Maria Machado ENSINO E TREINO DO DESPORTO ESCOLAR Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Departamento de Desporto Saúde
Projetos especiais Comité Olímpico de Portugal Compal Air 3X3 Corta-Mato FitnessGram Gira Volei MegaSprinter Nestum Rugby O Bicas na Escola Programa Pessoa Tri-Escola
Comité Olímpico de Portugal Com apoio: http://www.desportoescolar.min-edu.pt/projectosEspeciais.aspx?id=721
3 x 3 basquetebol O reforço e a organização da atividade interna de cada escola e a participação na primeira fase do Campeonato Escolar 3x3 constituem as vertentes mais importantes deste projeto, abrangendo deste modo o maior número de possível de alunos e professores. http://www.desportoescolar.min-edu.pt/projectosEspeciais.aspx?id=128
Corta Mato O reforço e a organização da atividade interna de cada escola e a participação nas primeiras fases do Campeonato Escolar* constituem as vertentes mais importantes deste projeto, abrangendo deste modo o maior número de possível de alunos e professores. *Corta mato escola/agrupamento; Corta mato do concelho Corta mato Regional http://www.desportoescolar.min-edu.pt/projectosEspeciais.aspx?id=127
FitnessGram http://www.desportoescolar.min-edu.pt/projectosEspeciais.aspx?id=133
Gira Volei Jogo de iniciação ao Voleibol destinado aos jovens com idades compreendidas entre os 8 e 15 anos, onde através do jogo simplificado (2x2) e utilização do passe faz do Gira-Volei um jogo fácil, divertido e competitivo arrastando consigo milhares de jovens. http://www.desportoescolar.min-edu.pt/projectosEspeciais.aspx?id=131
MegaSprinter resultados obtidos nas distâncias de 40 metros, de 1000 metros e salto em comprimento pelos milhares de alunos participantes nas fases CLDE http://www.desportoescolar.min-edu.pt/projectosEspeciais.aspx?id=135
Nestum Rugby ano letivo 2012/13, prevê-se a seguinte calendarização: Data limite de Inscrições – 31 de Outubro 2012 Fase I - Formação para Professores, entre 5 de Novembro e 21 de Dezembro 2012; Fase II – Torneios inter-turmas, entre 3 de Janeiro a 15 de Março 2013; Fase III – Convívios inter-escolas, entre 02 de Abril e 10 de Maio 2013; Convívio Nacional (Inter-escolas), Maio de 2013 (data a confirmar) http://www.desportoescolar.min-edu.pt/projectosEspeciais.aspx?id=68
O Bicas na Escola promoção, divulgação e organização de atividades desportivas, tendo como objectivo o sucesso educativo através do desenvolvimento do desporto em meio escolar para alunos com necessidades educativas especiais. http://www.desportoescolar.min-edu.pt/projectosEspeciais.aspx?id=695
Programa PESSOA O Programa PESSOA representa a primeira iniciativa em Portugal para se desenvolver e testar um modelo de intervenção para a prevenção/tratamento da obesidade no contexto escolar. http://www.desportoescolar.min-edu.pt/projectosEspeciais.aspx?id=134
Tri-Escola Divulgação e a promoção do Triatlo entre os alunos do Ensino Básico e Secundário, permitindo às Escolas o enriquecimento da Atividade Interna, através de uma nova oportunidade de prática desportiva simplificada da modalidade. http://www.desportoescolar.min-edu.pt/projectosEspeciais.aspx?id=130
Percepção – oportunidades Detecção de talentos Ambiente saudável Socialização com outras escolas enriquecimento de conteúdos Viajar Voluntariado Quadro competitivo alternativo ao desporto federado Turma 2
Modelo Competitivo
Organização de Provas Local Regional Nacional Internacional
Organização de Provas Fase Local - A organização compete à Equipa de Apoio às Escolas (EAE)/Coordenação Local de Desporto Escolar (CLDE), com a colaboração das Associações Desportivas Escolares, das Escolas de Referência, das Escolas e dos respectivos Coordenadores dos Clubes do Desporto Escolar, e outras entidades, ou em quem forem delegadas competências;
Organização de Provas Fase Regional - A organização desta fase compete à Direção Regional de Educação (DRE), com a colaboração das EAE, das Associações Desportivas Escolares, das Escolas de Referencia e das Escolas onde decorram as atividades;
Organização de Provas Fase Nacional - Sendo a coordenação competência da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular – Gabinete Coordenador do Desporto Escolar (DGIDC- GCDE), a operacionalização desta fase compete, em articulação com a respectiva DRE, à EAE que a DGIDC-GCDE delegar a organização, com a colaboração das Associações Desportivas Escolares, das Escolas de Referência e das Escolas onde decorre o evento.
Opções Modelo competitivo Privilegiar-se-á encontros com o maior número de grupos/equipas Cada quadro competitivo deve contemplar 4 encontros ao longo do ano letivo, a definir nas reuniões de modalidade Modalidades representadas com menos de 3 grupos/equipa participarão em quadros competitivos conjunto com outras coordenações locais In Aurélio Oliveira (2012)
Opções Modelo competitivo No último encontro/jornada entregar-se-ão as medalhas aos 3 primeiros classificados Realizar-se-ão campeonatos regionais nos escalões iniciado e juvenil Os campeonatos nacionais só se realizam no escalão juvenil, em 3 dias no mês de maio, com data a definir SERÁ ELABORADO UM NOVO FORMATO DE PROTOCOLO VALIDADO PELA DIREÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO In Aurélio Oliveira (2012)
Opções badminton
Opções badminton
Opções badminton
Opções badminton
Tarefas do Professor Anfitrião Professor responsável pelo Grupo-Equipa Organizar os contactos de todos professores visitantes, de modo a que seja possível a comunicação Disponibilizar o material desportivo necessário para a atividade Se uma ou mais equipas não comparecer no evento, o professor anfitrião poderá alterar o quadro competitivo, adequando-o ao número de equipas presentes Enviar o relatório de atividade e a ficha do(s) jogo(s) até 3 dias úteis após o torneio para os “consultores técnicos” de modalidade In Aurélio Oliveira (2012)
Tarefas do Professor Anfitrião Professor responsável pelo Grupo-Equipa Promover a utilização das fichas de jogo de modalidade vigentes que estão acessíveis no sítio do Desporto Escolar Informar previamente as escolas visitantes de qualquer condicionante que possa por em causa a realização do evento, ou de dificuldades de logísticas inopinadas Promover o cumprimento das horas pré- definidas para cada evento Promover a realização de uma reunião no dia do evento com todos responsáveis pelos grupos/equipas participantes Ficha Sintese de Tarefas In Aurélio Oliveira (2012)
Tarefas do Professor Visitante Professor responsável pelo Grupo-Equipa Deverá ter previamente em sua posse, o contacto do professor anfitrião Na impossibilidade de participação no evento, deverá comunicar imediatamente ao professor anfitrião (por telefone), consultor técnico respetivo (por telefone), e o C.L.D.E. (este ultimo, por email ou telefone), justificando a sua ausência Promover o cumprimento das horas pré- definidas para cada evento Ficha Sintese de Tarefas In Aurélio Oliveira (2012)
Calendário de jogos exemplo Nº Equipas jornadas e ordem dos jogos 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª 3 1-2 3-1 2-3 4 2-1 3-4 1-3 4-2 4-1 3-2 5 3-5 5-4 1-5 2-4 5-2 4-3 6 4-6 6-2 6-5 3-6 6-1 7 3-7 7-4 5-7 7-6 1-7 2-6 7-2 6-3 8 5-8 8-2 8-6 3-8 8-7 4-8 8-1 Ficha Sintese de Tarefas
Plataforma de Gestão DE http://quadrocompetitivo.desportoescolar.min-edu.pt/
Newsletter DE