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26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.

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1 26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho

2 Concelhos apoiados pela CIBE

3 Organização do ano lectivo: directrizes RBE 1- Preparação do ano lectivo 2011-12 2- Formação 3- Preenchimento de documentos obrigatórios 4- Legislação 5- Informações

4 1- Preparação do ano lectivo 2011-2012 Que recursos humanos tenho? Que tempo vou dedicar à Biblioteca Escolar? Quantas BE’s? Quantas Escolas sem BE? Que domínio vou avaliar? Que plano de melhoria tenho que implementar? Quais são as prioridades da Escola? Que ligação ao PEE? Exequível São aquelas as necessidades da minha escola e dos meus alunos? Abrange os vários ciclos? Todos os alunos estão incluídos? Contextualizad o Integrado no PAA da escola Simples e Coerente

5 Tarefas definidas Implementar medidas de superação detectadas no MABE PA integrado no PEE BE ao serviço de todas as escolas do Agrupamento Circulação de fundos documentais (RBE/PNL) a todo o Agrupamento Corresponder às necessidades dos seus Utilizadores Promover a Leitura Formar Leitores Competentes Apoiar o Currículo Estratégias de Marketing Parcerias Internas e Externas Cumplicidade da Direcção da Escola Equipa Sólida Colmatar vazio deixado pelo PTE: formação em literacia digital

6 MABE  Simplificar e integrar o processo de avaliação. (Mais planeamento no processo de auto-avaliação significa menos trabalho no final do ano).  Elaborar um plano de avaliação da BE. Integrar na rotina da BE a recolha de evidências e calendarizar as várias etapas do processo.  Definir os passos e tempos certos para implementar o MABE para que as correcções sejam aplicadas em tempo útil de modo a cumprir efectivamente o seu papel como instrumento de melhoria.  A aplicação do MABE tem que se traduzir numa efectiva reflexão sobre as práticas e os resultados da BE.

7 2- Formação INE / RBE – Literacia Estatística:  Acções destinadas a professores (Geografia; Matemática, História, Economia, etc.) e a alunos interessados. A BE deve ser o agente dinamizador destas acções. PORDATA / RBE : Formação e concurso  Escolas secundárias ou com ensino secundário

8 Formação formal A Web 2.0 e as Bibliotecas Professores Bibliotecários e professores das equipas Formação formal Tecnologias de Informação e comunicação na BE Assistentes Operacionais da BE Formação informal Pequenas sessões com docentes das escolas, equipas, grupos de alunos, sobre leitura, ferramentas digitais, etc Por solicitação do PB

9 3- Preenchimento de documentos obrigatórios  Base de Dados RBE – plataforma RBE  MABE – plataforma RBE  Solicitações PNL  Outros documentos solicitados

10 4- Legislação  - Portaria 756/2009 de 14 de julho http://rbe.min-edu.pt/np4/legislacao.html  - Portaria 558/2010 de 22 de julho - alteração ao anexo I da Portaria 756/2009 de 14 de julho http://rbe.min-edu.pt/np4/92.html  - Portaria n.º 76/2011 de 15 de fev.º - Segunda alteração à Portaria n.º 756/2009 (Obrigatoriedade de uma turma no 2º/3º CEB e Sec. ou 8/9 horas para os professores do 1º CEB e JI) http://rbe.min-edu.pt/np4/129.html

11 4- Legislação  - Despacho n.º 5328/2011, de 28 de março - Organização do ano lectivo http://www.rbe.min-edu.pt/np4/153.html  - Decreto-Lei nº 94/2011, de 3 de agosto - Ajustamento na organização curricular /Estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão curricular do ensino básico. Procede à alteração do Decreto-Lei n.º 6/2001 de 18 de janeiro http://www.rbe.min-edu.pt/np4/345.html  - Despacho n.º 9788/2011 – Estabelece o calendário escolar para o ano lectivo de 2011/12 http://rbe.min-edu.pt/np4/89.html Ler + Ciência – no âmbito do PNL, em articulação curricular

12 4- Legislação  - Despacho Interno de 10 novembro de 2010 - Determina que “As acções de formação contínua realizadas por professores bibliotecários ou por docentes das equipas das bibliotecas escolares, no âmbito da formação do professor bibliotecário, acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, são consideradas como acções realizadas na área correspondente ao seu grupo de recrutamento.” http://rbe.min-edu.pt/np4/214.html Sugere-se que a legislação indicada esteja presente no dossiê do Professor Bibliotecário Ler + Ciência – no âmbito do PNL, em articulação curricular

13 5- Informações PNL  O formulário Registo Ficha Pública 2011 já se encontra reaberto. Preenchimento até 15 de Outubro. Se necessário até 24 de Outubro. Contacto para dificuldades no acesso: lermais@planonaciona ​ ldeleitura.gov.pt lermais@planonaciona ​ ldeleitura.gov.pt  CNL – 1ª fase: A BE deve coordenar a organização das provas e incentivar a participação. RBE  Consultar diariamente o Portal da RBE

14 5- Informações Documentos a enviar à CIBE  PA ( indicação das áreas de intervenção / objectivos / acções a desenvolver / calendarização )  Horário do Professor Bibliotecário  Horário da Biblioteca Escolar

15 Contactos CIBE : Elisabete Carvalho elisabeterbe@gmail.com 96 630 79 82


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