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D. Manuel Ferreira Cabral

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Apresentação em tema: "D. Manuel Ferreira Cabral"— Transcrição da apresentação:

1 D. Manuel Ferreira Cabral
BEM-VINDOS à Escola B.S. Bispo D. Manuel Ferreira Cabral Ano lectivo 2008/09

2 Parabéns a todos. Os vossos filhos já se encontram no 11. º ano
Parabéns a todos! Os vossos filhos já se encontram no 11.º ano. Sucesso para esta nova etapa.

3 Carnaval - de 23 a 25 de Fevereiro.
Calendário Escolar PERÍODO INÍCIO TERMO 1.º 22 de Setembro de 2008 18 de Dezembro de 2008 2.º 5 de Janeiro de 2009 27 de Março de 2009 3.º 14 de Abril de 2009 19 de Junho de 2009 Calendário Escolar Carnaval - de 23 a 25 de Fevereiro. Desporto Escolar - de 6 a 8 de Maio.

4 Cada Encarregado de Educação deve-se envolver e participar no processo educativo dos seus filhos! SUGESTÕES

5 Fazer perguntas aos filhos sobre a Escola.

6 Estimular e elogiar o esforço e os progressos e não apenas o resultado.

7 Respeitar os seus tempos livres.

8 Atender às horas de deitar, de forma a manter um mínimo de oito horas de sono.

9 Verificar os seus cadernos e dossiês

10 Estimular o estudo diário, com um horário definido

11 Criar hábitos de leitura

12 Alimentar-se convenientemente.

13 Deveres do aluno Assiduidade ( comparecer continuamente às aulas e outras actividades); Pontualidade ( respeitar o horário de início e termo das actividades escolares- os alunos do secundário têm, por norma, saída autorizada); Respeito; Responsabilidade; Honestidade.

14 Dever de assiduidade Falta é a ausência a uma aula de 90min (135min) ou a outra actividade de frequência obrigatória.

15 Faltas justificadas Doença do aluno, com atestado médico, se superior a 5 dias úteis; Nascimento de irmão; Assistência na doença a membro do agregado familiar; Isolamento profiláctico; Falecimento de familiar; Tratamento ambulatório (consultas);

16 Acto decorrente da religião;
Participação em provas desportivas ou eventos culturais, nos termos da lei; Cumprimento de obrigações legais; Outro facto não imputável ao aluno.

17 Justificação de Faltas
As justificações são feitas, por escrito, pelo EE ou pelo aluno, se for maior, ao director de turma. A justificação deve ser apresentada em impresso próprio até ao 5.º dia de aulas, após a falta. O director de turma pode pedir os documentos comprovativos que entenda necessários.

18 Faltas injustificadas
As faltas são injustificadas quando: Não tenha sido apresentada justificação; A justificação tenha sido entregue fora de prazo; A justificação não tenha sido aceite; Seja resultado da ordem de saída da sala de aula, ou de aplicação de medida disciplinar.

19 Faltas injustificadas
As faltas injustificadas não podem exceder o triplo de aulas semanais, por disciplina; Quando for atingido metade do limite de faltas injustificadas, os EE são convocados pelo director de turma; Ultrapassado o limite de faltas injustificadas, o aluno fica excluído da frequência na disciplina respectiva.

20 Medidas disciplinares
O comportamento do aluno que se traduza na violação de um ou mais deveres específicos constitui infracção disciplinar. As medidas disciplinares têm objectivos pedagógicos, visando promover a formação cívica dos alunos.

21 Tipos das medidas disciplinares
Advertência ao aluno; Ordem de saída de sala de aula; Advertência comunicada ao EE; Repreensão registada; Inibição de participar em actividades de complemento curricular; Suspensão da frequência da escola até 5 dias; Suspensão da frequência da escola de 6 a 10 dias; Expulsão da escola no ano lectivo.

22 A AVALIAÇÃO de final de período contempla os seguintes domínios:
Valores /Atitudes (peso entre 5% a 15%) - participação nas aulas; - comportamento; - empenho; - pontualidade; - etc. Cognitivo-Científico (peso entre 85% a 95% ) - relatórios; - testes; - trabalhos de grupo; - questões de aula; - debates - etc.

23 PROCESSO DE AVALIAÇÃO A entrega das provas escritas é feita num prazo máximo de dez dias úteis; Os pais devem assinar as provas de avaliação; A avaliação é contínua, pelo que no 2.º e 3.º períodos ter-se-á sempre em conta os períodos anteriores.

24 De 10 a 14 de Novembro de 2008 De 16 a 20 de Fevereiro de 2009
Avaliação Intercalar 1.º PERÍODO De 10 a 14 de Novembro de 2008 2.º PERÍODO De 16 a 20 de Fevereiro de 2009 Calendário Escolar A avaliação intercalar, no 2.º período, diz respeito, somente, a esse momento de avaliação.

25 Exames * Biologia e Geologia ( Turmas 1 e 2)
Os alunos, no final do 11.º ano, realizam exames a 2 disciplinas, com um peso de 30% na avaliação final das mesmas: * Biologia e Geologia ( Turmas 1 e 2) * Física e Química A ( Turmas 1 e 2) * Geografia A e MACS ou Geografia A e Alemão (Turma 3) No 12.º ano, realizam exames a Português e a Matemática A (turmas 1 e 2) ou História A (turma 3).

26 Provas de Ingresso na Universidade
Os alunos que pretendam concorrer à universidade têm de obter no(s) exame(s) uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.

27 Quadros de Honra Os alunos, para figurarem nos Quadros de Honra da Escola, no final de cada período: têm de obter média igual ou superior a 16 valores; não ter faltas injustificadas; não ter níveis negativos; não ter participações disciplinares comprovadas; e têm de estar inscritos a todas as disciplinas do respectivo ano.

28 Chamamos a atenção para a leitura do documento referido em baixo, que foi distribuído aos alunos.
   ORIENTAÇÕES PARA OS ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO 11.º e 12.º anos

29 Documentos úteis Regulamento Interno; Projecto Educativo de Escola;
Projecto Curricular de Escola; Princípios, Modalidades e Critérios de Avaliação.

30 “Não existem métodos fáceis para resolver coisas difíceis “
Descartes


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