A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

2 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Sentido da auto-avaliação Objectivos implicados Domínios da avaliação Etapas do processo Envolvimento dos Utilizadores Impacto da Biblioteca Escolar Divulgação dos resultados Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

3 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Sentido da Avaliação Estudos internacionais demonstram o contributo da Biblioteca escolar para o sucesso educativo dos alunos e para o desenvolvimento de competências no domínio das literacias tão essenciais na sociedade de informação em que vivemos. Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

4 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Sentido da Avaliação A auto-avaliação é um processo pedagógico e regulador que contribui para o sucesso de uma organização A auto-avaliação da Biblioteca é um processo que deverá envolver toda a escola pois permite a reflexão e a tomada de decisões que conduzem à mudança Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

5 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Objectivos da avaliação: Aferir a eficácia dos serviços prestados pela Biblioteca Analisar o impacto da Biblioteca a nível de atitudes e competências dos utilizadores; Identificar práticas positivas promotoras de sucesso; Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

6 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Objectivos da avaliação: Contribuir para o reconhecimento do papel da Biblioteca no seio da escola Identificar os pontos fracos da acção da biblioteca de forma a traçar planos de melhoria Traçar um Plano de Acção eficaz para a BE: O que estamos fazer? O que precisamos fazer? Como vamos fazer? Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

7 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Domínios da avaliação: A auto-avaliação da BE deverá incidir sobre as quatro áreas que regem a sua acção: Apoio ao desenvolvimento curricular Leitura e literacias Projectos, parcerias e actividades de Abertura à comunidade Gestão da Biblioteca Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

8 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé
Domínios da avaliação: Leitura e literacias Apoio ao desenvolvimento curricular Gestão Da Biblioteca Projectos e Parcerias Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

9 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Etapas do processo (1ª fase) Informação/sensibilização da comunidade educativa acerca dos objectivos e sentido da avaliação Escolha de um dos domínios sobre o qual irá incidir a avaliação Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

10 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Etapas do processo: Adequação do modelo à realidade da escola/Agrupamento Selecção da amostra Calendarização do processo Recolha de evidências Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

11 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Etapas do processo (2ªfase) Interpretação dos dados recolhidos Definição de perfis de desempenho Elaboração de relatório identificando pontos fracos e fortes Definição de um Plano de Melhoria Apresentação do relatório ao Orgão de gestão e ao Conselho Pedagógico Comunicação dos resultados à comunidade educativa Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

12 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Como definir a amostra? Para que a amostra seja representativa deverá ser abrangente e diversificada, integrando: alunos dos vários níveis etários e de ensino, diferentes origens e nacionalidades, sexos,… Professores de diferentes níveis de ensino, departamentos, funções, idades, … Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

13 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
A recolha de evidências pode ser feita através dos seguintes documentos: Documentos reguladores da actividade da escola (PEE, PCE, PCT e RI); Documentos da BE (Plano de Acção, PAA, Regimento Interno; Registos diversos: actas, relatórios, … Materiais produzidos pela BE (Planificações, guiões, planos de sessões da BE, …) Trabalhos produzidos pelos alunos na BE ou em colaboração com os docentes; Instrumentos construídos para o efeito (constantes do Modelo de Auto-avaliação ou outros) Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

14 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Envolvimento dos utilizadores: A equipa da B deve estar bem informada e motivada para o processo. Equipa da BE Professores e alunos participam e Colaboram respondendo a questionários e Outras solicitações Professores e alunos Apoia e colabora na implementação do processo. Orgão de Gestão Analisa o relatório sobre os resultados da avaliação e emite parecer com sugestões de melhoria Conselho Pedagógico Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

15 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Impactos da auto-avaliação: Biblioteca Escolar Melhoria da Qualidade dos serviços Plano de acção mais eficaz e ajustado Inclusão da auto-avaliação nas suas práticas Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

16 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Impactos da BE: Alunos Melhoria das aprendizagens Desenvolvimento de competências a nível das literacias Prepara para a Aprendizagem ao longo da vida Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

17 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Impactos da BE: Professores Mudança nas práticas educativas com inclusão dos recursos da BE Maior colaboração com a BE Reconhecimento do papel fulcral da BE para o sucesso educativo Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

18 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Integração dos resultados na avaliação da escola: A avaliação da BE deve ser parte integrante da avaliação da própria escola; Do relatório de avaliação da BE deve ser elaborada uma síntese que deverá integrar o relatório da escola A Inspecção, ao fazer a avaliação da escola, poderá avaliar o impacto da BE Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

19 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Bibliografia: Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.”Modelo de Auto-avaliação das bibliotecas escolares” (2008) Jonhson, Doug(2005) “Getting the Most from your School Library Media Program.Jan/Fev2005 Todd, Ross(2002)”School librarian as teachers:learning outcomes and evidence-based pratice”.68th IFLA Council and General Conference August. Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

20 AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Acção de Formação: “Modelos e Práticas de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares” - DREALG Formanda: Isilda Gonçalves 11/11/2008 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé


Carregar ppt "AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google