Lectio Divina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leitura Orante da Bíblia
Advertisements

Catequese orante ao redor da mesa
Sal da terra e Luz do mundo
C ATEQUESE 27 CREIO.
PREPARAR A CATEQUESE.
O Sanctus do Requiem de Fauré faz-os sentir a SANTIDADE de Jesus
no Evangelho de S. Marcos
Ao começar o caminho da cruz, Jesus já nos propõe o destino
MARCOS
MARCOS
A compreensão da justiça de Deus
1 Reis 17,17-24 Naqueles dias, sucedeu que o filho da dona da casa caiu doente, e o seu mal era tão grave que ele já não respirava. Então a mulher disse.
Atos dos Apóstolos 15, 7-21 Naqueles dias, depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: "Irmãos, vós sabeis que, desde.
Transfiguração do Senhor
Elias no Monte da Transfiguração
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Rezai o Terço todos os dias
Que a verdade do Evangelho seja nossa verdade
TEMA DO ESTUDO DEUS ENVIA JESUS COMO O SALVADOR DO MUNDO.
Espiritualidade adesão a Cristo e à Igreja Espiritualidade do Agente Espiritualidade: É uma dimensão da pessoa humana que traduz o modo de viver característico.
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
Mt 6,33 O Reino de Deus em primeiro lugar.
TEM UM SENTIDO! ATREVE-TE A DESCOBRI-LO.
O Tabor.
Monte da Transfiguração…
A eucaristia Começar.
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
MÉTODO DA LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
Rezai o Terço todos os dias
Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS, NO MONTE TABOR
 Existem 3 ajudas: Ajuda do Catecismo Ajuda do Telemóvel Ajuda do Catequista  Cada equipa pode utilizar as três ajudas % CRISTÃO.
A Trindade
"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
O reino de cristo.
“Ele depois de ter pré-anunciado aos discípulos sua Paixão, levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os conduziu à parte, sobre o monte. Ele.
Igreja do Bom Jesus, no Brás, em São Paulo “Ele depois de ter pré-anunciado aos discípulos sua Paixão, levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão,
Senhor é bom estarmos aqui!
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Dia 6 de janeiro,de 2006 realizou-se a comemoração do Dia de Reis e em Ana Rech - Caxias do Sul, com a encenação inédita da Cerimônia de Reis. Cem figurantes.
Pe. Audinei Carreira da Silva
Eis o Cordeiro de Deus.
“Felizes aqueles que creem sem ter visto"!.
Transfiguração do Senhor
"Vai, a tua fé te salvou".
UM MUNDO NOVO AO SEU ALCANCE!
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
Súplica e confiança Salmo 86 Bíblia Viva Salmo de Davi.
Trindade.
Se Jesus que é Deus precisa de meditar, nós homens precisamos de fazê-lo muito mais vezes. O subir ao monte é procurar um lugar isolado e inspirador que.
- 1 junho -.
Tema do 19º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum tem como tema fundamental a revelação de Deus. Fala-nos de um Deus apostado.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Caríssimos, Hoje fixaremos o nosso olhar no rosto de Cristo que se apresenta a nós, no Tabor, na transfiguração. Contemplemo-lo não só num momento mas.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Mensagem – Quarta-feira (23.07)
Uma espiritualidade centrada em Jesus Cristo
Testemunhas.
Estamos no 2º domingo da Quaresma. A Liturgia nos convida a subir o Monte Tabor para fortalecer a nossa fé, em nossa caminhada quaresmal.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
O CUME do caminho Quaresmal Com o salmo 109 de Schütz adoremos Jesus, o Filho O REINO ESTÁ ENTRE VÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU.
“Desde a infância conheces as sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus.
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
Neste tempo de Páscoa, a liturgia apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que deveriam continuar a sua obra salvadora.
Ciclo A Domingo II da QUARESMA Domingo II da QUARESMA Domingo, 16 de Março de 2014 Música: Oração hebraica.
Transcrição da apresentação:

Lectio Divina

“Leitura Divina” ou “Leitura Orante da Bíblia” Lectio Divina: “Leitura Divina” ou “Leitura Orante da Bíblia” Objectivo da Lectio Divina : Ø  “Comunicar a sabedoria que leva à salvação pela fé em Jesus Cristo” (2Tm 3,15) Ø   “Instruir, refutar, corrigir, formar na justiça e, assim, qualificar o homem de Deus para toda a boa obra” (2Tm 3,16-17) Ø     “Proporcionar perseverança, consolo e esperança” (Rm 15,4) Ø “A Palavra está muito perto de ti: na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática” (Dt 30,14)

Características Fundamentais da Lectio Divina Atitude de fé Leitura cristológica que confere unidade à Escritura Leitura animada pelo Espírito Santo Leitura eclesial: pela e na Igreja Atitude de conversão Leitura dinâmica

Os Cinco Degraus da Lectio Divina Compromisso Oração Contemplação Meditação Leitura Sistematização realizada por volta de 1150, pelo monge Guigo É processo dinâmico de assimilação da Palavra de Deus na vida através da leitura meditada e orante

1- Leitura: O que diz este texto? Primeiro passo para conhecer e amar a Palavra de Deus Procura conhecer os elementos fundamentais do texto

2- Meditação: O que diz o texto? Procurar os valores permanentes ou mensagens do texto. De que modo pode o texto ser aplicado aos dias de hoje?

O que diz o texto para mim? 3- Contemplação: O que diz o texto para mim? Actualização do sentido do texto para a nossa vida O texto é ruminado, mastigado A Palavra penetra, interioriza-se, fala à nossa vida pela acção do Espírito Santo Descobrimos o sentido espiritual do texto: O que o Espírito quer comunicar através dele

O que o texto me faz dizer a Deus? 4- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus? É a resposta de adesão à Palavra Pode ser de louvor ou acção de graças, de súplica ou perdão... Pela meditação e oração cria-se o espaço onde a Palavra faz o que diz, traz o que anuncia, comunica a sua força... Reflecte o itinerário espiritual do crente

5- Compromisso: Que compromisso assumo para a minha vida? É ponto de chegada e patamar para novo começo. A Lectio Divina é um processo contínuo e sempre renovado de crescimento na compreensão do sentido e da força da Palavra de Deus Reúne em si todo o caminho da Lectio Divina. É o olhar de Deus sobre o mundo que envolve todo o ser humano “A leitura leva a comida sólida à boca, a meditação mastiga e rumina-a, a oração prova o seu gosto e a contemplação é a própria doçura que alegra e recria” (Guigo) Todo o processo da Lectio Divina conduz ao serviço, à evangelização, à comunicação aos outros da experiência vivida

EVANGELHO Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra e assustaram-se muito. Então Jesus aproximou-Se e, tocando-os, disse: «Levantai-vos e não temais». Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus. Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem: «Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos». Mt 17, 1-9

1. Iniciar invocando o Espírito Santo Dez pontos na realização da Lectio Divina 1. Iniciar invocando o Espírito Santo

Dez pontos na realização da Lectio Divina 2. Leitura lenta e atenta do texto

Dez pontos na realização da Lectio Divina 3. Momento de silêncio interior, lembrar o que se leu

Dez pontos na realização da Lectio Divina 4. Ver bem o sentido de cada frase

Dez pontos na realização da Lectio Divina 5. Actualizar e ruminar a Palavra, ligando-a com a vida

Dez pontos na realização da Lectio Divina 6. Alargar a visão ligando o texto com outros textos da Bíblia

Dez pontos na realização da Lectio Divina 7. Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus

Dez pontos na realização da Lectio Divina 8. Formular um compromisso de vida

Dez pontos na realização da Lectio Divina 9. Rezar um Salmo apropriado

Dez pontos na realização da Lectio Divina 10. Escolher uma frase como resumo para memorizar

Leitura da Bíblia Comunidade Escutar Deus Hoje Texto Realidade