ENSINANDO COM O CORAÇÃO Introdução à Didática 5a Aula Prof.: Pr. Kenneth Eagleton
ENSINANDO COM O CORAÇÃO “O ensino que realmente causa impacto em quem o recebe não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro.”
ENSINANDO COM O CORAÇÃO Dt. 6:4-6 totalidade do ser: intelecto, emoção e vontade Transferência de conhecimento: Intelecto intelecto Coração coração Socrates: comunicação se resume em: Caráter Despertar emoções e sentimentos Conteúdo programático
ENSINANDO COM O CORAÇÃO Caráter: O nosso jeito de ser é mais importante do que o que dizemos ou fazemos já que determina o que dizemos ou fazemos. É necessário que confiem em nós. A credibilidade é o maior atributo que o professor possui para sua comunicação. Tome cuidado para não perdê-la. Depois de perdida, é difícil de reconquistar.
ENSINANDO COM O CORAÇÃO Nossa afetividade: O modo como o professor desperta as emoções e sentimentos de seus alunos. São as emoções que afinal determinam o rumo de nossos atos. Isso é a chave para a motivação. Quando o aluno sente que o professor o ama, dispõe-se a fazer tudo que ele quiser que faça. Jesus demonstrou amor e compaixão
ENSINANDO COM O CORAÇÃO Conteúdo programático: Professores e oradores precisam de um conteúdo programático. Deus personificou sua mensagem através da encarnação. É exatamente isso que temos de fazer.
O Processo Ensino – Aprendizagem Ensinar é levar alguém a aprender. O processo ensino-aprendizagem: algo conjugado, ligado por hífen. Eficácia do ensino: não o que o professor faz, mas o que o aluno faz. Aprender é modificar-se. O processo de transformação é mais do que exterior, mas interior. Moldes da filosofia do mundo Raramente vemos o conhecimento ser associado à responsabilidade.
Onde Começa a Aprendizagem Toda aprendizagem começa ao nível da emoção. Atitudes positivas e negativas dos alunos É preciso mostrar interesse nos alunos É preciso estabelecer com os alunos um relacionamento genuíno
Não Esquecer os Fatos Alguns dizem: “Aquilo em que a gente crê não tem muita importância. O importante mesmo é o modo como se crê.” Isto não é verdade, pois o conteúdo da nossa fé vai determinar o modo em que vamos agir. “O Senhor está mais interessado em que nós compreendamos a sua Palavra do que nós mesmos.” Por isso precisamos estudá-la. 1 Coríntios 15 - quatro fatos essenciais: Cristo morreu, foi sepultado, ressuscitou, e depois apareceu a alguns discípulos. Só ocorre o aprendizado, e, portanto, só ocorre o ensino depois que houver mudanças na mente, na emoção e na vontade do indivíduo.
Causemos Impacto Como aplicar na prática, na sala de aula: Conhecer bem os alunos Conquistar o direito de ser ouvido – ter credibilidade Se dispor a nos mostrar vulneráveis perante nossos alunos.
Tarefa para próxima aula: O que é que motiva você a aprender alguma coisa? (Não estou falando em fazer um curso por ser obrigatório – isto seria motivação para fazer o curso, mas não para aprender).
O Uso de Perguntas Por que devemos usar perguntas durante a aula? Que tipo de perguntas devemos fazer? Perguntas de observação Perguntas de interpretação Perguntas de aplicação Reforce as respostas corretas. Não critique as respostas erradas.