FICHA de IDENTIFICAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Código estabelecimento
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Universidade de Aveiro
Biblioteca: Escola secundária de Loulè Morada: Av. Eng. Laginha Serafim Loulé Telefone: Fax:
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Actividades de Promoção da Leitura Agrupamento de Escolas de Mora /09
Escolha/criação da história Distribuição dos papéis que cada aluno vai desempenhar.
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Biblioteca Municipal de Mealhada
Guias ou Fichas de exploração
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
Actividades mais significativas Ano lectivo
OS TRÊS PORQUINHOS.
Apresentação do projecto – reunião de pais
BIBLIOTECA ESCOLAR ANDRÉ SOARES (BEAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Uma Aventura…Literária 2013
Site da BE: Concurso literário (21 de Janeiro a 20 de Fevereiro) O concurso destina-se a todos os alunos do 1º, 2º e.
Mobilização da Comunidade Escolar
Missão da BE  Apoiar o processo de ensino aprendizagem  Promover hábitos de leitura  Construir conhecimentos  Interagir com a Comunidade  Despertar.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Desenvolvimento Curricular
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Semana da Leitura O que é?
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Nome do estabelecimento: Código GEPE:Código estabelecimento: Nome do agrupamento: Morada: Telefone:Fax: Distrito:Concelho: Semana da Leitura: ___/____/_____.
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
EB1 nº3 de Lagos Nome do estabelecimento: EB1 nº3 de lagos Nome do agrupamento: Agrupamento Vertical de Escolas de Lagos Morada: Avenida da República Telefone:
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA
Uma Aventura…Literária 2013
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Actividades realizadas
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
Promoção de leitura em família
SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Código estabelecimento
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO DECÁGONO_SOLAR Alunos – Joana Galvão; Mariana Cordeiro; Mariana Pedrosa; Rita Alvelos;
Código estabelecimento
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Código estabelecimento
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Colégio Estadual Augusto Meyer
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
PROJETO.
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
FOLCLORE.
Dia internacional das bibliotecas escolares
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da biblioteca: FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA Nome: Morada: Telefone:Fax: Distrito:Concelho: Pessoa para contacto:
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Nome do estabelecimento: Código GEPECódigo estabelecimento Nome do agrupamento: Morada: Telefone:Fax:
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
A CADA PORTA ABERTA, UMA NOVA DESCOBERTA!
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

FICHA de IDENTIFICAÇÃO SEMANA da LEITURA 2011 FICHA de IDENTIFICAÇÃO Nome do estabelecimento: Escola EB1 n.º 1 de Lagos Nome do agrupamento: Agrupamento Vertical de Escolas de Lagos Distrito: Faro Concelho: Lagos Morada: Rua das Escolas Primárias 8600-331 Lagos Telefone: 282770180 Fax: 282770189 E-mail: Semana da Leitura: 04/04/2011 a 08/04/2011 EB1 Nº1 DE LAGOS

PROGRAMA APRESENTAÇÕES INTER TURMAS DE HISTÓRIAS, POEMAS, TRAVALINGUAS, LIVROS…; APRESENTAÇÕES INTER ESCOLAS (PARCERIA COM A ESCOLA EB1 DE SANTA MARIA); RECONTO DE HISTÓRIAS POR PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO; LEITURAS NOUTRAS LÍNGUAS; APRESENTAÇÃO DE LIVROS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS; APRESENTAÇÕES MULTIMÉDIA; SUGESTÕES DE LEITURAS; LEITURAS DRAMATIZADAS PARA OUTROS COLEGAS; UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES SUPORTES PARA DINAMIZAÇÃO E PROMOÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA; CAMINHOS DA LEITURA; PERFORMANCE NO ÂMBITO DO PROJECTO PREAA; SESSÃO DE POESIA COM A EDUCADORA BELCHIOR; APRESENTAÇÃO FINAL DO BAÚ DE HISTÓRIAS COM ILUSTRAÇÃO AO VIVO POR UM ARTISTA LOCAL. EB1 Nº1 DE LAGOS EB1 Nº1 DE LAGOS

MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO BOLETIM INFORMATIVO DA ESCOLA “O ESPIÃO” CARTAZES PRODUZIDOS PELOS ALUNOS. CIRCULAR INFORMATIVA PARA TODOS OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO. CADERNETAS DOS ALUNOS. MARCADORES DE LIVROS ALUSIVOS À SEMANA MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO EB1 Nº1 DE LAGOS EB1 Nº1 DE LAGOS

ACTIVIDADES REALIZADAS Actividade: Sessões de leitura com os pais e encarregados de educação Participantes: Todas as turmas Convidados: Os pais e outros familiares Local: Salas de aula Dia: Ao longo da Semana Breve descrição: Na semana da leitura os pais/encarregados de educação de alguns alunos vieram à sala de aula, ler livros ou contar histórias. EB1 Nº1 DE LAGOS

Participantes: Todas as turmas Convidados: Os pais e outros familiares Actividade: Sessões de leitura com os pais e encarregados de educação dos alunos estrangeiros Participantes: Todas as turmas Convidados: Os pais e outros familiares Local: Salas de aula Dia: Ao longo da Semana Breve descrição: Na semana da leitura os pais/encarregados de educação de alguns alunos estrangeiros vieram à sala de aula, ler livros ou contar histórias no seu idioma de origem, produzindo assim, uma troca multicultural. EB1 Nº1 DE LAGOS

Actividade: Leituras dramatizadas para outros colegas Participantes: Turma 1, 5 e 9 Convidados: Restantes turmas da escola Local: Polivalente da escola Dia: 5 de Abril de 2011 Breve descrição: Apresentação de Lengalengas e Trava-línguas, organizada pelas três turmas e que contou, na sua dinamização, com a participação da docente da A.E.C. de música. EB1 Nº1 DE LAGOS

Actividade: Animação de leitura do livro do tempo Participantes: Turma 2 Convidados: Todas as turmas da escola e apresentação pública na Escola de Santa Maria Local: Salas de aula e Polivalente da Escola de Santa Maria Dia: 5 de Abril de 2011 Breve descrição: Pegando no livro “Agora, Antes e Depois” da Luísa Ducla Soares, os alunos criaram uma apresentação em que faziam uma leitura animada do mesmo. EB1 Nº1 DE LAGOS

Actividade: Lengalenga “A velha e a Bicharada” Participantes: Turma 3 Convidados: Todas as turmas da escola Local: Biblioteca Escolar Dia: Ao longo da semana Breve descrição: A lenda foi trabalhada em contexto de sala de aula e, face ao entusiasmo que despertou, foi dramatizada pelos alunos, que partilharam este seu entusiasmo com os colegas de outras turmas EB1 Nº1 DE LAGOS

Actividade: Apresentação de Poemas Participantes: Turma 4 Convidados: Todas as turmas da Escola Local: Sala de aula e biblioteca escolar Dia: durante a semana Breve descrição: Os alunos criaram, através de exercícios de escrita criativa, vários poemas que partilharam com os restantes colegas da escola. EB1 Nº1 DE LAGOS

Actividade: Performance “Sismos Terramotos e outros Abalos Menores” Participantes: Turma 6 Convidados: Todas as turmas da escola e apresentação pública na Escola de Santa Maria Local: Biblioteca Escolar e Polivalente da Escola de Santa Maria Dia: 5 de Abril de 2011 Breve descrição: Exploração artística do conto trabalhado no Projecto PREEA – Contos do Mago EB1 Nº1 DE LAGOS

Actividade: Apresentação do livro de turma intitulado «O Hipopótamo e a Morangolândia) Participantes: Turma 7 Convidados: Turmas 2 e 6 da Escola e alunos da Escola EB1 de Santa Maria. Local: Sala de aula Dia: 5 de Abril de 2011 Breve descrição: Apresentação multimédia, pelos alunos da turma, do livro, que tinham criado, às turmas 2 e 6 e à turma do 3º ano da Escola EB1 de Santa Maria. EB1 Nº1 DE LAGOS

Actividade: Roda de Poemas Participantes: Turma 9 Convidados: Pessoal não docente e docente. Local: Sala de aula Dia: Ao longo da semana Breve descrição: Os alunos, partindo da leitura de dois poemas de Alberto Caeiro, compuseram poemas seus e partilharam-nos, ao longo da semana, junto da comunidade educativa EB1 Nº1 DE LAGOS

Actividade: Distribuição de marcadores de livros Participantes: Todas as Turmas Convidados: Comunidade Educativa e População Local Local: Cidade Dia: 8 de Abril de 2011 Breve descrição: Ao longo da semana, os alunos das diferentes turmas, elaboraram marcadores de livros, com apelos à leitura e ao prazer de ler, dentro do espírito do lema da semana e, no dia 8, ao longo do percurso dos caminhos da leitura, distribuíram os mesmos pelos transeuntes. EB1 Nº1 DE LAGOS

Participantes: Todas as Turmas Actividade: Apresentação pública do livro do Baú de Histórias com ilustração ao vivo por um artista plástico local. Participantes: Todas as Turmas Convidados: Todas as turmas e o artista plástico Local: Polivalente Dia: 6 de Abril de 2011 Breve descrição: Ao longo do ano lectivo, foi criada uma história, com a participação de todas as turmas, em sistema de roulement, em que, cada uma delas ia completando a seu modo o que a anterior tinha escrito. No dia 6, a mesma foi lida ao grande grupo ao mesmo tempo que o artista plástico Tolentino Abegoaria ia ilustrando os capítulos perante todos EB1 Nº1 DE LAGOS

Actividade: Poemas com música Participantes: Educadora Belchior Convidados: Turmas 2, 4 e 6 Local: Biblioteca escolar Dia: de Abril de 2011 Breve descrição: A educadora Belchior apresentou diferentes poemas aos alunos em suportes multimédia e áudio. Estes, interagiam, sempre que o poema era aquele que lhes tinha sido previamente distribuído EB1 Nº1 DE LAGOS

Actividade: Concurso “Viaja com os livros” Participantes: Biblioteca escolar e todas as turmas Local: Biblioteca escolar Dia: de Abril de 2011 Breve descrição: Em cada dia da semana foi lido na aula um excerto de um livro relacionado com viagens, uma vez que o tema da semana da leitura eram circuitos de leitura. Os alunos teriam de ir à biblioteca, tentar descobrir o livro a que pertencia o excerto lido. EB1 Nº1 DE LAGOS

Actividade: Caminhos de Leitura Participantes: Todas as turmas Convidados: População de Lagos Local: Largo principal da cidade Dia: 8 de Abril de 2011 Breve descrição: Os alunos da Escola desfilaram até ao largo munidos com o seu livro preferido e todos ao mesmo tempo, leram uma página do mesmo para toda a população presente. EB1 Nº1 DE LAGOS

FOTOGRAFIAS LEGENDADAS ENTREGA IMAGINAÇÃO ESPANTO ALEGRIA PARTILHA EB1 Nº1 DE LAGOS

TRABALHOS DOS ALUNOS Nome EB1 Nº1 DE LAGOS

Resultados alcançados: COMENTÁRIOS FINAIS Resultados alcançados: - Espírito de cooperação e entreajuda; - Maior segurança no domínio das competências da leitura; - Prazer de saber pela autonomia no estudo; - Respeito pela diversidade, aprendendo a projectar-se no outro; -Incremento da ligação escola/comunidade; - Desenvolvimento das competências de comunicação; - Corresponsabilização de novos actores no processo ensino/aprendizagem. Nome EB1 Nº1 DE LAGOS

MENSAGENS DOS ALUNOS Os nossos pais também vieram à escola, à nossa turma ler algumas histórias interessantes e que nós não conhecíamos. Foi muito interessante e divertido vê-los dentro da nossa sala a ler para nós. Gostámos da vinda da mãe do Kristiyan Boyadzhiev porque ouvimos falar outra língua. Foi muito engraçado ver tantas crianças com livros nas mãos. Parecia magia: contavam a história e apareciam as personagens desenhadas pelo senhor Nome EB1 Nº1 DE LAGOS

MENSAGENS DOS DOCENTES Todos os meios e estratégias , formais ou informais que possamos usar, são válidos nesta demanda na “aventura” do incentivo das crianças para o livro e a leitura. Rui Castro Ler é ter a magia de se poder ser o que se quer. Como tal, esta prática deve ser incentivada. Maria João Jordão Quem muito ler, enriquece o seu saber. Teresa Teixeira Ler é poder sermos todo o tipo de personagens, viver vidas imaginárias e sermos reis da nossa própria história. Sandra Pereira Ler é a forma mais rápida e eficaz de nos transportar para outros Mundos… Fátima Bate Ler é viajar para qualquer lugar. É só colocar IMAGINAÇÃO A FUNCIONAR. Um livro leva-nos por esse mundo fora, sem fronteiras nem barreiras! “Porque a mente é como um pára-quedas e só funciona depois de aberta Carmen Campôa Como o pão alimenta o corpo, o livro alimenta a alma. A partir da leitura educa-se a sensibilidade, estimulam-se os afectos, pilares fundamentais na estruturação da personalidade das nossas crianças . Susana Mó EB1 Nº1 DE LAGOS Nome