

Fonte: PorData

Em Portugal verificam-se as diferenças já referidas entre as taxas de desemprego masculina e feminina. Em 2007 a diferença entre ambas as taxas é maior e a partir de 2008 as diferenças diminuem, principalmente devido ao aumento mais significativo da taxa de desemprego masculina.

Como podemos constatar, as diferenças entre as taxas de desemprego masculino e feminino têm vindo a diminuir, tendo-se encontrado em 2009, ano em que tiveram valores muito semelhantes. A partir desse ano as duas taxas têm andado muito próximas, tendo até a feminina sido mais baixa que a masculina em 2010.

Como já foi dito, o desemprego da população abaixo dos 25 anos é o mais alto dentro dos grupos etários. Isto deve-se à falta de criação de emprego– impulsionada pelo aumento de idade de reforma- e estagnação da economia, principalmente a partir de 2008, não havendo escoamento para os jovens que acabam os seus cursos superiores.

No contexto europeu, a taxa de desemprego tinha vindo a descer até 2008, ano de início da Crise, que trouxe consigo o abrandamento e até mesmo recessão da economia. Por isso verificamos que após um período de estabilidade e até decréscimo do desemprego em geral, deparamo-nos com um aumento significativo em 2008, continuando a subir até 2010, ano de recuperação de alguns países, o que levou ao abrandamento e até diminuição destes valores, sendo a diminuição bastante significativa na dos jovens.

NívelDescrição Nível 0Pré-primária Nível 1Educação primária Nível 2Ensino Básico Nível 3Ensino secundário Nível 4Ensino pós-secundário não superior Nível 5Licenciatura Nível 6Doutoramento

Em Portugal os níveis de ensino mais altos são os que registam uma menor taxa de desemprego, que tem vindo a acompanhar a subida geral do desemprego total, tendo apenas descido de 2003 a 2004 e de 2007 a Os restantes níveis de Ensino têm vindo a evoluir de forma conjunta, acompanhando as descidas já mencionadas e subido a partir de 2008, sendo que aqueles que registam menor grau de habilitações são os que mais sofrem com o desemprego, pois para além do desemprego ser menor, por norma, essas atividades são as menos renumeradas.

À semelhança do sucedido em Portugal, também na Europa os menos qualificados apresentam maior taxa de desemprego, e os mais qualificados menor. Os níveis intermédios apresentam taxas semelhantes e todas evoluíram como já verificado, estagnando e decrescendo e subindo em 2008.