Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutorial Isend – Marketing
Advertisements

A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Aprendendo o PowerPoint
Informática Aplicada.
Informática Aplicada.
Como salvar imagens do 1º Clico em Imagens 2º Digito o nome ou assunto que quero pesquisar e clico em Pesquisa Google.
Estatística Básica Utilizando o Excel
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 2a. Aula - Estatística Descritiva.
Uso do Tabwin para construção de informações do PMCD por bairro
PUCRS Introdução a gráficos.
Filtro no Excel PUCRS Profa. Jiani Microinformática
Tutorial Isend – Mala Direta
PowerPoint 6ª série.
Tutorial de utilização do
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Personalizando Tabelas
Orientações para PowerPoint
Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Como instalar e executar o programa
DAC – Departamento de Atendimento ao Cliente
Fundamentos da Informática
Mini Curso Ferramentas de Manutenção: R – Studio
CURSO PRÁTICO PRÓ-ELÉTRICA
Fundamentos Corel Draw Aula I Prof. David Bianchini
Utilizando recursos especiais do Webnode
Aplicando Efeitos de Animação
Criando Apresentações
Colocando botões e ações
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Montagem de Estrutura Metálica
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Arte e Tecnologia Coreografia no Sec. XXI
POWER POINT.
Criação de Grupos no Rooda TUTORIAL AGOSTO •Antes de tudo acesse o Rooda...
POWER POWER POINT POINT.
Instalação  A tela abaixo é a primeira a aparecer durante a instalação do Caché 5. O diretório selecionado será usado para salvar alguns arquivos usados.
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Product Selector 2013 Tutorial.
APRESENTANDO O TECLADO
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Clicando com o mouse, você verá o passo a passo
Histórias em quadrinhosHistórias em quadrinhosHistórias em quadrinhosHistórias em quadrinhos.
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Criando uma formatação
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
O Tux Paint é um software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. Possui várias ferramentas para que qualquer usuário iniciante possa, com.
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
Áudio na Apresentação.
Manual Sistema Stratec
TUTORIAL – MICRO SERVIDOR OS PASSOS NESTE TUTORIAL TERÃO QUE SER EXECUTADOS NO MICRO SERVIDOR, OU SEJA, O COMPUTADOR QUE IRÁ SER GRAVADO O BANCO DE DADOS.
UNIDADE 4: Processamento de texto
7 - Criação de Páginas Web
Adobe Photoshop É um software usado para edição de imagens, at é considerado principalmente pelos fotógrafos um dos melhores editores de imagens. O.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
O BrOffice.org Impress é um software livre que permite a manipulação total sobre apresentações gráficas. O Impress permite a criação, apresentação e colaboração.
Vídeo na Apresentação. Os passos e dicas desse tutorial foram feitos utilizando o Power Point Atenção! Nas versões 2010 e 2007 as janelas podem.
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Aula 2. Hoje vamos ver um assunto diferente: Vamos aprender a retirar uma foto de um lugar e colar em outro local. Vamos usar duas fotos diferentes; Neste.
1 Este breve tutorial mostra de forma prática e simples como editar as figuras para fazer o mapa temático. Os conceitos de Cartografia Temática podem ser.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Guia de Uso da Impressora 3D Metamáquina 1.
CURSO PRÁTICO PRÓ - HIDRÁULICA
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
Utilizando subversion como controle de versão
Aula 001. Ambiente de Trabalho Entre em lay out e configure sua página de trabalho Observe as medidas.
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA INSTRUTORA: JOSILENE BRAGA
FUI Tiago Alves de Oliveira. Editores de Texto Word LibreOffice Writer AbiWord Pages.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Dinâmica MEC0106 Tutorial Básico SolidWorks Motion Felipe Porcher

SolidWorks Motion 2011 Esta apresentação tratará dos conceitos básicos para modelar os projetos desta disciplina. (Livro base A. A. Shabana, Wiley, Computational Dynamics, Third Edition). Nesta apresentação todas as informações terão base no software SolidWorks Premium Motion versão 2011.

Layout Termos utilizados CommandManager – Funções básicas de criação. FeatureManager – Onde as ferramentas usadas na peça, as peças e os posicionamentos se encontram.

PropertyManager – Editar as propriedades da peça. Barra do Estudo de Movimento – Ferramentas relacionadas ao estudo do movimento.

CommandManager FeatureManager PropertyManager

Barra do Estudo de Movimento

Primeiro passo Aprender a esboçar uma peça Extrudar o esboço Perfurar a peça Propriedades de massa Salvar as peças

OBS: Será modelado o exemplo 6.14 do Shabana 3ª edição

Esboçar uma peça Com o software aberto, clique em “Arquivo”, “Novo”, selecione “Peça” e clique em “OK”. Na barra CommandManager, clique na aba “Esboço” [1º] e depois em “Esboço” [2º].

Com o esboço aberto, selecione a ferramenta de desenho “Retângulo Central”, clique em um plano de referência e depois clique em qualquer lugar da área gráfica para iniciar o desenho. Para concertar as dimensões, clique em “Dimensão inteligente” e corrija o comprimento dos lados.

Ressalto/base extrudado Com o esboço pronto, clique em “Sair do esboço”, depois “Recursos”, e então “Ressalto/base extrudado”. Altere “Profundidade” para 220mm e clique em “OK”.

Corte extrudado Para poder relacionar as peças na montagem furos devem ser feitos para após ser feito o posicionamento. Clique em “Corte extrudado”, selecione a face para o furo, clique em “Circulo”, alinhe o centro do círculo, defina o raio e clique em “Sair do esboço”. Na janela do corte, selecione “Passante” em “Condição final:”. Clique “OK”. Repita o processo para a outra extremidade da peça.

Propriedades de massa Para editar a massa da peça clique em “Propriedades de massa” na aba “Avaliar”, acione a opção “Propriedades atribuídas de massa”, e altere “Massa:” para 500gramas e clique em OK.

Salvar a peça Este passo parece trivial, mas é importante saber salvar a peça para depois iniciar a montagem corretamente e para poder criar outras peças a partir de uma já salva. Clique em “Arquivo”, “Salvar como...”, selecione o diretório e clique em “Salvar”. (Certifique-se do formato .prt/.sldprt quando salvar).

Para fazer a outra peça, modifique a peça já criada e depois salve com um nome diferente. Com base na questão 6.14 do Shabana 3ª edição, a outra peça tem que ter 420mm de comprimento e 1000gramas de massa. Para fazer o cubo siga o mesmo raciocínio (Esboço -> Extrusão -> Furo). OBS: Massa do cubo: 200gramas.

Segundo passo Montagem Para reunir as peças em uma montagem, clique em “Arquivo”, “Novo...”, selecione “Montagem” e clique em “OK”. No PropertyManager vai aparecer as peças que estão abertas. Caso não tenha todas, clique em “Inserir componente”, “Procurar...” e encontre a peça que esta faltando. Feito isso, adicione aleatoriamente as peças na área gráfica, clicando em qualquer lugar.

OBS 1: O software escolherá uma peça para ser fixa OBS 1: O software escolherá uma peça para ser fixa. Para torná-la móvel novamente, clique com o botão direito sobre a peça e depois em “Flutuar”. (Recíproco para objeto flutuante). OBS 2: Se por acaso os furos das peças estejam em vistas diferentes, selecione a peça, clique na seta abaixo de “Mover componentes” , depois em “Girar componente”; em “Girar”, selecione “Pelo XYZ Delta”. Veja em qual eixo deve ser girada a peça e altere os ângulos até que estejam de acordo com a imagem a seguir.

Segundo Passo Posicionar Para posicionar as peças, clique em “Posicionar” no CommandManager e selecione o segundo furo da peça 2 com o furo mais próximo da peça 3. Certifique-se de que “Coincidente” esta selecionado e clique em “OK”. Repita o processo de posicionamentos até que fique parecido com a figura da questão (Para haver o posicionamento correto do cubo com o primeiro furo da peça 2, crie linhas no esboço para auxilio).

Posicionamento para axuliar na montagem. Linha auxiliar com 45 graus paralela a peça.

Faça um posicionamento também para o cubo e a peça que simboliza o “chão”, para que o cubo fique restrito a deslizar. Posicionamento que restringe as faces a serem sempre paralelas

Montagem Final

Terceiro Passo Inserir movimento Adicionar: Força Momento Velocidade Motor Gravidade Mola OBS: Para ativar o Motion

Força Para adicionar uma força ao problema, clique em “Força” na barra de ferramentas do “Estudo do movimento”. Selecione “Força” em “Tipo”, clique na aresta/face/ponto para preencher “Peça da ação e ponto de aplicação da ação”, e em direção da força, clique alguma referência para a força*. Para dar magnitude a força, altere para 15 o valor ao lado de “F1”. *Em várias questões do livro, por vezes, não se tem uma referência para dar a força, por exemplo, a força deve ter 30º, mas nenhuma das arestas da peça tem esta angulação. Uma maneira de resolver este problema é abrir um esboço, criar uma linha com 30º de inclinação e usá-la como referência (depois de usada, a linha não pode ser excluída, somente omitida para não atrapalhar o modelo).

Momento Para adicionar um momento a peça, usa-se a mesma ferramenta que foi utilizada para colocar a força, a diferença vai ser na hora de escolher qual componente vai ser adicionada. Clique em “Força”, no PropertyManager escolha “Torque”. Em “Peça da ação e ponto de aplicação da ação” selecione a face da peça e depois, se necessário, clique em “Inverter direção” se a direção estiver no sentido oposto. Em “Função de força” altere o valor para 10000 N.mm.

Velocidade Para adicionar velocidades tanto lineares quanto angulares, basta apenas clicar com o botão direito na peça, clicar em “Velocidade inicial”, escolher aonde o vetor velocidade será colocado, modificar direção e magnitude e clicar “OK” (OBS: Velocidade angular em RPM).

Motor Para problemas com velocidade angular constante deve-se usar o recurso “Motor”. Face da peça que receberá o motor. Trocar orientação Valor em RPM

Gravidade Para adicionar gravidade ao problema clique em “Gravidade” na barra do “Estudo de Movimento”. Confira se a direção do vetor gravidade esta apontando para o sentido correto, caso não esteja, selecione outro eixo.

Mola Para adicionar uma mola, clique em “Mola” na barra do “Estudo de movimento”, selecione as faces/arestas/pontos para as duas extremidades da mola. Altere em “Constante da mola”, o valor da constante da mola, em [N/mm].

Estudo de Movimento Propriedades do Estudo de Movimento Para poder colher os resultados da simulação do exercício deve-se, antes de obter-los, editar a precisão da análise do movimento. Para isso, clique em “Propriedades do Estudo de Movimento” e altere a o número de quadros por segundo. Em “Opções avançadas...” certifique-se de que “Reavaliação Jacobiana” esta no máximo.

Calculo do Movimento Para ver o movimento das componentes adicionadas, clique em “Calcular” na barra do “Estudo de Movimento” para que o programa calcule as interações entre as peças. Depois de calculado, toda vez que for preciso verificar o movimento em determinado tempo, use a “barra de tempo” para mover para a configuração no determinado tempo e clique em “Reproduzir”.

Gráficos Para obter os gráficos para análise do movimento, clique em “Resultados e Plotagens”, selecione uma categoria, a subcategoria e a componente. Após isso é só escolher a peça da qual se quer obter os resultados. Para exportar os gráficos, expanda “Resultados” na barra de estudo de movimento, clique com o botão direito no gráfico e depois em “Exportar para planilha”.

Resultados do exercício 6.14 Relação Deslocamento angular da Peça 2 e 3

Deslocamento angular de theta

Deslocamento angular theta em função da velocidade angular da peça 2

Simulação - Vídeo