A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Pr. Kenneth Eagleton O ENSINO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Pr. Kenneth Eagleton O ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Pr. Kenneth Eagleton O ENSINO
INTRODUÇÃO À DIDÁTICA Professor: Pr. Kenneth Eagleton O ENSINO

2 Porque ensinamos? Porque temos EBD, EBF, discipulado, estudos bíblicos, reunião de jovens, etc.?

3 Ensinando Para Obter Mudança de Vida
Não ensinamos somente para transmitir informações Ensinamos para obter mudança de vida. A Bíblia é um livro que transforma as pessoas. O professor tem que conquistar a confiança do aluno. Como? confiança no seu caráter (o que ele/ela diz, é o que faz), confiança no seu relacionamento (sabe que o professor não vai envergonhar o aluno, professor é justo, honesto e aberto) confiança nas palavras do prof.

4 Ensinando Para Obter Mudança de Vida
O aluno deve sentir uma necessidade de mudança. O aluno deve entender como pode mudar. O prof. deve desafiar o aluno para fazer uma mudança. Quais foram os fatores que vocês relacionaram que provocam mudanças? O mestre é um estimulador, motivador. O aprendiz é um investigador, o que age. “Não se avalia a eficiência de um professor pelo que ele faz, mas com base no que seus alunos fazem.”

5 Os quatro níveis básicos do aprendizado de Abraham Maslow:
A TENSÃO Os quatro níveis básicos do aprendizado de Abraham Maslow: Ignorância inconsciente: não sabemos, e não sabemos que não sabemos; Ignorância consciente: sabemos que não sabemos; Conhecimento consciente: temos sempre em mente um conhecimento adquirido Conhecimento inconsciente: o conhecimento passa a ser automático (como aprender a andar de bicicleta ou dirigir um carro).

6 A TENSÃO Quando ensinamos precisamos levar o aluno a passar de um nível para o outro. A tensão é necessária para nos fazer passar de um patamar ao outro. “A tensão é um requisito indispensável ao processo.” Deve ser dosada: nem excessiva, nem fraca. Pouca tensão gera desinteresse. Muita tensão gera desânimo e frustração.

7 TRÊS METAS BÁSICAS Ensinar os outros a pensar.
Ensinar os outros a aprender. Ensinar os outros a trabalhar. “Devemos nos empenhar mais em questionar respostas do que em responder perguntas.” “É melhor que os alunos saiam da classe coçando a cabeça, cheios de perguntas sobre as quais tenham que pensar e conversar.”

8 Habilidades básicas que devemos desenvolver em nossos alunos:
Ler Escrever Ouvir Falar

9 UM ALICERCE CHAMADO INSUCESSO
O insucesso é um fator obrigatório no processo de aprendizado. Aprendemos lições importantes com o nosso insucesso. Não devemos desistir. Os discípulos: Foram enviados dois a dois - Mt. 6:7, 12, 13 Eufóricos com o resultado – v. 30 Caso de insucesso – Mt. 17:15-16 Oportunidade para aprender – v

10 UM ALICERCE CHAMADO INSUCESSO
Como é que você tem lidado com os seus insucessos? Para próxima aula: Para cada um dos sentidos (audição, visão, tato, paladar e olfato), faça uma lista de métodos de ensino que podem ser usados na sala de aula.


Carregar ppt "Professor: Pr. Kenneth Eagleton O ENSINO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google