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Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012. Conceitos subjacentes VALOR – Que benefícios retiram os alunos, os professores e a escola em geral da.

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1 Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

2 Conceitos subjacentes VALOR – Que benefícios retiram os alunos, os professores e a escola em geral da existência da BE? EVIDÊNCIA – Afirmação sustentada em dados recolhidos que permite ponderar o valor da BE em cada aspeto da sua ação REGULAÇÃO – O processo de avaliação permite ajustar, alterar, melhorar, aferir INTEGRAÇÃO – A avaliação da BE inclui-se na da escola. Muitos fatores a influenciam. Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

3 Organização do modelo Domínios e subdomínios O modelo está dividido em quatro domínios Cada domínio refere-se a uma das áreas do trabalho da BE Três dos domínios estão divididos em subdomínios Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

4 Domínio A Apoio ao desenvolvimento Curricular A.1 Articulação curricular da BE com as estruturas de coordenação e supervisão pedagógica e com os docentes A.2 Promoção das literacias da informação, tecnológica e digital Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

5 Domínio B Leitura e Liter acia Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

6 Domínio C Projectos, parcerias e actividades lLivres e de abertura à comunidade C.1. Apoio a actividades livres, extra-curriculares e de enriquecimento curricular C.2 Projectos e Parcerias Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

7 Domínio D Gestão da Biblioteca Escolar D.1. Articulação da BE com a Escola. Acesso a serviços prestados pela BE D.2 Condições humanas e materiais para a prestação dos serviços D.3 Gestão da colecção/da informação Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

8 Organização dentro de cada domínio Indicador 1 2 3 4 5... Fatores críticos de sucesso... Fontes e instrumentos de recolha de dados/ informações... Ações para a melhoria/ exemplos Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

9 Organização dentro de cada domínio Indicador Aponta para uma zona nuclear de intervenção da BEdentro do domínio Permite a aplicação de elementos de medição que conduzem a uma apreciação sobre a qualidade da BE Pode ser de processo ou de impacto Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

10 Organização dentro de cada domínio Fontes e instrumentos de recolha de dados/infor- mação Apenas exemplos. Podemos ter outros. Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

11 Organização dentro de cada domínio Fatores críticos de sucesso Exemplos (não exaustivos)de situações, ocorrências e ações que operacionalizam o indicador Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

12 Organização dentro de cada domínio Ações para a melhoria Sugestões de ações a implementar, caso seja necessário melhorar o desempenho da BE Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

13 Organização dentro de cada domínio Perfis de desempenho - Enunciados para cada subdomínio - Quatro níveis - Permitem à BE situar a sua ação em cada domínio - Dentro do mesmo domínio, a BE pode situar- se no nível 3, relativamente a um indicador e no 2, relativamente a outro, por exemplo. - Nível 4 – perfil ideal (consequentemente difícil de atingir na íntegra) Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

14 Período de aplicação do modelo O modelo deve ser aplicado em 4 anos, seleccionando-se, em cada ano, um domínio para avaliar com maior detalhe. A ordem de aplicação pode não ser ABCD Nos agrupamentos, as BE em avaliação devem aplicar o mesmo domínio Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

15 Etapas da aplicação Escolha do domínio a avaliar – proposta fundamentada do coordenador da BE ao CP Planificação da recolha das evidências documentais Que evidências recolher? Como? Que registos já existem/ que registos teremos de implementar? (atenção à simplicidade e exequibilidade dos mesmos!) Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

16 Etapas da aplicação Planificação da recolha das evidências por aplicação de instrumentos do modelo Análise dos questionários a aplicar Há adaptações a fazer? Análise dos registos de observação a aplicar Elaboração de uma estratégia para a sua aplicação Análise das checklists Há adaptações a fazer? Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

17 Etapas da aplicação Escolha das amostras 20% do número total de professores 10% do número de alunos em cada nível de escolaridade Discussão das formas de selecção das amostras de forma a contemplar a diversidade de alunos e professores existente Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

18 Etapas da aplicação Calendarização do processo Recolha de evidências Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

19 Formas de recolha Aplicação dos instrumentos via aplicação informática – tratamento automático Aplicação em papel – registo de dados agrupados Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

20 Tratamento e interpretação dos dados obtidos Tratamento dos dados dos questionários (a aplicação faz). Elaboração de sínteses dos registos de observação Organização e interpretação das evidências recolhidas por indicador (enunciados sempre que possível quantificados avaliativos) Identificação dos pontos fortes e fracos Posicionamento num nível Identificação de ações para a melhoria concretas e adequadas à BE que temos Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

21 Relatório final Apresentação ao Conselho Pedagógico Elaboração, pelo Conselho Pedagógico, das recomendações que entender fazer Elaboração de um texto-síntese relativo à BE a constar no relatório de avaliação da escola/agrupamento Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

22 Envolvimento dos intervenientes A avaliação da BE deve ser do conhecimento de toda a escola Antes: Apresentação do modelo ao Conselho Pegagógico e aos Departamentos Divulgação Durante Professores, alunos, EE - questionários, registos de observação, entrevistas Depois Análise do relatório em Conselho Pedagógico; recomendações Divulgação dos resultados Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012

23 Bibliografia Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares. Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares (2011). Acedido em 20 de Janeiro de 2012 em http://rbe.min- edu.pt/np4/file/83/mabe.pdfhttp://rbe.min- edu.pt/np4/file/83/mabe.pdf Todd, Ross (2008) The Evidence-Based Manifesto for School Librarians. School Library Journal. Acedido em 20de Janeiro de 2012, em http://www.schoollibraryjournal.com/article/CA6545434.html#Multiple%20types% 20of%20evidence http://www.schoollibraryjournal.com/article/CA6545434.html#Multiple%20types% 20of%20evidence Todd, Ross (2008) O que queremos para o futuro das bibliotecas escolares. (Biblioteca RBE). Acedido em 20 de Janeiro de 2012 em http://rbe.min- edu.pt/np4/file/396/01_bibliotecarbe.pdfhttp://rbe.min- edu.pt/np4/file/396/01_bibliotecarbe.pdf Isabel Mendinhos – Formação novos PB 2011-2012


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